Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. A nefropatia associada ao HIV ocorre nas fases iniciais da doença em decorrência da alta carga viral e do fato de, nessa fase, os indivíduos portadores do vírus apresentarem contagem normal de células CD4.
A respeito do tratamento da tuberculose (TB) no Brasil, julgue os itens seguintes. Um esquema adequado de tratamento para TB deve, obrigatoriamente, apresentar as seguintes características básicas: ter atividade bacteriostática capacidade de eliminar o maior número de bacilos o mais rápido possível ; prevenir o surgimento de resistência evita-se a resistência com redução máxima do tempo de uso de fármacos antiTB ; e apresentar ação esterilizante capacidade de evitar a seleção de bacilos mutantes resistentes.
No que concerne ao puerpério, julgue os itens subsequentes. Define-se como hemorragia pós-parto a perda sanguínea maior que 500 mL após a expulsão do concepto nas primeiras vinte e quatro horas, e a primeira escolha para o tratamento é a ocitocina, aplicada na dose de 10 UI intramuscular ou 20 UI diluídas em quantidade de 500 mL a 1.000 mL de solução salina, infundida a uma velocidade de 250 mL/h.
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com fusão podocitária, com achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência.
A respeito do tratamento da tuberculose (TB) no Brasil, julgue os itens seguintes. De acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde (2009), o tratamento da TB, em adultos e adolescentes, deve combinar o uso dos seguintes fármacos: Rifampicina, Isoniazida e Etambutol, de modo que este último deve ser administrado durante dez meses ininterruptamente.
A respeito do trabalho de parto, julgue os seguintes itens. O segundo período do trabalho de parto que corresponde à desaceleração da dilatação, inicia-se com a dilatação de 9 cm e termina com o início do período expulsivo.
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Presença de esterase de leucócitos reagentes, com nitrito negativo e urocultura sem crescimento de patógenos, é achado compatível com piúria estéril, entre cujas causas frequentes incluem-se a nefrite túbulo-intersticial e a nefrolitíase.
Com relação ao câncer de pele não melanoma, julgue o item a seguir. O tratamento de primeira escolha do carcinoma espinocelular, tumor que apresenta crescimento lento a partir do aparecimento da lesão inicial, é a radioterapia.
A respeito do trabalho de parto, julgue os seguintes itens. Durante o acompanhamento do trabalho de parto, pode-se diagnosticar a parada secundária da dilatação pelo registro da manutenção da dilatação em dois toques sucessivos, com intervalo de duas horas.
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Em casos de infecções do trato urinário com pH urinário maior que 7,0, devem-se considerar como provável agente etiológico as bactérias produtoras de uréase, como a Proteus mirabilis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...