Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com dezenove anos de idade, vítima de atropelamento, sofreu traumatismo e encontra-se na UTI. O paciente está sob ventilação mecânica através de um tubo orotraqueal, não sendo prescrita sedação. Exames séricos para álcool e outras drogas afastaram a possibilidade de intoxicação. O paciente perfaz três pontos na escala de coma de Glasgow, seus reflexos profundos estão ausentes, assim como os reflexos fotomotor e córneo-palpebral. O sinal dos olhos de boneca não é evidenciado, quando a cabeça é girada nos eixos horizontal e vertical.
Em face desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Nessas circunstâncias, o médico poderá fornecer laudo de morte encefálica.
Segundo os indicadores e dados básicos para a saúde no Brasil da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), a taxa de mortalidade infantil (TMI) estimada pelo IBGE para o estado de Sergipe em 2001 foi de 19,1. Em relação a essa taxa, julgue os seguintes itens.
A TMI é igual à soma das taxas de mortalidade infantil neonatal, pós-neonatal e perinatal.
Julgue os itens a seguir, considerando as prescrições legais para o trabalho com eletricidade.
Toda instalação elétrica ou peça condutora deve ser aterrada.
A cromoendoscopia começou a ser utilizada há décadas. As primeiras referências acerca desse método datam de 1972, feitas por Yamakewe e Cols, e serviram para auxiliar no diagnóstico endoscópico das afecções gastrointestinais. É um método de fácil e rápida execução e deve fazer parte da rotina do endoscopista. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Uma lesão deprimida, observada durante exame endoscópico, sugestiva de câncer gástrico precoce tipo IIc, pode ser corretamente realçada mediante o uso de índigo carmim.
As infecções oportunísticas do esôfago podem surgir nos indivíduos submetidos a terapia imunossupressiva e nos portadores de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Muitas vezes, o diagnóstico macroscópico dessas lesões do esôfago, realizado pela endoscopia, necessita de biópsia para identificação do agente etiológico. De acordo com essas informações, julgue os itens abaixo, relacionados ao comprometimento do esôfago na SIDA.
Nas úlceras provocadas pelo vírus herpes simples, a biópsia deve ser direcionada para as bordas da úlcera, onde podem ser identificados corpos de inclusão intranucleares eosinofílicos de Cowdry do tipo A.
Paciente do sexo masculino, com 28 anos de idade, informou ter iniciado, há 15 dias, úlcera de localização genital, na glande, com crescimento progressivo. A lesão não é dolorosa. Ele tem vida sexual ativa e não sabe informar sobre doenças no parceiro sexual. Ao exame, observou-se úlcera regular, com aproximadamente 2 cm na glande, fundo limpo, ou sem secreções, sobre base infiltrada. Os linfonodos regionais foram palpáveis à direita e estavam ligeiramente aumentados de volume e com consistência endurecida.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao caso clínico acima e às doenças que causam úlcera.
O tratamento de sífilis primária ou cancro duro é feito preferencialmente com 1.200.000 U de penicilina benzantina, aplicada em dose única.
Julgue os seguintes itens relativos a avaliação e atendimento de pacientes traumatizados.
Em um paciente com um ferimento penetrante no hemitórax esquerdo, a primeira medida que deve ser adotada é a drenagem torácica em selo dágua.
Grande parte das patologias infectocontagiosas, inclusive as de notificação obrigatória, têm seu diagnóstico revelado por meio da realização de testes sorológicos. Acerca dos aspectos imunológicos e de biologia molecular de tais testes e patologias, julgue os itens que se seguem.
O método da PCR utilizado em análises clínicas permite a detecção de uma determinada seqüência de DNA em uma amostra, mesmo que a concentração inicial dessa seqüência seja muito baixa.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia, julgue os itens que se seguem.
Nos pacientes em choque, com alargamento do mediastino e lavado peritoneal positivo ao exame macroscópico, o controle da hemorragia intra-abdominal segue a cirurgia da lesão da aorta torácica.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Aos treze meses de idade, uma criança previamente sadia apresentou história de febre e, por um dia, letargia e convulsão motora focal do lado esquerdo. O líquido cérebroespinhal revelou 170 linfócitos/mm3, 400 hemácias/mm3, proteína de 150 mg/dL e glicose normal. A bacterioscopia foi negativa. A ressonância magnética revelou anormalidade temporal direita. Nessa situação, uma terapia inicial empírica correta enquanto se aguarda o diagnóstico definitivo consiste na administração de acyclovir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...