Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os seguintes itens.
Os achados dos exames laboratoriais indicam diagnóstico de doença inflamatória provavelmente de origem infecciosa, visto que foram detectadas leucocitose com desvio à esquerda, velocidade de hemossedimentação elevada, transaminases, creatinofosfoquinase e desidrogenase lática bastante elevadas.
Mais de 2,5 bilhões de pessoas estão atualmente expostas ao risco de adquirir dengue no mundo. Essa doença é considerada uma das mais importantes doenças reemergentes. Com relação à epidemiologia da dengue, julgue os itens seguintes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, circulam no país, atualmente, três dos quatro sorotipos dos vírus existentes.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os seguintes itens.
Os sinais clínicos perioculares e na face extensora das mãos são denominados, respectivamente, heliotropo e sinal de Gottron.
Para estudar a possível associação entre a ocorrência de malformações congênitas e o uso de drogas ilícitas durante a gravidez, foram avaliados 100 recém-nascidos com anomalias e 200 sem anomalias, nascidos em uma mesma maternidade. Entre as mães dos que nasceram com anomalias, 4 foram usuárias de cocaína na gravidez. Entre as mães dos recém-nascidos sem anomalias, 2 também consumiram cocaína na gestação. A respeito dessa investigação, julgue o item a seguir.
Trata-se de um estudo do tipo caso-controle, e a chance de uma criança com anomalia congênita ser filha de mulher que consumiu droga na gravidez é 4,1 vezes maior que a de ser filha de mulher que não consumiu.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os seguintes itens.
O achado histopatológico clássico da doença descrita no quadro clínico apresentado é de vasculite necrotizante acometendo arteríolas, capilares e vênulas da musculatura estriada, da pele, do trato gastrointestinal e do tecido celular subcutâneo.
O coeficiente de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de saúde, é considerado e entra no cálculo do índice de desenvolvimento humano (IDH). Acerca desse indicador, julgue os itens seguintes.
O denominador na fórmula do cálculo do coeficiente de mortalidade infantil inclui o número de nascidos vivos e o número de nascidos mortos, em um determinado ano e em uma determinada área geográfica.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os seguintes itens.
Trata-se de caso de esclerodermia, pois nele estão presentes quatro de cinco achados clássicos para essa doença.
O coeficiente de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de saúde, é considerado e entra no cálculo do índice de desenvolvimento humano (IDH). Acerca desse indicador, julgue os itens seguintes.
O coeficiente de mortalidade infantil é o resultado da soma dos indicadores de mortalidade infantil neonatal e pósneonatal.
Uma puérpera com dez dias pós-parto vaginal procurou um pediatra para a primeira consulta de puericultura, a fim de receber orientação acerca da melhor conduta nutricional para o seu filho. A criança, que nascera no tempo correto de gestação, pesando 3.500 g, era amamentada exclusivamente ao seio, não apresentou intercorrências até o sétimo dia de vida e pesava, no dia da consulta, 3.450 g. Nessa consulta, a mãe relatou que, por trabalhar distante de casa, teria de se ausentar por nove horas diárias a partir do término de sua licença-maternidade, quando a criança teria 120 dias, ou quatro meses de vida, e que gostaria muito de continuar amamentando seu filho.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, acerca das melhores práticas de alimentação no primeiro ano de vida.
A partir dos 6 meses de vida, uma criança não tem suas necessidades nutricionais supridas apenas pelo leite materno. Após essa fase da vida, normalmente, a criança atinge maturidade geral, digestiva e neurológica para consumir novos alimentos, que devem ser introduzidos de maneira gradual em relação à qualidade, quantidade e consistência, até que, entre 9 e 12 meses de vida, a criança possa receber os alimentos normalmente consumidos pela família.
Uma criança desnutrida apresentou há 10 dias sintomas de gastrenterite aguda, com febre, diarréia, náuseas e vômitos. Tratada em casa, com sal de reidratação oral, não melhorou após 3 dias de doença, sendo internada em um pronto-socorro pediátrico. Durante a internação, aspirou vômitos e desenvolveu um quadro de pneumonia, seguido de septicemia e óbito.
Com relação a esse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
A causa mortis foi septicemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...