Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 40 anos de idade, com testes ELISA e western-blot positivos para o vírus HIV, foi atendido no posto de referência para DST/AIDS. Na anamnese, o paciente relatou que teve relações sexuais com várias parceiras e que não usava preservativos. Além disso, foi usuário de drogas ilícitas injetáveis até 5 anos atrás. No exame físico, não houve nenhum achado digno de nota.
Com base nessa situação hipotética e nas recomendações do Consenso Brasileiro para Terapia Anti-retroviral de Adultos e Adolescentes, julgue os seguintes itens.
O paciente pode apresentar co-infecção com o vírus da hepatite C, de acordo com as estatísticas sobre pacientes infectados pelo HIV que são ou foram usuários de drogas injetáveis.
Desde a descoberta do Helicobacter pylori, tem sido publicada uma série de trabalhos que associam a infecção causada por essa bactéria com câncer gástrico. Em 1994, a Organização Mundial de Saúde publicou um estudo mostrando que existem evidências para classificar o H. pylori como carcinógeno. Acerca desse microrganismo, julgue os itens a seguir.
A presença exclusiva da infecção pelo H. pylori não justifica a progressão de gastrite superficial em gastrite atrófica.
Uma mulher de 80 anos de idade é admitida em uma unidade de saúde com quadro clínico caracterizado por dor abdominal em cólica, vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes. Nos antecedentes operatórios, foi submetida a apendicetomia aos 27 anos de idade e histerectomia abdominal por miomatose há 30 anos. Ao exame clínico, tem distensão abdominal e ruídos peristálticos de luta. O quadro radiológico é de obstrução do intestino delgado
A respeito desse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
No caso em questão, o diagnóstico etiológico mais provável é de obstrução do intestino delgado por brida ou aderências.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, apresenta história de epistaxe recorrente há 6 meses, associada à sensação de obstrução de fossa nasal esquerda. A tomografia com contraste mostrou tumor altamente vascularizado, com comprometimento da fossa nasal esquerda e de seio maxilar e extensão para a fossa pterigopalatina.
A propósito do quadro clínico acima, julgue os seguintes itens.
A próxima conduta adequada pode ser a arteriografia da carótida externa com embolização do tumor.
Os diferentes testes realizados no procedimento de urinálise permitem a confirmação diagnóstica de diversas patologias. Considerando tais testes, julgue os itens subseqüentes.
A contagem de elementos celulares no sedimento urinário deve ser feita por microscopia óptica com aumento de 400 vezes.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia, julgue os itens que se seguem.
A angiografia por subtração digital (ASD) tem como desvantagens sobre a angiografia convencional maior dose de radiação, maior dose de contraste, maior quantidade de filmes, além de ser mais cara.Uma criança de três anos de idade sofreu queimaduras de segundo grau com água quente. Ao exame clínico, o médico observou queimaduras em forma de luvas, afetando ambas as mãos e os punhos. A respeito dessa situação, julgue os itens subseqüentes.
A expansão volumétrica no paciente queimado é melhor monitorizada por meio do débito urinário, avaliado de hora em hora.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma paciente com 50 anos de idade, na fase pós-menopausa, apresentava tumoração de 3,0 cm no quadrante superior externo da mama direita e nódulo duro, móvel e indolor, de 2,5 cm na axila direita. Após o tratamento cirúrgico (mastectomia radical modificada a direita, com esvaziamento axilar homolateral), encontrou-se o seguinte resultado anatomopatológico: carcinoma ductal infiltrante moderadamente diferenciado; grau nuclear II; linfonodos comprometidos: 5/19 examinados; invasão sanguínea e linfática: presente; receptor de estrógeno: positivo (+++/4+); receptor de progesterona: positivo (+++/4+); expressão de c-ERB-B2: negativo.
Com relação ao caso descrito acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as regras para o estadiamento de neoplasias malignas (TNM American Joint Commitee on Cancer, 2002), a paciente é portadora de uma neoplasia de mama estádio patológico pT2pN2Mx.
A respeito do tratamento da síndrome das pernas inquietas, julgue os itens subseqüentes.
As medicações de primeira escolha são os agentes serotoninérgicos e, em alguns casos, as medicações sedativas, como o clonazepam.
Com base nos dados acima, julgue os itens subseqüentes.
A mediana é 15 dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...