Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As infecções oportunísticas do esôfago podem surgir nos indivíduos submetidos a terapia imunossupressiva e nos portadores de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Muitas vezes, o diagnóstico macroscópico dessas lesões do esôfago, realizado pela endoscopia, necessita de biópsia para identificação do agente etiológico. De acordo com essas informações, julgue os itens abaixo, relacionados ao comprometimento do esôfago na SIDA.

Caso haja candidíase na orofaringe, pode-se iniciar o tratamento sistêmico da infecção independentemente do exame endoscópico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo masculino, com 28 anos de idade, informou ter iniciado, há 15 dias, úlcera de localização genital, na glande, com crescimento progressivo. A lesão não é dolorosa. Ele tem vida sexual ativa e não sabe informar sobre doenças no parceiro sexual. Ao exame, observou-se úlcera regular, com aproximadamente 2 cm na glande, fundo limpo, ou sem secreções, sobre base infiltrada. Os linfonodos regionais foram palpáveis à direita e estavam ligeiramente aumentados de volume e com consistência endurecida.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao caso clínico acima e às doenças que causam úlcera.

No caso descrito, espera-se que a sorologia (VDRL) confirme o diagnóstico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 65 anos de idade apresenta uma volumosa hérnia inguinoescrotal à esquerda, com 6 meses de evolução. Na avaliação pré-operatória, constatou-se que o paciente tem muita dificuldade miccional devido a aumento da próstata decorrente de hiperplasia benigna.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No caso clínico hipotético descrito, no momento do tratamento cirúrgico da hérnia, a dissecção deverá ser feita com cautela para evitar a lesão do sigmóide, pois este poderá estar fazendo parte da parede do saco herniário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Grande parte das patologias infectocontagiosas, inclusive as de notificação obrigatória, têm seu diagnóstico revelado por meio da realização de testes sorológicos. Acerca dos aspectos imunológicos e de biologia molecular de tais testes e patologias, julgue os itens que se seguem.

A técnica de clonagem gênica envolve a propagação de seqüências de DNA de interesse em hospedeiros, por meio do uso de vetores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia, julgue os itens que se seguem.

As alterações finais observadas nas lesões ateroscleróticas são as estrias lipoídes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma criança do sexo masculino, com duas semanas de vida, foi conduzida ao setor de emergência em coma, com hemorragia retiniana e palidez severa. Essa criança nasceu em casa e foi examinada por um médico apenas aos dez dias de idade, que iniciou tratamento com amoxicilina, em razão de otite média aguda. A dieta consistia em leite materno exclusivamente. Um dia antes da admissão, essa criança viajou de carro por uma estrada sem asfalto, cheia de buracos, lombadas e trepidações. As convulsões iniciaram-se 8 horas após a viagem e o estado da criança piorou progressivamente nas últimas 16 horas. Durante o acesso venoso periférico, gotejou sangue por todos os locais de punção. Nessa situação, a terapia imediata deve incluir a administração de vitamina K.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da afecção da medula e de enfermidades congênitas adquiridas, julgue os itens seguintes.

No pé torto congênito, o calcâneo encontra-se sob a forma eqüina e a articulação calcaneocubóide encontra-se subluxada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à emergências oncológicas.

Pacientes portadores de linfoma não-Hodgkin de alto grau que evoluem com síndrome de veia cava superior devem receber quimioterapia como tratamento inicial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao trauma cranioencefálico, julgue os itens a seguir.

A fratura do osso esfenóide pode levar à laceração do nervo óptico, com cegueira desde o início.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a lesão por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), bastante freqüentes nos dias atuais, julgue os itens que se seguem.

O Brasil se tornou o único país em que os casos de LER/DORT ainda configuram uma epidemia, pois os demais países adotaram medidas políticas e trabalhistas que reduziram significativamente a incidência desses quadros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...