Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Para o diagnóstico de DRGE, é essencial o exame de videoendoscopia digestiva alta, pois os sintomas clássicos de pirose e queimação retroesternal não são suficientes para indicar a terapêutica apropriada.
Considerando que, no período pós-operatório, o cirurgião-geral atue como clínico, julgue os itens a seguir. As hemorragias digestivas baixas que podem ocorrer em período pós-operatório têm origem abaixo do ângulo duodenojejunal de Treitz.
A respeito das doenças infecciosas, julgue os itens seguintes. Para o diagnóstico da tuberculose pleural, indica-se a realização de toracocentese. O líquido é considerado transudato por apresentar aumento tanto da atividade do ADA acima de 40 U/L quanto da celularidade, a glicose normal ou ligeiramente aumentada em relação à dosagem sérica.
Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), compareceu a consulta de rotina uma semana após ter recebido alta hospitalar. Ela havia passado pela segunda internação por insuficiência respiratória e exacerbação da DPOC nos últimos seis meses. A paciente reclamou de dispneia aos esforços habituais. Os resultados dos exames clínico e laboratoriais não mostraram alterações significativas. A gasometria em ar ambiente revelou pH = 7,40; pCO2 = 42 mmHg; HCO3 = 25 mEq/L; BE = -2 mEq/L; pO2 = 54 mmHg; e SO2 = 86%.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Deve-se prescrever para a paciente do referido caso clínico a oxigenoterapia de longa duração, tratamento conhecido por melhorar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes hipoxêmicos.Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue os itens a seguir. A pupila de Marcus Gunn, quando presente, sugere acometimento pupilar eferente.
No que se refere aos problemas musculoesqueléticos verificados na APS, julgue os itens a seguir. O diagnóstico da síndrome dolorosa miofascial, lesão ocasionada por estiramento excessivo do músculo, é eminentemente clínico. A conduta proposta para o tratamento dessa síndrome deve incluir orientações posturais e uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para o controle da dor.
No tocante à regulação da homeostase do potássio, julgue os itens subsecutivos. Na célula principal do ducto coletor, as condições que aumentam a concentração intracelular do potássio ou que aumentam a eletronegatividade da luz tubular estimulam a secreção do potássio.
Um paciente deu entrada na emergência de um hospital com quadro de vertigem e alteração da marcha. No exame neurológico, ele exibiu dismetria à esquerda, hipoestesia facial esquerda e hipoestesia em dimidio direito, semiptose e miose em olho esquerdo, desvio da rima labial para a direita com sinal de Bell e surdez à esquerda.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em apreço, há provável episódio de acidente vascular encefálico com envolvimento de tronco e cerebelo.A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Comumente os otorrinolaringologistas encaminham pacientes que apresentam laringite crônica, pigarro e tosse aos gastroenterologistas por suspeitarem que esses casos sejam decorrentes das manifestações extraesofágicas da DRGE.
Considerando que, no período pós-operatório, o cirurgião-geral atue como clínico, julgue os itens a seguir. No pós-operatório de pacientes obesos submetidos à ressecção gástrica, a ingesta precoce de dieta líquida substitui o uso subcutâneo da enoxaparina sódica na dose de 40 mg/dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...