Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança do sexo masculino, com 7 anos de idade, apresentou, há 3 semanas, quadro infeccioso do tipo viral, comprometendo as vias aéreas superiores. Há dois dias, passou a revelar diminuição simétrica da força muscular dos membros inferiores, associada a dor e parestesia. O exame físico mostrou déficit motor do tipo flácido nos membros comprometidos e importante redução do reflexo patelar. O exame do líquido cefalorraquidiano revelou proteínas de 150 mg/dL, glicose normal, cloretos normais e 3 células linfomononucleares por campo.
A respeito da situação clínica acima descrita e de temas a ela associados, julgue os itens que se seguem.
No quadro clínico em apreço, o exame do líquido cefalorraquidiano da criança reúne elementos para caracterização da dissociação albuminocitológica.
O câncer ocupacional apresenta-se como uma das doenças relacionadas ao trabalho que ocorrem com maior freqüência. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O asbesto está relacionado com neoplasias de pleura, pulmão e peritônio.
A dengue está entre as doenças transmitidas por artrópodes que anualmente têm causado preocupação às autoridades de saúde do Brasil, especialmente por causa da dengue hemorrágica. Dezenas de pessoas já morreram em decorrência dessa doença emergente que se apresenta com febre e manifestação exantemática e pode ser confundida com outras viroses da infância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
A dengue é uma doença que após a cura sempre deixa seqüela.
Um homem com 50 anos de idade procurou o serviço de emergência por apresentar, há 1 hora, quadro clínico de dor precordial. O exame físico não mostrou alterações e o eletrocardiograma revelou alterações compatíveis com infarto agudo do miocárdio de parede anterior.
No quadro clínico acima, o tratamento inicial para o paciente deve incluir a prescrição de
nitroglicerina.
Inibidores da enzima conversora de angiotensina são fármacos de grande utilidade para o tratamento da hipertensão arterial, da insuficiência cardíaca esquerda e da nefropatia diabética. Entretanto, a literatura médica tem registrado alguns efeitos colaterais capazes de limitar seus benefícios clínicos. Entre esses efeitos, pode-se incluir a
hemorragia digestiva alta.Um paciente com 46 anos de idade se queixa de nervosismo, taquicardia, sudorese e dor na região cervical. A avaliação laboratorial demonstrou TSH = 0,01 mUi/mL (VN 0,35-4,5), T3 total = 530 ng/dL (VN 80-270), tireoglobulina sérica = 0,1 ng/mL, captação de I131 na 24.ª hora = 4% em região cervical, VHS = 45 mm.
Julgue os itens subseqüentes, considerando as possibilidades diagnósticas para o caso clínico acima.
O diagnóstico de tireoidite subaguda deve ser considerado, tendo em vista os resultados da cintilografia e da velocidade de hemossedimentação.
Um paciente com 40 anos de idade que procurou o prontosocorro referindo intensa dor precordial em aperto teve o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio como principal possibilidade. Entretanto, algumas condições clínicas podem simular esse problema clínico e devem, portanto, ser lembradas como diagnóstico diferencial. Essas condições incluem
esofagite de refluxo.
Um paciente sofrendo de vômitos alimentares, inicialmente aquosos, mas recentemente associados a episódios de diarréia líquida e fétida com 5 episódios nas últimas 6 horas, encontra-se desidratado, prostrado e febril. O paciente também afirma não haver urinado nas últimas 4 horas.
Considerando o relato acima, julgue os itens subseqüentes.
As principais perdas digestivas de eletrólitos no episódio acima são de sódio, potássio e bicarbonato, devendo ser repostas por via endovenosa.
Julgue os itens que se seguem.
As pacientes portadoras de hipertensão arterial pulmonar primária apresentam contra-indicação absoluta para a gestação, pois essa condição clínica associa-se a uma elevada taxa de mortalidade periparto e a má evolução fetal.
Em relação a pacientes obstétricas, julgue os itens que se seguem.
A hiperventilação durante o estágio final do trabalho de parto produz aumento do fluxo sanguíneo cerebral e uterino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...