Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 4 anos de idade apresenta-se com quadro de infecção de vias aéreas superiores (IVAS).
A partir dessa situação, julgue os itens a seguir.
Quando começa nas fossas nasais, essa infecção tende a atingir a nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, a laringe e, em casos mais graves, a traquéia.
Com referência a tumores benignos e malignos, julgue os itens que se seguem.
O condroblastoma é uma lesão cartilaginosa freqüente, acometendo preferencialmente o úmero e a tíbia na porção distal.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, relativos à emergências oncológicas.
Pacientes com quadro de hipercalcemia maligna não devem receber bifosfonatos, uma vez que eles podem ocasionar efeito paradoxal e conseqüente piora dos níveis de cálcio.
Com relação às síndromes paraneoplásicas, julgue os itens subseqüentes.
Acredita-se que, para uma neoplasia poder ocasionar a síndrome paraneoplásica, é necessário que ocorra a proximidade entre o sítio do tumor e o local do comprometimento neurológico.
Em relação à anatomia da artéria carótida interna (ACI), julgue o item abaixo.
O segmento C2 (petroso) da ACI inicia-se através de uma porção ascendente, curvando-se, em seguida, em direção posterior (posterior loop), situando-se anteriormente à cóclea. A ACI inclina-se então no sentido anteromedial, constituindo o segmento horizontal de C2.
Segundo os indicadores e dados básicos para a saúde no Brasil da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), a taxa de mortalidade infantil (TMI) estimada pelo IBGE para o estado de Sergipe em 2001 foi de 19,1. Em relação a essa taxa, julgue os seguintes itens.
A taxa de mortalidade infantil neonatal precoce respondeu pela maior parte dos óbitos infantis em Sergipe no ano de 2001.
Julgue os itens a seguir, considerando as prescrições legais para o trabalho com eletricidade.
Todas as partes das instalações elétricas devem ser cobertas por material isolante, posicionadas a distâncias que evitem contatos casuais ou isoladas por obstáculos que ofereçam, de forma segura, resistência a esforços mecânicos usuais.
A cromoendoscopia começou a ser utilizada há décadas. As primeiras referências acerca desse método datam de 1972, feitas por Yamakewe e Cols, e serviram para auxiliar no diagnóstico endoscópico das afecções gastrointestinais. É um método de fácil e rápida execução e deve fazer parte da rotina do endoscopista. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
No esôfago de Barrett, o emprego de azul de metileno durante a endoscopia serve para distinguir a área displásica da nãodisplásica.
As infecções oportunísticas do esôfago podem surgir nos indivíduos submetidos a terapia imunossupressiva e nos portadores de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Muitas vezes, o diagnóstico macroscópico dessas lesões do esôfago, realizado pela endoscopia, necessita de biópsia para identificação do agente etiológico. De acordo com essas informações, julgue os itens abaixo, relacionados ao comprometimento do esôfago na SIDA.
As lesões provocadas por citomegalovírus (CMV) freqüentemente surgem no terço superior do esôfago e podem ser confundidas com sarcoma de Kaposi.
Paciente do sexo masculino, com 28 anos de idade, informou ter iniciado, há 15 dias, úlcera de localização genital, na glande, com crescimento progressivo. A lesão não é dolorosa. Ele tem vida sexual ativa e não sabe informar sobre doenças no parceiro sexual. Ao exame, observou-se úlcera regular, com aproximadamente 2 cm na glande, fundo limpo, ou sem secreções, sobre base infiltrada. Os linfonodos regionais foram palpáveis à direita e estavam ligeiramente aumentados de volume e com consistência endurecida.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao caso clínico acima e às doenças que causam úlcera.
No caso clínico em questão, um diagnóstico diferencial provável recai sobre a ectima, causada por estafilococo ou estreptococo, que tem localização preferencial descrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...