Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à anestesia pediátrica, julgue os itens abaixo.
A anemia fisiológica do lactente é devida principalmente à destruição gradativa da hemoglobina feta
Um rapaz de 18 anos de idade foi acampar e, de repente, foi surpreendido por um ataque de inúmeras abelhas, recebendo várias picadas. Chega à emergência com lesões avermelhadas em placas disseminadas pelo corpo, intensamente pruriginosas, edema de lábios e bipalpebral, falta de ar, voz rouca e abafada e sensação de bolo na garganta.
Com base nas informações da situação acima descrita, julgue os itens seguintes.
Esse paciente deve ser tratado imediatamente por meio do uso de corticóide endovenoso e fornecimento de oxigênio, para, em seguida, ser encaminhado à terapia intensiva.
Julgue os itens que se seguem, acerca de agentes físico-químicos no âmbito da prática forense.
O mecanismo fisiopatológico das asfixias envolve simultaneidade na redução do teor de oxigênio e no aumento do teor do gás carbônico nos tecidos.
Um paciente com 23 anos de idade procurou a assistência médica, informando apresentar, nas últimas 3 semanas, tosse com eliminação de expectoração amarelada, associada a falta de ar, desconforto no peito e sibilância torácica. Esses sintomas ocorriam diariamente, ao longo do período diurno, e pelo menos 3 vezes por semana, no período noturno. Exercícios leves passaram a desencadear crises na última semana. As crises vêm sendo tratadas com broncodilatador beta-2-agonista de curta duração, usado duas ou mais vezes por dia. Em pelo menos 3 vezes no período citado, foi necessário procurar o pronto-socorro do hospital e, na última crise, houve internação e administração do corticóide sistêmico prednisona na dosagem de 10 mg/dia, por via oral.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
O corticóide sistêmico prescrito na última internação do paciente foi mal indicado, pois, nessa situação, há aumento do risco de desencadeamento de infecção pulmonar.
Julgue os itens seguintes, referentes a osteocondroses e alterações degenerativas osteoarticulares.
Como diagnóstico diferencial na coxoartrose, é correto citar tumores como osteoma osteóide e condroblastoma.
Acerca dos aspectos legais da homeopatia, julgue os itens a seguir.
Os medicamentos homeopáticos cuja concentração tiver equivalência com as respectivas doses máximas estabelecidas farmacologicamente podem ser vendidos independentemente de receita médica.
A.S., 35 anos de idade, está na 14.ª semana de gestação e não tem histórico de doença relevante. As três gestações anteriores de A.S. evoluíram sem intercorrências. Atualmente, essa paciente vem apresentando náuseas e vômitos, os quais ela atribui à própria gestação. Essa paciente trouxe um exame recente de TSH cujo resultado foi de 0,02 microU/mL. Nessa situação hipotética
o obstetra deve interpretar o resultado do TSH como sendo compatível com hipertiroidismo e optar, inicialmente, pelo tratamento clínico com propiltiouracil ou metimazol.
Com relação à cirurgia colorretal laparoscópica, julgue os itens seguintes.
A diverticulite e o megacolo chagásico são afecções cujo tratamento cirúrgico é factível por acesso laparoscópico exclusivo ou vídeo-assistido.
Uma paciente com 30 anos de idade queixa-se de mal-estar geral, anorexia, fadiga com aproximadamente 6 meses de evolução e piora progressiva; artralgias de grandes e médias articulações, algumas com sinais flogísticos ao exame; dor à mobilização de grandes grupos musculares. Há evidências de rash cutâneo na face, no tronco e nos membros superiores; rarefação capilar, com desprendimento fácil de cabelos; anemia e emagrecimento; derrame pleural bilateral, verificado em raio X de tórax; pancitopenia, constatada em hemograma completo, e traços de proteína, verificados no EAS. Suspeita-se de lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Considerando esse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Não existe envolvimento de linfócitos T e B nos processos imunológicos relacionados a pacientes com LES.
A síndrome nefrótica não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas freqüentemente vistos em pacientes com doenças glomerulares. A respeito da síndrome nefrótica, julgue os itens a seguir.
A abordagem terapêutica da síndrome nefrótica secundária a nefropatia diabética inclui os seguintes procedimentos, com base nas atuais evidências científicas: a) controle rigoroso do nível glicêmico; b) tratamento da hipertensão arterial; c) uso de medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensinogênio ou antagonistas dos receptores de angiotensina II, na ausência de contra-indicações para seu uso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...