Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, internado para tratamento de insuficiência renal crônica, recebeu diversas soluções e medicações por via endovenosa, entre elas espironolactona (diurético), trimetoprim e sulfametoxazol, apresentou parada cardíaca e teve de ser reanimado. Os resultados de alguns dos exames laboratoriais realizados foram 140 mmol/L de Na, 8,1 mmol/L de K, eletrocardiograma mostrando alargamento de QRS e onda T em pico, dosagem de creatina cinase dentro da faixa de normalidade, hemograma mostrando VCM e HCM baixos e discreta leucocitose com desvio à esquerda, proteinúria superior a 150 mg/dL, presença de cilindros hialinos ao exame do sedimento urinário.
Em relação à situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
A solicitação da dosagem de creatina cinase é um indício de que o médico suspeitava da possibilidade de infarto do miocárdio.
Com relação às regiões periféricas (zonas neurorreativas) do corpo humano, que, quando neuroestimuladas, apresentam uma resposta de natureza terapêutica, é correto afirmar que
o discurso da antiga medicina tradicional chinesa referia-se aos pontos xi (fenda ou fissura), como sendo em número de 12 (doze), com a função terapêutica específica de agir em doenças e condições de natureza aguda.
Em relação à asma brônquica, julgue os itens subseqüentes.
A asma brônquica atinge cerca de 5% a 10% da população geral, e a educação do paciente sobre a doença deixou de ter importância fundamental para o sucesso terapêutico.
A respeito de atresia do esôfago, julgue os itens a seguir.
As atresias esofagianas proximal e distal são as modalidades anatômicas mais comuns desse tipo de anomalia.
Se uma gestante portadora de doença convulsiva fizer uso de carbamazepina durante toda a gestação, o recém-nascido dessa gestante terá
elevado risco de apresentar retardo do desenvolvimento neurológico.
Uma criança de oito meses de vida apresenta, há dois dias, quadro febril, dois a três episódios de vômito e 8 a 10 episódios de evacuação líquida, sem muco e sem sangue. Revela irritabilidade, sede intensa, choro sem lágrima e sinal da prega cutânea negativo. Os exames laboratoriais realizados mostram hemograma normal, acidose metabólica moderada, sódio plasmático de 158 mEq/L, potássio plasmático de 4 mEq/L e cloro plasmático de 100 mEq/L.
Considerando o quadro clínico hipotético apresentado, julgue os seguintes itens.
A criança apresenta acidose hipoclorêmica.
Com relação aos processos infecciosos, julgue os itens que se seguem.
O tratamento da osteomielite pode ser realizado por meio de enxertia óssea autógena impregnada de antibiótico, enxerto ósseo vascularizado e rotação de retalhos musculares.
Um menino com 9 anos de idade apresentava sintomas de conjuntivite crônica de 2 anos de duração. As doenças atópicas associadas incluíam asma, dermatite atópica e alergia a leite e ovos. O histórico familiar foi negativo em relação a doenças alérgicas. No exame, foram observados edema moderado das pálpebras, hiperemia da conjuntiva bulbar, papilas gigantes em ambos os olhos e ulceração em placa no olho direito.
Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Uma abordagem opcional para o caso considerado é o exame da conjuntiva por meio de raspagem ou citologia de impressão ou pela realização de uma biópsia de conjuntiva. Outros exames, como cultura ou biópsia da córnea e testes sistêmicos, tais como teste de IGE total ou específica, não têm nenhuma validade.
Em relação aos exames diagnósticos em gastroenterologia, julgue os itens a seguir.
A ecoendoscopia tem acerto diagnóstico superior à ecografia convencional no diagnóstico de microlitíase biliar e de pancreatite aguda supostamente idiopática.
Uma paciente de 36 anos de idade queixa-se de aumento do volume cervical e apresenta sintomas sugestivos de tireotoxicose. No exame físico, apresenta bócio difuso, discretamente endurecido e indolor à palpação. Os exames complementares apresentam os seguintes resultados.
< TSH plasmático: indetectável;
< T4L: 2,8 ng/dL;
< captação de 24 h de 131I pela tireóide: 10%, com captação irregular pelo parênquima.
Com referência à situação apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento de escolha inicial para essa paciente consiste na utilização de drogas antitireoidianas — PTU ou metimazol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...