Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recém-nascido de 37 semanas de gestação revela icterícia nas primeiras 24 horas de vida. Seu peso é baixo para a idade gestacional, bem próximo ao limite inferior da normalidade. Sua avaliação clínica é normal. A icterícia cobre as zonas 1 e 2, caminhando para 3. A mãe tem grupo sanguíneo O, RH positivo. O recém-nascido é do grupo A, RH negativo. O hemograma revela série vermelha normal, com os reticulócitos moderadamente aumentados. Não há visceromegalias. Coombs direto negativo. A bilirrubina total da 12.ª hora de vida é de 13 mg/dL, com 12,1 mg/dL da fração indireta.
Considerando as informações do caso clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
Independentemente do diagnóstico da causa da doença hemolítica, o nível de bilirrubina indireta para 12 horas de vida é indicação formal para exsanguineotransfusão.
Uma criança de oito meses de vida apresenta, há dois dias, quadro febril, dois a três episódios de vômito e 8 a 10 episódios de evacuação líquida, sem muco e sem sangue. Revela irritabilidade, sede intensa, choro sem lágrima e sinal da prega cutânea negativo. Os exames laboratoriais realizados mostram hemograma normal, acidose metabólica moderada, sódio plasmático de 158 mEq/L, potássio plasmático de 4 mEq/L e cloro plasmático de 100 mEq/L.
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue os seguintes itens.
A criança está desidratada porque apresenta dois sinais-chave de desidratação.
Com relação aos processos infecciosos, julgue os itens que se seguem.
Na infecção óssea, o seqüestro é um tecido necrótico rico em fosfato de magnésio visível ao exame radiológico.
Quanto ao disco óptico, à camada de fibras nervosas e à gonioscopia no GPAA, julgue os itens seguintes.
A gonioscopia consiste no exame biomicroscópico da periferia da câmara anterior do olho (seio camerular), onde o humor aquoso tem acesso às vias de drenagem, malha trabecular e canal de Schlemm. É o exame mais importante para a classificação do glaucoma.
Em relação aos exames diagnósticos em gastroenterologia, julgue os itens a seguir.
A endoscopia digestiva é, ainda, o melhor método diagnóstico para se verificar a extensão parietal do câncer gástrico precoce.
Uma paciente de 36 anos de idade queixa-se de aumento do volume cervical e apresenta sintomas sugestivos de tireotoxicose. No exame físico, apresenta bócio difuso, discretamente endurecido e indolor à palpação. Os exames complementares apresentam os seguintes resultados.
< TSH plasmático: indetectável;
< T4L: 2,8 ng/dL;
< captação de 24 h de 131I pela tireóide: 10%, com captação irregular pelo parênquima.
Com referência à situação apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
A ausência de dor em região cervical irradiada para o ouvido e a captação de 24 h excluem o diagnóstico de tireoidite subaguda.
Paciente do sexo masculino, de 48 anos de idade, foi admitido no pronto-socorro, apresentando dor intensa no hemitórax esquerdo, dispnéia e cianose, pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg. O ECG desse paciente foi considerado normal e apresenta o mesmo aspecto no avaliado no CTI, e o CKMB é igual a 20 UI. Evolutivamente, o paciente apresentou parada cardiocirculatória e respiratória.
Acerca dessa situação hipotética e de assuntos a ela associados, julgue os itens que se seguem.
Pneumotórax espontâneo em quadros como o descrito deve ter obrigatoriamente confirmação radiológica antes de qualquer medida terapêutica invasiva.
A insuficiência renal aguda é uma condição clínica grave. Assim, o médico deve adotar medidas profiláticas para evitar o surgimento dessa disfunção em pacientes suscetíveis. No que concerne a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Não se deve prescrever manitol ou furosemide nas fases iniciais da lesão renal.
Acerca do pré-operatório de pacientes de cirurgia plástica, julgue os itens subseqüentes.
O uso de antiaderentes plaquetários, como o ácido acetilsalicílico, deve ser suspenso dez dias antes da intervenção cirúrgica.
Um paciente, internado para tratamento de insuficiência renal crônica, recebeu diversas soluções e medicações por via endovenosa, entre elas espironolactona (diurético), trimetoprim e sulfametoxazol, apresentou parada cardíaca e teve de ser reanimado. Os resultados de alguns dos exames laboratoriais realizados foram 140 mmol/L de Na, 8,1 mmol/L de K, eletrocardiograma mostrando alargamento de QRS e onda T em pico, dosagem de creatina cinase dentro da faixa de normalidade, hemograma mostrando VCM e HCM baixos e discreta leucocitose com desvio à esquerda, proteinúria superior a 150 mg/dL, presença de cilindros hialinos ao exame do sedimento urinário.
Em relação à situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
Em função do quadro clínico descrito e dos resultados dos exames apresentados, conclui-se que o paciente apresenta hipercalemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...