Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes a causas e tratamento da hemorragia digestiva baixa maciça em pacientes idosos.
Logo após a admissão do paciente, a primeira medida que deve ser tomada é o tratamento do estado de choque.
Após avaliação preliminar e solicitação de exames complementares, um paciente com 48 anos de idade retornou ao ambulatório, com o seguinte quadro: queixas vagas de mal-estar, índice de massa corporal de 32,4, pressão arterial de 154 mmHg × 96 mmHg, glicemia de 130 mg%, triglicerídeos de 246, colesterol total de 284 mg/dL, com LDL de 188 mg/dL, HDL de 38 mg/dL e VLDL de 58 mg/dL. A glicemia anterior era de 128 mg% e o teste de tolerância à glicose era de 204 mg% após a segunda hora.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Segundo a classificação proposta pelo Expert Committee (1997), os dados descritos correspondem a paciente diabético do tipo IA.
Mais de 50% das causas de insuficiência renal crônica são decorrentes de diabetes melito e hipertensão arterial. Acerca da insuficiência renal crônica, julgue os itens seguintes.
O controle da hiperpotassemia crônica verificada em pacientes com insuficiência renal crônica é realizado basicamente por meio de dieta com restrição da ingestão de potássio e pela administração de resinas de troca iônica.
Em muitas ocasiões, a estenose mitral pode ser encontrada após a realização de exame físico em indivíduos assintomáticos. Acerca desse quadro, julgue os itens que se seguem.
Identifica-se sopro sistólico pelo estalido de abertura da valva.
Com base nas informações relativas ao caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
Deve ser iniciado, imediatamente, o uso de antibioticoterapia de largo espectro, porque, como revelam o resultado do hemograma e o do raio X, esse paciente contraiu pneumonia.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) causa freqüente de morbidade tem importantes implicações clínicas em idosos. Acerca de HPB, julgue os itens seguintes.
O uso de finasterida diminuiu o risco de retenção urinária aguda e a necessidade de intervenção cirúrgica.
Segundo a avaliação da carga global de doenças no ano 2000, realizada pela OMS, a esquizofrenia foi classificada como um transtorno grave, com alto grau de incapacitação, ocupando a sétima posição entre as principais causas de anos de vida vividos com incapacidade (em ambos os sexos e todas as idades). Com referência à esquizofrenia, julgue os itens subseqüentes.
A presença de distúrbios da sensopercepção afasta o diagnóstico de transtorno bipolar.
Com base nas recomendações do ordenamento jurídico criminal, relativas à regulamentação das práticas periciais, julgue os itens a seguir.
Quando intimada pela autoridade policial para se submeter a exame de corpo de delito, a vítima poderá se recusar.
De causa desconhecida, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune que pode afetar vários sistemas orgânicos. O diagnóstico do LES pode ser feito verificando se o paciente preenche, no mínimo, quatro dos onze critérios clínicos e(ou) laboratoriais estabelecidos, em série ou simultaneamente, durante qualquer intervalo de observação. Os critérios clínicos para o diagnóstico de LES incluem
pericardite documentada pela presença de atrito pericárdico, alterações eletrocardiográficas características ou derrame pericárdico.
Acerca de infecções e alterações inflamatórias osteoarticulares, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico diferencial entre a artrite séptica e a reumatóide pode ser feito corretamente pela análise do líquido aspirado, ocorrendo polimorfonucleares acima de 90% na artrite séptica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...