Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente diabético que apresenta edema e pressão arterial de 164 mmHg × 106 mmHg foi admitido para avaliação clínica, queixando-se de fadiga e dispnéia. Relata que utiliza insulina regularmente, porém abandonou o acompanhamento médico há cerca de 2 anos.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.
A necessidade de insulina em pacientes diabéticos aumenta com a progressão da doença renal.
Quanto ao bócio exoftálmico, julgue os itens subseqüentes.
A fibrose do músculo reto inferior é a mais freqüente.
Uma criança de sete anos de idade sempre urinou na cama durante o sono, conforme relata sua mãe. A própria mãe apresentou o mesmo problema até o início da adolescência. O exame físico da criança é normal, assim como o exame urinário, incluindo a urocultura, que foi negativa. A criança é ativa, saudável e apresenta bom rendimento escolar. Seu estado nutricional é também normal.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Como não há evidências de qualquer doença orgânica na criança, seu quadro clínico caracteriza a enurese sintomática, porque se trata apenas de sintoma, e não de doença.
Julgue os itens a seguir, acerca dos exames clínicos e laboratoriais relacionados à glomerulonefrite aguda pósestreptocócica.
Em mais de 75% dos casos, a proteinúria é menor que 3 g/dia e há presença de hematúria com hemácias dismórficas e cilindros hemáticos, no sedimento urinário.
Um paciente com 15 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de febre e disúria, há 2 dias. Segundo ele, tratava-se da terceira vez que apresentava esses sintomas, sendo que, nas vezes anteriores, houve remissão do processo com o uso de antibióticos. No exame físico, a única alteração relevante foi a pressão arterial, que estava em 150 mmHg × 110 mmHg. O EAS revelou proteinúria de 3+, hematúria e leucocitúria.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente pode apresentar comprometimento glomerular crônico em face do nível de proteinúria.
A artrite reumatóide, como muitas outras doenças reumatológicas, é diagnosticada mediante a identificação de critérios clínicos publicados em convenções realizadas por especialistas na área. No caso específico dessa doença, as diretrizes incluem como critério diagnóstico
o comprometimento articular simétrico.Uma paciente com 24 anos de idade procurou serviço médico, queixando-se de cefaléia, amenorréia e galactorréia há 6 meses, além de aumento no tamanho das mãos e dos pés. A investigação inicial evidenciou níveis séricos de prolactina de 230 ng/dL (VN 5-27) e IGF-1 = 570 ng/dL (VN 110-330). A ressonância magnética nuclear de sela túrcica demonstrou a presença de tumor intra-selar de 0,8 cm × 0,6 cm de diâmetro.
Considerando o quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
No quadro clínico considerado, o tratamento farmacológico pode ser potencializado pela associação entre agonistas dopaminérgicos e análogos da somatostatina.
Hipotireoidismo é uma síndrome clínica que resulta na secreção diminuída de hormônio tireoidiano por parte da glândula tireóide. O curso lento e progressivo de seus sintomas muitas vezes faz que o problema passe despercebido, razão por que a dosagem de hormônios tireoidianos pode ser determinante para o seu diagnóstico. A respeito dessa enfermidade e da dosagem de hormônios para o seu diagnóstico, julgue os itens a seguir.
Observam-se níveis de T3 e T4 livres baixos em casos de resistência ao hormônio da tireóide.
Julgue os itens que se seguem, conforme as diretrizes de 2000 para a ressuscitação cardiorrespiratória.
A desfibrilação precoce aumenta a sobrevida de pacientes submetidos a ressuscitação cardiorrespiratória em até 30%.
A hérnia umbilical é uma das anomalias mais comuns da infância. Em cada cinco recém-nascidos, um tem hérnia umbilical. Julgue os itens seguintes, a respeito dessa anomalia.
A contenção da hérnia umbilical com esparadrapo ou funda influencia sua evolução, provocando fechamento espontâneo mais rapidamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...