Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST). O sinal mais comum de infecção por clamídia é a secreção esverdeada ou acinzentada, fluída, abundante, espumante e com mau cheiro, principalmente no período menstrual.
Com relação à crise epiléptica na infância, julgue os próximos itens. No período neonatal, as crises epilépticas generalizadas são mais frequentes que as parciais.
Um paciente de sessenta anos de idade foi atendido em um pronto-socorro de clínica médica, com quadro de dispneia progressiva iniciado havia uma semana, ausculta respiratória sugestiva de sibilos, dificuldade de verbalizar frases longas, sem história de asma, com passado de internação por pneumonia há quarenta dias, quando ficou dez dias em ventilação mecânica. Ele foi submetido a radiografia de tórax, cujo laudo foi normal.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Um paciente com insuficiência respiratória aguda e em uso de ventilação mecânica por dez dias e sem sinais indicativos de extubação deve ser submetido a traqueostomia cervical, a fim de se reduzirem as complicações estenóticas da traqueia.Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. O uso de inibidores de mTOR (mammalian target for rapamycin) tem sido associado à proteinúria pós-transplante em vários estudos. Portanto, recomenda-se evitar a utilização desses inibidores independentemente da taxa de excreção urinária de proteína do receptor
Acerca do tratamento anticonvulsivante, julgue os itens seguintes. Pacientes que apresentem ponta onda contínua durante o sono (POCS) no eletroencefalograma podem se beneficiar com o uso do sultiame.
Ainda no quadro apresentado acima, o paciente foi submetido a intubação orotraqueal, a antibioticoterapia e ao uso de drogas vasoativas. O exame ecográfico mostrou dilatação difusa das vias biliares intra e extra-hepáticas. Frente a essa situação, o clínico solicitou colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
No que tange à conduta diagnóstica e à terapêutica a ser utilizada nesse caso, julgue os itens subsequentes.
O paciente deve ser avaliado por colangiorressonância magnética antes de se submeter ao procedimento de CPRE.Acerca das lesões císticas do pâncreas, julgue os itens subsequentes. As neoplasias intraductais produtoras de mucina, ao contrário das neoplasias císticas mucinosas, apresentam comunicação com o ducto pancreático principal.
Um paciente, de setenta anos de idade, apresentando escarros hemoptoicos havia cinco dias, foi atendido no serviço médico ambulatorial. O paciente relatou ser fumante de quarenta maços/ano. No exame físico, constatou-se baqueteamento de dedos. Os demais segmentos do corpo estavam sem alterações.
A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Como primeira medida, deve-se solicitar que o paciente seja submetido a radiografia de tórax.Julgue os seguintes itens, relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Apesar da disponibilidade e da eficácia da vacina contra o vírus da hepatite B, existem milhares de mulheres portadoras do vírus. A transmissão vertical ocorre em cerca de 90% a 95% dos casos no período gestacional. Contudo, em alguns poucos casos, a infecção pode ocorrer no período perinatal devido à exposição do neonato ao sangue materno.
A ascaridíase pode causar enteropatia exsudativa, prejudicando a absorção de proteínas. A síndrome de hipoplasia do ventrículo esquerdo raramente evolui com a insuficiência cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...