Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As hepatites virais são doenças que atingem e comprometem o fígado, de formas aguda e crônica. Há vários agentes virais causadores de hepatites. Alguns deles levam somente à forma aguda e outros causam a forma aguda que pode evoluir para a forma crônica, com graves conseqüências para os portadores. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A hepatite A é transmitida principalmente pelo contato com sangue infectado.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma gestante na 36.ª semana de sua quarta gestação, soropositiva para o HIV, está assintomática e sendo medicada adequadamente com a terapia anti-retroviral. Os seus partos anteriores foram normais e os seus filhos são sadios. Nesse contexto, deve-se recomendar o parto por via vaginal e amniotomia no momento do parto.
Uma paciente de 18 anos de idade procurou assistência médica com queixa de hirsutismo, hiperpigmentação da pele e mucosas, irregularidade menstrual, ganho de peso, aparecimento de estrias cutâneas, hipertensão arterial e hiperglicemia.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Os testes de supressão com dexametasona permitem a diferenciação entre as causas de hipercortisolismo central, periférico e exógeno.
Um paciente com 45 anos de idade, lavrador, informou ter iniciado na perna direita, há 6 anos, lesão eritêmatopapuloescamosa que aumentou progressivamente de diâmetro, sem prurido e sem dor. No exame dermatológico, observou-se placa verrucosa recoberta por escamas e crostas acastanhadas, bordas irregulares, medindo aproximadamente 10 cm de diâmetro. Os linfonodos da região inguinocrural direita estavam normais.
A respeito do quadro clínico apresentado e das doenças que podem causar lesões verrucosas ou vegetantes, julgue os itens a seguir.
No quadro clínico considerado, uma possibilidade diagnóstica é a cromomicose, doença também freqüente em lavradores, pois o fungo pode estar presente no solo e sua manifestação primordial são as lesões verrucosas vegetantes.
Com relação às doenças inflamatórias intestinais, julgue os itens seguintes.
Na doença de Crohn, as lesões perianais podem ocorrer sem a presença de doença intestinal macroscópica.
Com relação aos procedimentos de ressuscitação cardiocirculatória pulmonar e cerebral, julgue os itens que se seguem.
Tão logo sejam iniciadas as manobras de ressuscitação, deve-se administrar bicarbonato de sódio a 8,4% por via endovenosa a 1 mEq/kg em bólus.
Um indivíduo procurou atendimento médico porque verificou que suas fezes estavam escurecidas já havia 1 semana e ele tem sentido dor epigástrica pré e pós-prandial, há 3 meses. Ingere, em média, meia garrafa de bebidas destiladas diariamente. Durante exame clínico, constatou-se fígado palpável no RCD e doloroso, percebeu-se também, à percussão, espaço de Traube maciço e a presença de ascite e icterícia.
A partir do quadro clínico descrito, julgue os itens subseqüentes.
Pacientes portadores de cirrose hepática, tendo clínica de hipertensão portal, apresentam sangramento predominantemente de varizes da transição gastroesofágica, com melena.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
Contraceptivo oral aumenta a incidência de doença tromboembólica, por diminuir o nível de antitrombina III e aumentar a concentração de fatores VII e X, aumentando a agregação plaquetária.
As características estetoscópicas timbre, intensidade e duração dos ruídos adventícios cardiovasculares auscultados sopros e cliques, por exemplo dependem da fase do ciclo cardíaco e do local de auscultação. A realização, à beira do leito, de manobras de sensibilização desses ruídos, chamada de ausculta dinâmica, é muito útil na determinação da gênese desses sons. Acerca dessas manobras, julgue os itens subseqüentes.
Não se deve realizar a manobra de Valsalva em portadores de cardiopatia isquêmica devido à importante queda da pressão arterial que ocorre na fase III (esforço respiratório) desse procedimento.
Em um paciente com quadro de febre alta e presença de sopro cardíaco orgânico, deve-se considerar no diagnóstico diferencial a infecção microbiana (bacteriana ou fúngica) da superfície endotelial do coração, resultando na síndrome da endocardite infecciosa. Com relação à endocardite infecciosa, julgue os seguintes itens.
Os aneurismas micóticos são complicações pouco freqüentes da endocardite infecciosa, podem decorrer de processos embólicos da vasa vasorum e estão exclusivamente associados à etiologia fúngica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...