Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. A consulta na prática do MFC apresenta características específicas relacionadas à continuidade e à longitudinalidade do cuidado, de modo a seguir, passo a passo, o paciente e realizar uma abordagem centrada na queixa principal apresentada por ele.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade compareceu a um hospital queixando-se de edema na face e nos membros inferiores, havia seis meses, com piora progressiva, e associado a urina espumosa com volume urinário preservado. Negou a presença de sangue na urina (hematúria), ser portador de hipertensão e diabetes e negou o uso de medicações nesse período. A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: proteinúria vinte e quatro horas = 3.000 mg; ureia = 30 mg/dL; creatinina = 0,7 mg/dL; hemoglobina = 10 g%; EAS = proteínas presentes e cilindros gravos; complemento C3 = 100 mg/dL; complemento C4 = 20 mg/dL; e FAN, anti-DNA = não reagentes. Os resultados da biópsia renal a que o paciente foi submetido foram os seguintes: Na microscopia óptica constatou-se membrana basal espessa com presença de espícula na impregnação pela prata e na imunofluorescência constatou-se depósitos granulares de IgG (2+/3+), distribuídos difusamente sobre as alças de capilares glomerulares.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso o referido paciente apresente dor em flanco, piora súbita da função renal e hematúria, ele deverá ser submetido a pulsoterapia de urgência, por se tratar da evolução para uma glomerulopatia rapidamente progressiva.Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
Tanto a esclerose múltipla como a neuromielite óptica (doença de Devic) podem iniciar-se da mesma forma relatada no caso clínico em tela, embora a doença de Devic apresente-se com ataques mais brandos e menos extensos na medula.As doenças hepáticas crônicas podem ter causas não infecciosas, ocasionadas por distúrbios metabólicos, autoimunes, processos tóxicos ou medicamentosos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. A principal causa mortis dos pacientes portadores de esteato hepatite não alcoólica é o carcinoma hepatocelular.
Um lactente, sexo masculino, de um mês de idade, foi levado pela mãe para a primeira consulta de avaliação de crescimento e desenvolvimento. A mãe relatou que teve doença hipertensiva da gravidez a partir da vigésima semana gestacional e que a criança havia nascido com trinta e nove semanas de gestação pesando 2.000 g (abaixo do percentil 5 da curva peso para a idade gestacional) e placenta com 400 g. Relatou ainda que tinha bastante leite e que a criança amamentava exclusivamente no peito. No cartão da criança, constava que ela havia recebido a primeira dose da vacina anti-hepatite B na maternidade. No exame físico, a criança apresentou peso de 2.400 g com direção ascendente, porém situado abaixo do escore Z -3 da curva peso para a idade, conforme Organização Mundial da Saúde. Ainda no exame físico, não foram constatados achados significativos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O referido lactente deve ser encaminhado para receber doses das vacinas BCG e uma segunda dose da vacina contra a hepatite B.Considerando os aspectos técnicos, éticos e legais relacionados a doenças infecciosas e ao atendimento de pessoas vítimas de violência sexual, julgue os itens que se seguem. O tratamento de lesões subclínicas de homens portadores do HPV reduz a taxa de recorrência de lesões intraepiteliais-cervicais em suas parceiras.
A nanotecnologia, que trará impacto em todas as esferas de produção, também poderá repercutir na saúde do trabalhador. Em relação a essa nova tecnologia, julgue os itens de 107 a 110. Um fato a ser considerado, no que diz respeito à saúde do trabalhador, é que as propriedades das partículas nanométricas são regidas pelas leis da física quântica, e não pela física clássica, e sua produção está sujeita à geração de outras partículas residuais que podem ser tóxicas.
Com relação às doenças que causam degenerações do sistema nervoso central, julgue os próximos itens. Combinações variáveis de disautonomia, ataxia cerebelar, parkinsonismo e sinais piramidais caracterizam a atrofia de múltiplos sistemas.
Na sala de espera de um ambulatório de reabilitação multiprofissional, encontravam-se quatro pacientes: uma senhora com diagnóstico de artrite reumatoide; um senhor com hemiplegia direita decorrente de um acidente vascular encefálico havia dois meses; um jovem de quinze anos de idade com diagnóstico de atrofia muscular espinhal; e uma criança com sequela de paralisia cerebral.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O uso da PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory) e da escala Rancho Los Amigos é adequado para se avaliar o desempenho nas atividades de vida diária da criança com sequela de paralisia cerebral, como o do quarto paciente da situação hipotética.Com referência às ferramentas para a atuação do MFC, julgue os itens de 9 a 13. Uma das principais tarefas da gestão da clínica é a do convencimento, ou seja, a de persuasão daquele paciente de baixo risco que utiliza com frequência a unidade básica de saúde a procurá-la menos e, por outro lado, a indução daquele que tem algum risco e não utiliza a referida unidade a procurá-la. Para auxiliar nessa tarefa de convencimento, é recomendado o uso do genograma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...