Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A instalação de um quadro de abdome agudo é acompanhada por dor abdominal importante, independentemente de sua causa, e requer geralmente a realização de uma intervenção cirúrgica para o seu tratamento. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A Escherichia coli é um microrganismo bastante prevalente nos casos de peritonite primária.
A nefrolitíase é um problema comum nos consultórios de nefrologia, urologia e clínica médica, com altas taxas de incidência, seja de casos assintomáticos, seja de crises álgicas nas cólicas nefréticas. Acerca dessa complicação renal, julgue os próximos itens. O local da irradiação da dor em caso de cólicas nefréticas indica a localização da impactação do cálculo: quando preso na junção ureterovesical, a dor irradia para flanco e virilha; quando alojado na junção ureteropélvica, há irritação vesical com disúria e polaciúria.
Auxograma é um método gráfico para diagnóstico de distúrbios do crescimento no qual se registram diferentes aspectos do crescimento por meio de um sistema de coordenadas cartesianas que relacionam a idade cronológica com a idade e a altura, a idade e o peso, a idade óssea e a idade mental. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes com base nos auxogramas dispostos na figura apresentada.
O auxograma do paciente B representa o de uma criança com nanismo primário pré-pubertário.A instalação de um quadro de abdome agudo é acompanhada por dor abdominal importante, independentemente de sua causa, e requer geralmente a realização de uma intervenção cirúrgica para o seu tratamento. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A irritação do diafragma que desencadeia dor no ombro é um exemplo de dor parietal.
O uso dos diuréticos e suas ações nos diversos segmentos renais fazem parte do arsenal terapêutico de diversas patologias. Em relação ao mecanismo de ação, às indicações e aos efeitos colaterais dos diuréticos, julgue os itens a seguir. Por agirem exclusivamente no rim, contraindica-se o uso de diuréticos em pacientes com taxa de filtração glomerular inferiores a 10 mL/min.
A respeito da dissecção aguda da aorta, afecção cardiovascular frequentemente associada à hipertensão arterial sistêmica, julgue os itens subsequentes. No caso de pacientes jovens com dissecção aguda da aorta, deve-se iniciar o tratamento clínico com a redução imediata da pressão arterial sistólica para valores não inferiores a 150 mmHg, por meio de agentes redutores da pós-carga de trabalho do coração, associada à administração de fármacos de efeito inotrópico positivo. Essas ações farmacológicas combinadas reduzem a tensão de cisalhamento aórtico e, por conseguinte, ajudam na proteção vascular contra a ruptura aórtica.
A tireoide, uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano, localiza-se na face anterior do pescoço e sua função primordial é a de controlar o metabolismo corporal por meio da ação dos hormônios tri-iodotironina (T-3) e tiroxina (T-4). Considerando a fisiologia e as patologias relacionadas a essa glândula, julgue os itens a seguir. As doenças da tireoide acometem em média 20% da população em geral.
O uso dos diuréticos e suas ações nos diversos segmentos renais fazem parte do arsenal terapêutico de diversas patologias. Em relação ao mecanismo de ação, às indicações e aos efeitos colaterais dos diuréticos, julgue os itens a seguir. Pacientes com edema associado a alcalose metabólica podem se beneficiar da associação de diurético de alça com a acetazolamida, desde que a hipocalemia, caso exista, seja corrigida antes da administração.
A respeito da dissecção aguda da aorta, afecção cardiovascular frequentemente associada à hipertensão arterial sistêmica, julgue os itens subsequentes. As complicações clínicas associadas a essa moléstia aórtica incluem infarto do miocárdio, isquemia dos membros inferiores, acidente vascular cerebral, paraplegia, insuficiência renal aguda, infarto mesentérico, insuficiência aórtica, hemotórax e tamponamento cardíaco.
A tireoide, uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano, localiza-se na face anterior do pescoço e sua função primordial é a de controlar o metabolismo corporal por meio da ação dos hormônios tri-iodotironina (T-3) e tiroxina (T-4). Considerando a fisiologia e as patologias relacionadas a essa glândula, julgue os itens a seguir. As lesões malignas da glândula tireoide são consideradas as neoplasias endócrinas mais frequentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...