Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à oncologia ginecológica e mamária, julgue os itens a seguir. Os cânceres invasivos de vulva, que acometem principalmente mulheres portadoras do HPV, são multifocais e apresentam lesões bilaterais mal delimitadas.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pode ser elaborado por qualquer profissional do SESMT, ao passo que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve ser elaborado por médico do trabalho. No contexto da CIF, observa-se uma lacuna entre capacidade e desempenho, a qual reflete a diferença entre os impactos do ambiente uniforme e os do ambiente habitual, fornecendo orientação útil acerca do que pode ser modificado no ambiente do indivíduo para melhorar seu desempenho.
Uma mulher com cinquenta e três anos de idade foi admitida em um hospital apresentando, havia dois meses, quadro de cefaleia, hemiparesia à direita, náuseas e dificuldade na fala todos de caráter progressivo. A paciente negou febre e não houve crise convulsiva nem alterações comportamentais. Os resultados do exame de ressonância magnética contrastada do crânio são mostrados na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes considerando o resultado das imagens.
No caso em questão, caso ocorram síncopes causadas por tosse, espirros ou por vômitos, elas refletirão reduções temporárias da pressão de perfusão cerebral, associadas a ondas platô tipo A de Lundberg na pressão intracraniana.No que diz respeito à multimorbidade, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla ACG faz referência ao sistema adjusted clinical group, ou seja, grupo clínico ajustado. O sistema ACG foi desenvolvido para ser aplicado apenas para dados da atenção primária, não sendo útil nos serviços de especialidades.
Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. Hipertensão, diabetes, anemia, idade maior que setenta e cinco anos e insuficiência cardíaca são fatores de risco para IRA induzida por contraste iodado.
Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
As apresentações clínicas das doenças diagnosticadas pelos exames de imagem representados nas figuras 1 e 2 são semelhantes em suas fases iniciais, não sendo possível diferenciá-las sem o auxílio de exames radiológicos.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, hipertenso de longa data, foi admitido em pronto-socorro com quadro de precordialgia típica, cujo exame físico evidenciava: PA = 100 mmHg × 70 mmHg, FC = 60 bpm e asculta pulmonar normal. ECG da admissão exibindo supradesnivelamento do segmento ST em D2, D3 e AVF, além de bloqueio átrio-ventricular do 1.º grau.
Com referência ao caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
A considerar hematócrito de 34,8% e clearence de creatinina de 64, é correto supor um baixo escore de CRUSADE.Um neonatologista atendeu na sala de parto um recém-nascido (RN) de termo, nascido envolto em líquido amniótico de aspecto claro e em estado de apneia. O RN foi posicionado na mesa de reanimação neonatal na posição de decúbito dorsal horizontal com leve extensão do pescoço, para que suas vias aéreas fossem aspiradas. Durante o procedimento, o polo cefálico e o corpo foram secados e os campos úmidos retirados. O RN não apresentou movimentos respiratórios e sua frequência cardíaca era de 80 bpm. O médico decidiu iniciar a ventilação com pressão positiva com balão de ressuscitação manual e máscara.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens de 94 a 97.
Se após trinta segundos de ventilação, com pressão positiva, o recém-nascido estiver respirando de maneira irregular e apresentando frequência cardíaca de 90 bpm, o médico deve suspender esse procedimento e oferecer oxigênio inalatório.Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico referente à assistência ao recém-nascido, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um médico estava assistindo um recém-nascido de termo, que nasceu em apneia e envolto em líquido amniótico claro. Inicialmente, ele posicionou o recém-nascido em decúbito dorsal, aspirou suas vias aéreas e lhe aplicou breves piparotes. Enquanto o médico aplicava os procedimentos descritos, o auxiliar secou o bebê e retirou os campos úmidos. Entretanto, o recém-nascido não iniciou a respiração. Até essa etapa, já tinham se passado trinta segundos. O médico, então, solicitou que seu auxiliar monitorizasse a saturação de O2 em membro superior direito do recém-nascido, que estava em 80%, e iniciou o procedimento de ventilação com pressão positiva por meio de um balão de ressuscitação manual. Nesse caso, de acordo com as normas de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, a ventilação com pressão positiva deve ser administrada com uma mistura de ar que contenha uma fração de oxigênio de 80%, a fim de se garantir um aumento da saturação de O2 até 90% no primeiro minuto.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pode ser elaborado por qualquer profissional do SESMT, ao passo que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve ser elaborado por médico do trabalho. A CIF apresenta uma concepção biomédica essencialmente centrada no indivíduo portador de deficiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...