Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A leishmaniose visceral, doença transmitida por artrópodes, constitui endemia que tem preocupado o governo brasileiro por estar em expansão no país. Recentemente, surgiram casos da doença nas grandes cidades e capitais, sem que haja estratégia definida e totalmente aceita para seu controle. Felizmente, é uma doença que apresenta tratamento eficaz no Brasil, embora o tratamento possa causar alguns efeitos colaterais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O vetor da leishmaniose visceral no Brasil é o mesmo da leishmaniose cutânea.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Após o produto final da diluição e sucção, os medicamentos homeopáticos só podem ser administrados sob forma líquida.
Uma mulher de 40 anos de idade, portadora de mastopatia fibrocística, deseja saber se existe relação entre essa patologia e o câncer de mama. Ela relatou que, aos 35 anos de idade, a análise histológica de tecido mamário foi compatível com alterações proliferativas epiteliais. Nessa situação,
a paciente deve ser tranqüilizada e informada que a mastopatia fibrocística com alterações proliferativas epiteliais não aumenta o risco de câncer de mama.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Na tireoidite auto-imune, o TRAb nunca é positivo, pois refere-se a um anticorpo específico para a doença de Graves.
Um homem com 55 anos de idade procurou um serviço de saúde, queixando-se de tenesmo e sangramento retal. Ao exame proctológico, foi detectado no reto um tumor vegetante e ulcerado, que media aproximadamente 5 cm. A porção mais distal do tumor estava a 7 cm da margem anal. Ao exame anatomopatológico, foi confirmado que se tratava de adenocarcinoma. O paciente, após avaliação clínica e estadiamento com exames de imagem, foi submetido a radioterapia pré-operatória e, 4 semanas após o término da radioterapia, foi operado. A operação realizada foi uma ressecção anterior com excisão total do mesorreto, seguida de anastomose colorretal baixa, com bolsa colônica e ileostomia em alça.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética apresentada acima.
A realização de uma bolsa colônica, no caso descrito, não proporcionaria melhor função intestinal, após os dois primeiros anos do pós-operatório.
Mulher de 28 anos de idade, aparentemente hígida, foi encaminhada ao serviço médico, com quadro de cefaléia intensa, iniciada há cerca de uma hora, resistente a analgésicos comuns, associada a náusea e alterações visuais.
Considerando o quadro clínico acima e a respeito dos quadros de cefaléia, julgue os itens seguintes.
Cefaléia decorrente de hemorragia subaracnóidea geralmente se inicia abruptamente, com dor de grande intensidade, contínua e resistente a analgésicos. Relato prévio de exercício intenso, alterações de estado de atenção mental e rigidez de nuca também são observados, bem como aparecimento tardio de febre.
No pronto-socorro, é freqüente o atendimento a pacientes que apresentam diminuição progressiva do nível de consciência até não responder a estímulos externos vigorosos estado de coma. A respeito dessa emergência médica, julgue os itens a seguir.
Considere o caso de um homem de 38 anos de idade que procura atendimento de emergência com o seguinte quadro clínico: diminuição progressiva do nível de consciência evoluindo para estado de coma, bradicardia, taquidispnéia, edema de membros inferiores, sinais de ascite, de derrame pleural, de derrame pericárdico, de congestão pulmonar, hipercapnia (gasometria arterial), hiponatremia sérica e anemia. Nesse caso, deve-se considerar o diagnóstico de coma mixedematoso e iniciar o tratamento específico mesmo que não seja possível realizar exames hormonais confirmatórios, pois trata-se de uma condição que, apesar de rara, apresenta alta taxa de mortalidade.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Nessa situação, as atuais evidências científicas recomendam que seja rapidamente infundida uma droga fibrinolítica (alteplase, por exemplo), com vistas a reduzir a morbimortalidade associada.
Quanto à tomada de óxido nitroso pela corrente sanguínea, julgue os seguintes itens.
A tomada, em mL por minuto, independe da concentração dessa substância.
Acerca dos anestésicos locais, julgue os itens que se seguem.
A dose convulsivante para a lidocaína é maior que a sua dose cardiotóxica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...