Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à sepse, julgue os itens a seguir. Na fisiopatologia da sepse, ocorre um desequilíbrio entre as respostas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, o que envolve ativação leucocitária do sistema complemento e de fatores da coagulação.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. A hiperfosfatemia tem um papel secundário na patogênese do hiperparatireoidismo secundário da DRC, e a hipocalcemia tem o papel principal no mecanismo da doença.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico acerca do conhecimento topográfico de lesões do sistema nervoso periférico, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente praticante de ioga compareceu ao serviço de pronto atendimento médico apresentando paresia nos flexores dos joelhos, na dorsiflexão, flexão, inversão e eversão do pé, extensão dos tornozelos, além de hipoestesia na face lateral da perna e no pé, com hiporreflexia aquileu. Nesse caso, a topografia da lesão é no nervo fibular na altura da cabeça da fíbula.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. A endoscopia digestiva alta é recomendável para documentar a cicatrização da úlcera duodenal, excluir suspeita de malignidade e confirmar a erradicação do Helicobacter pylori.
Com relação à anatomia humana a serviço do diagnóstico clínico, julgue os itens subsecutivos. O desaparecimento da bola de Bichat indica desnutrição grave.
Considerando aspectos relativos à humanização, eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as esferas do SUS, julgue o item a seguir. Constitui princípio norteador da Política Nacional de Humanização o fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS, sendo os usuários e as equipes de saúde corresponsáveis pelos processos de gestão e atenção em saúde.
Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O mecanismo eletrofisiológico mais provável da arritmia desse paciente é o de reentrada, devido à presença de uma via acessória oculta.Os transtornos do sono podem ocorrer com movimentos involuntários, podendo esses movimentos se apresentar de maneira estereotipada, violenta e periódica. As etiologias são diversas, e acredita-se que haja componentes genéticos, autoimunes ou mesmo degenerativos.
Considerando o texto apresentado, julgue os itens seguintes a respeito de transtornos do movimento e do sono.
O transtorno comportamental do sono de movimentos rápidos dos olhos é um quadro clínico que pode ser associado ao aumento no risco de desenvolvimento de sinucleinopatias degenerativas, como a demência por corpos de Lewy e a atrofia de múltiplos sistemas.Com relação à sepse, julgue os itens a seguir. Entre os tipos de choque, o choque séptico classifica-se como um choque distributivo, obstrutivo e hipovolêmico.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. A função primária do fator de crescimento do fibroblasto (FGF-23) é manter a concentração normal de fosfato no soro, já que reduz a reabsorção renal e a absorção intestinal de fosfato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...