Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O câncer de pele ocupacional é uma doença pouco conhecida no Brasil, pois costuma apresentar longo período de latência. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Luz ultravioleta, radiações ionizantes e traumatismos estão entre os agentes químicos determinantes do surgimento de câncer de pele ocupacional.
As ceratoses actínicas e as verrugas decorrentes do contato com óleo vegetal contaminado com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos são consideradas lesões pré-malignas.
Os arsênicos são os produtos químicos que desencadeiam o desenvolvimento de câncer de pele com o menor período de latência descrito.
Não há descrição de câncer de pele decorrente da exposição ocupacional ao carvão.
Os trabalhadores expostos a poeiras consideradas inertes ou atóxicas geralmente apresentam nenhuma ou pouca sintomatologia respiratória. Essas poeiras produzem apenas acúmulo no interior de macrófagos, sem grande lesão no tecido pulmonar. Assinale a opção que contenha apenas substâncias consideradas inertes ou atóxicas.
estanho, ferro e carbono
manganês, estanho e ferro
manganês, ferro e carbono
manganês, estanho e carbono
Considere que um pesquisador pretenda definir as causas de uma doença rara em determinada comunidade. Para tanto, ele identifica os casos da doença e, para cada caso, escolhe 3 pessoas sadias do mesmo sexo, da mesma etnia, da mesma condição social e que moram na mesma região. Ele pretende, com isso, encontrar sujeitos semelhantes aos doentes, porém sadios, para tentar definir quais fatores podem estar associados ao desenvolvimento da doença. Nessa situação, o tipo de estudo realizado pelo pesquisador é denominado
estudo de coorte.
estudo de caso-controle.
estudo transversal.
ensaio clínico randomizado.
Com base nos dados constantes no gráfico acima, julgue os itens a seguir.
I O gráfico apresenta dados dispersos em uma distribuição normal.
II A distribuição numérica dos acidentes caracteriza-os como variável contínua.
III A exposição a outras linhas de distribuição e consumo de corrente elétrica está na mediana da distribuição dos principais fatores de morbidade/mortalidade dos acidentes de trabalho analisados.
IV O gráfico apresenta os principais fatores de morbidade/mortalidade de mais de 40% dos acidentes de trabalho ocorridos no ano de 2003.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Em uma empresa, ocorreram sete acidentes de trabalho no mês de abril de 2006. Dos empregados acidentados, apenas quatro necessitam de afastamento, sendo que dois, por apenas um dia; um, por uma semana; e o outro, por vinte dias. Considerando esse caso hipotético, assinale a opção correta.
Houve uma epidemia de acidentes de trabalho na referida empresa no mês de abril de 2006.
Deverão ser emitidas quatro comunicações de acidente de trabalho nesta empresa no mês de abril de 2006.
Apenas um empregado dessa empresa faz jus a seguro acidentário do INSS.
Apenas um empregado vítima de acidente de trabalho nessa empresa deverá ser avaliado em perícia pelo INSS.
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2006, as leucemias atingirão 5.330 homens e 4.220 mulheres no Brasil. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A leucemia caracteriza-se pela proliferação anormal de hemácias blásticas anormais na medula óssea, com substituição das células sanguíneas normais.
O tipo de leucemia mais freqüente na criança é a leucemia mielóide aguda; a leucemia linfóide aguda (ou linfoblástica) é mais comum no adulto.
As manifestações clínicas da leucemia aguda são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas da medula óssea, que infiltram os órgãos linfáticos, a pele, os rins e o sistema nervoso central, entre outros.
O tratamento das leucemias visa identificar a sua etiologia e intervir diretamente nela, eliminando a origem da doença.
A tireóide é uma das maiores glândulas do corpo humano, com peso aproximado de 15 g a 25 g no adulto. Com referência a essa glândula, assinale a opção correta.
Estima-se que 20% da população brasileira apresentem nódulos na tireóide, e que aproximadamente 50% desses nódulos sejam malignos.
Causado pela diminuição da produção dos hormônios T3 (tiroxina) e T4 (triiodotironina) pela tireóide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, queda de peso, intolerância ao calor, ressecamento da pele, queda dos cabelos, diminuição das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
Na maior parte das vezes, o hipertireoidismo é causado pela tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune que, em estágio avançado, determina inflamação da glândula, com aumento da liberação dos hormônios.
A tireóide interfere na função cardíaca, cerebral, hepática e renal, bem como no crescimento infantil, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória e no humor.
A respeito de doenças infecciosas, assinale a opção correta.
A febre tifóide é uma doença bacteriana aguda, cuja manifestação clínica costuma ser de febre baixa, taquicardia relativa e manchas rosadas nas extremidades.
A leptospirose pode apresentar-se na forma subclínica, simulando uma síndrome gripal, na forma anictérica, como a doença de Weil, ou na forma ictérica, que acomete cerca de 60% dos casos, com evolução benigna.
A hepatite B, que ocorre com grande freqüência na região amazônica brasileira, pode causar aumento de transaminases e de bilirrubinas, além de diminuição da glicemia e da albumina.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, cujo agente etiológico é o Aedes aegypti.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os seguintes itens.
Inicialmente, o tratamento para esse caso deverá ser feito com corticoterapia em doses elevadas com prednisona 2 mg/kg/dia, por 30 dias, seguindo-se da manutenção em doses menores conforme evolução, por aproximadamente 2 anos.
Mais de 2,5 bilhões de pessoas estão atualmente expostas ao risco de adquirir dengue no mundo. Essa doença é considerada uma das mais importantes doenças reemergentes. Com relação à epidemiologia da dengue, julgue os itens seguintes.
O mosquito vetor da dengue no Brasil é o mesmo que o da forma silvestre da febre amarela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...