Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 46 anos de idade se queixa de nervosismo, taquicardia, sudorese e dor na região cervical. A avaliação laboratorial demonstrou TSH = 0,01 mUi/mL (VN 0,35-4,5), T3 total = 530 ng/dL (VN 80-270), tireoglobulina sérica = 0,1 ng/mL, captação de I131 na 24.ª hora = 4% em região cervical, VHS = 45 mm.
Julgue os itens subseqüentes, considerando as possibilidades diagnósticas para o caso clínico acima.
As metástases funcionais de carcinomas tireoidianos são a principal causa de tireotoxicose para a faixa etária do paciente considerado.
Um paciente com 40 anos de idade que procurou o prontosocorro referindo intensa dor precordial em aperto teve o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio como principal possibilidade. Entretanto, algumas condições clínicas podem simular esse problema clínico e devem, portanto, ser lembradas como diagnóstico diferencial. Essas condições incluem
condrite esternal.
Um paciente sofrendo de vômitos alimentares, inicialmente aquosos, mas recentemente associados a episódios de diarréia líquida e fétida com 5 episódios nas últimas 6 horas, encontra-se desidratado, prostrado e febril. O paciente também afirma não haver urinado nas últimas 4 horas.
Considerando o relato acima, julgue os itens subseqüentes.
A reposição oral deve ser mantida, mesmo que o paciente continue apresentado episódios de vômitos refratários.
Julgue os itens que se seguem.
A taquicardia atrial multifocal é uma arritmia diagnosticada com freqüência em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e tem como principal base fisiopatológica a importante hipoxemia arterial observada nesses pacientes.
Em relação a complicações durante anestesia, julgue os itens subseqüentes.
A lesão ocular mais comum em paciente sob anestesia é a abrasão de córnea.
No quadro considerado, a doença renal pode, em uma segunda fase, ser tratada mediante intervenção cirúrgica.
hipertensão arterial.
Uma mulher de 17 anos de idade apresenta placas e pápulas eritematosas disseminadas, com várias lesões policíclicas, algumas com discreta hiperceratose, há dois meses. Apresenta poliartrite e fadiga há um mês. Os exames complementares revelaram: anticorpos antinucleares por imunofluorescência indireta (FAN) = positivo até 1:320, padrão homogêneo; hemoglobina = 9,1 mg/dL; urinálise: albumina = ++, hemoglobina = ++, piócitos = 10 por campo, hemácias = 20 por campo e raros cilindros granulosos.
A respeito do caso clínico acima descrito e de tópicos a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes.
A presença de sinais de cronicidade à biópsia renal, como a atrofia tubular, contra-indicam o tratamento com imunossupressores como a ciclofosfamida.
A caracterização das diversas patologias congênitas que cursam com nanismo depende de boa propedêutica, inclusive precedendo o nascimento. Julgue os itens a seguir, com relação ao diagnóstico fetal de nanismo.
A displasia tanatofórica cursa com abaulamento dos ossos longos.
Um paciente de 56 anos de idade, tabagista, foi admitido no serviço de emergência com quadro clínico de dor torácica de início súbito há aproximadamente 6 horas e desconforto respiratório, não apresentando melhora após repouso.
Considerando o caso clínico hipotético apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Em casos de embolia pulmonar é mais freqüente a ocorrência de quadros dramáticos com embolização maciça, choque e insuficiência respiratória grave que raramente apresentam sintomas anteriormente.
Ao examinar-se o fundo de olho de um paciente, encontrou-se escavação 0,6 no olho direito e 0,8 no olho esquerdo, hemorragia sobre a papila do olho esquerdo, vaso em baioneta e sinal de Hoyt. Com base nesses achados, julgue os itens a seguir.
As hemorragias sobre a papila são mais freqüentes no glaucoma de pressão normal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...