Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à glomerulopatia colapsante (GC), julgue os itens subsecutivos. Entre as causas conhecidas da GC, a infecção pelo HIV é a mais frequente. No entanto, outras infecções que não o HIV têm sido associadas à GC, tais como parvovírus B19, citomegalovírus, vírus hepatitis C, HTLV-1, leishmaniose visceral e Mycobacterium tuberculosis.
A tomografia de crânio, por ser de baixo custo, muitas vezes é o primeiro exame solicitado na investigação de pacientes com tumores cerebrais. Mesmo com o advento da ressonância magnética, a TC permite descrever, localizar e fornecer dados acerca dos diagnósticos diferenciais. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. As metástases normalmente são nodulares e apresentam realce anelar e edema circundante.
No tocante à gastroparesia, julgue os itens a seguir. A toxina botulínica pode ser empregada, no tratamento da gastroparesia, por meio de injeção no piloro, na dose máxima de duas unidades por quadrante.
A respeito de referências anatômicas úteis na cirurgia, julgue os itens a seguir. Lateralmente à esquerda do ângulo de Treitz encontra-se a veia mesentérica inferior, importante reparo anatômico para as colectomias esquerdas.
Uma paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou a emergência de um hospital queixando-se de dor por toda a região superior do abdome. A paciente relatou que a dor irradiava-se para o dorso e estava associada a náuseas e vômitos, iniciados havia vinte e quatro horas. Informou que fez uso de dipirona e hioscina, sem sucesso. O resultado do exame físico mostrou dor à descompressão em quadrante superior direito. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram amilase de 1.500 UI/L e leucocitose com diferencial de células normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O nível de amilasemia é sinal de gravidade da doença.Com relação à crise epiléptica na infância, julgue os próximos itens. Crises de perda de fôlego são exemplos de crise epiléptica parcial simples.
Um senhor de setenta anos de idade, previamente hígido e assintomático, tabagista inveterado, queixa-se de tosse persistente há quinze dias, dispneia moderada e, eventualmente, escarros hemoptoicos.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele associados, julgue os itens que se seguem.
O exame de broncofibroscopia está indicado nos casos de hemoptise em pacientes de risco para desenvolvimento de câncer de pulmão, não só para a identificação e definição topográfica da lesão, mas para coleta de material para o diagnóstico histológico.Com relação à glomerulopatia colapsante (GC), julgue os itens subsecutivos. O colapso glomerular, associado a hipertrofia podocitária ou hiperplasia na microscopia óptica, contribui para a confirmação do diagnóstico da GC. Por isso, devido ao prognóstico desfavorável, conforme classificação de Columbia, ao menos 50% dos glomérulos deve estar em colapso para o diagnóstico da GC, o que substitui qualquer outra forma de glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF).
Acerca do tratamento anticonvulsivante, julgue os itens seguintes. Levetiracetam, indutor enzimático do sistema P450, apresenta baixa interação com outros fármacos e provoca poucos efeitos cognitivos e baixa frequência de alterações comportamentais.
Ainda no quadro apresentado acima, o paciente foi submetido a intubação orotraqueal, a antibioticoterapia e ao uso de drogas vasoativas. O exame ecográfico mostrou dilatação difusa das vias biliares intra e extra-hepáticas. Frente a essa situação, o clínico solicitou colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
No que tange à conduta diagnóstica e à terapêutica a ser utilizada nesse caso, julgue os itens subsequentes.
A instituição de ácido ursodesoxicólico está indicada para a desobstrução da via biliar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...