Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A formação da parede anterior do corpo do feto é o fenômeno inicial da morfogênese propriamente dita e ocorre a partir da 8.ª semana de vida intra-uterina. Esse fechamento do embrião se faz à custa das pregas cranial, caudal e laterais que convergem para o futuro anel umbilical. A inibição desse fechamento determina defeitos da parede anterior do tronco, chamados celosomias. As celosomias mais importantes são as onfaloceles, as extrofias vesicais e as ectopias cordis. Com relação a anomalias abdominais, julgue os itens que se seguem.
Em casos de onfalocele, são raras as anomalias associadas.
Inicialmente, os marca-passos artificiais eram aparelhos que tinham o objetivo de salvar vidas ao fornecer uma freqüência cardíaca fixa a pacientes com bradiarritmias graves. Com os avanços tecnológicos, esses dispositivos passaram a mimetizar o automatismo e a seqüência de ativação do coração, resultando em melhor resposta clínica e hemodinâmica para os pacientes. Acerca dos marca-passos artificiais, julgue os itens seguintes.
Na avaliação de paciente com marca-passo artificial, é indispensável a realização de eletrocardiograma com vistas a, entre outras, analisar o comando e a sensibilidade; detectar falhas de estimulação e(ou) percepção; detectar alterações na freqüência cardíaca, na ciclagem do mecanismo de demanda, perda de comando ou estimulação intermitente; caso não haja nenhuma atividade elétrica do marca-passo, aplicar um ímã sobre a pele, no local do gerador, revertendo o sistema (na maioria dos modelos disponíveis), da forma inibida para assíncrona, o que permite análise de maiores detalhes acerca da estimulação artificial.
O exame endoscópico é importante instrumento para o diagnóstico e a terapêutica em urologia. Acerca da endoscopia urinária, julgue os seguintes itens.
No exame endoscópico, o vero-montanum é o parâmetro anatômico de limite para o esfíncter uretral externo.
A boa caracterização de um processo inflamatório pulmonar é indispensável para a determinação da conduta adequada. Julgue os itens a seguir, a respeito de características da pneumonia.
A presença de nódulos alveolares é característica de infecção por organismos Gram-negativos.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
A anemia hipocrômica e microcítica persistente pode ser um sinal indicativo de doença inflamatória intestinal.
Um paciente diabético que apresenta edema e pressão arterial de 164 mmHg × 106 mmHg foi admitido para avaliação clínica, queixando-se de fadiga e dispnéia. Relata que utiliza insulina regularmente, porém abandonou o acompanhamento médico há cerca de 2 anos.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento de hipertensão em pacientes diabéticos deve privilegiar a manutenção de níveis tensionais menores que 120 mmHg × 80 mmHg, com inibidores da ECA, exceto em casos de hiperpotassemia.
Após atendimento no posto de saúde, foi encaminhado ao serviço de oftalmologia um paciente apresentando os seguintes sinais clínicos: hiperemia, edema (quemose), secreção purulenta e papilas.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é o de
conjuntivite bacteriana aguda.
Uma criança de sete anos de idade sempre urinou na cama durante o sono, conforme relata sua mãe. A própria mãe apresentou o mesmo problema até o início da adolescência. O exame físico da criança é normal, assim como o exame urinário, incluindo a urocultura, que foi negativa. A criança é ativa, saudável e apresenta bom rendimento escolar. Seu estado nutricional é também normal.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Como a criança nunca teve controle do esfíncter vesical desde a infância precoce, é correto afirmar que ela apresenta enurese primária.
Julgue os itens a seguir, acerca dos exames clínicos e laboratoriais relacionados à glomerulonefrite aguda pósestreptocócica.
O consumo dos fatores C3 e C4 do complemento ocorre, na fase aguda, em 50% dos casos, desaparecendo, normalmente, entre 4 semanas e 3 meses após o início do quadro.
Um paciente com 15 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de febre e disúria, há 2 dias. Segundo ele, tratava-se da terceira vez que apresentava esses sintomas, sendo que, nas vezes anteriores, houve remissão do processo com o uso de antibióticos. No exame físico, a única alteração relevante foi a pressão arterial, que estava em 150 mmHg × 110 mmHg. O EAS revelou proteinúria de 3+, hematúria e leucocitúria.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Os valores da pressão arterial do paciente podem estar associados à doença renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...