Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de sete anos de idade apresentou febre, dor de garganta e uma mancha vermelha na região do pescoço que se espraiava pelo tronco e braços, há dois dias. No exame físico, o paciente apresentou temperatura de 38 ºC, fácies de sofrimento agudo, palidez perioral, língua em framboesa, secreção pultácea em orofaringe e exantema com fina descamação em tronco e dobras dos cotovelos.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Caso seja feita uma cultura de orofaringe no paciente em tela, o resultado positivo para a presença de estreptococos será observado em 90% dos casos que apresentam esse tipo de quadro clínico.Com referência à oncologia ginecológica e mamária, julgue os itens a seguir. Mulheres na pós-menopausa, sem sangramento uterino, que apresentam histiócitos no esfregaço de citologia oncótica cervical têm maior probabilidade de desenvolver câncer endometrial.
Acerca da epidemiologia dos acidentes de trabalho, julgue os itens que se seguem. A comunicação de acidentes do trabalho (CAT), apesar de ser um instrumento com finalidade securitária, oferece dados importantes para notificação de agravos à saúde dos trabalhadores, decorrentes de sinistros classificados com base na classificação de Schilling: acidente típico, acidente de trajeto, doença ocupacional e doença profissional.
Uma mulher com cinquenta e três anos de idade foi admitida em um hospital apresentando, havia dois meses, quadro de cefaleia, hemiparesia à direita, náuseas e dificuldade na fala todos de caráter progressivo. A paciente negou febre e não houve crise convulsiva nem alterações comportamentais. Os resultados do exame de ressonância magnética contrastada do crânio são mostrados na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes considerando o resultado das imagens.
Deve-se iniciar o tratamento dessa paciente com anticonvulsivante profilático para se prevenir uma primeira convulsão.Na sala de espera de um ambulatório de reabilitação multiprofissional, encontravam-se quatro pacientes: uma senhora com diagnóstico de artrite reumatoide; um senhor com hemiplegia direita decorrente de um acidente vascular encefálico havia dois meses; um jovem de quinze anos de idade com diagnóstico de atrofia muscular espinhal; e uma criança com sequela de paralisia cerebral.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A espasticidade é um achado comum em pessoas que apresentem os mesmos diagnósticos do terceiro e do quarto paciente dessa situação hipotética.No que diz respeito à multimorbidade, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla ACG faz referência ao sistema adjusted clinical group, ou seja, grupo clínico ajustado. A ocorrência da multimorbidade tem sido frequente em decorrência do aumento da quantidade e da variedade de tipos de riscos ambientais, sociais e pessoais aos quais está exposto o indivíduo.
Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. O aumento de 0,3 mg/dL em quarenta e oito horas, nos níveis basais de creatinina, é um dos critérios de definição de IRA.
Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
Nos casos retratados nas figuras 1 e 2, o traçado de onda de pressão intracraniana desses pacientes deverá mostrar elastância cerebral aumentada.Uma parcela significativa da população mundial apresenta infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Entre esses casos, existe um amplo espectro de apresentação clínica, em que se encontram desde pacientes assintomáticos até casos de cirrose hepática e hepatocarcinoma. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O tratamento aos pacientes infectados pelo VHB visam melhorar a qualidade de vida por prevenir a progressão da doença ao controlar a replicação do vírus e reduzir a atividade inflamatória no fígado.
Um neonatologista atendeu na sala de parto um recém-nascido (RN) de termo, nascido envolto em líquido amniótico de aspecto claro e em estado de apneia. O RN foi posicionado na mesa de reanimação neonatal na posição de decúbito dorsal horizontal com leve extensão do pescoço, para que suas vias aéreas fossem aspiradas. Durante o procedimento, o polo cefálico e o corpo foram secados e os campos úmidos retirados. O RN não apresentou movimentos respiratórios e sua frequência cardíaca era de 80 bpm. O médico decidiu iniciar a ventilação com pressão positiva com balão de ressuscitação manual e máscara.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens de 94 a 97.
O neonatologista deve aplicar frequência de pressão no balão de ressuscitação manual de 40 a 60 movimentos por minuto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...