Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi levada pelo acompanhante ao atendimento médico de um hospital, às 7 horas e 30 minutos da manhã. O acompanhante relatou que a paciente tinha sofrido uma queda no banheiro de sua residência enquanto tomava banho, às 6 horas da manhã, e que ele a havia encontrado minutos depois. A paciente não conseguia mover o braço e a perna esquerdos, falava de forma lenta e arrastada, mas com sentido lógico. No exame clínico, foram observadas pressão arterial de 160 mmHg × 95 mmHg, ausculta cardíaca com ritmo cardíaco irregularmente irregular e frequência cardíaca de 98 bpm, sem sopros. A paciente estava com lentidão para responder a questionamentos, apresentava pupilas isocóricas e fotorreagentes, diminuição da sensibilidade dolorosa no lado esquerdo da face, paralisia facial central, hemiparesia flácida do hemicorpo esquerdo (mais acentuada nos membros superiores), reflexos profundos mais acentuados à esquerda e sinal de Babinski à esquerda. No eletrocardiograma realizado foram detectados ritmo de fibrilação atrial, com frequência ventricular média de 100 spm, SÂQRS = -30º, sinais de sobrecarga ventricular esquerda e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. A tomografia computadorizada do crânio, sem contraste, realizada na paciente, apresentou o resultado mostrado a seguir.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico principal dessa paciente é de acidente vascular cerebral do tipo isquêmico.O trauma torácico é bastante comum nas emergências dos hospitais referenciados para trauma, de modo que a toracotomia de reanimação ou toracotomia na sala de emergência é uma opção para os casos complexos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Considere que um paciente tenha sido encaminhado ao pronto-socorro de trauma, vítima de perfuração no tórax. Durante o transporte, apresentou parada cardíaca e foi submetido a manobras adequadas de reanimação incluindo tubo orotraqueal e ventilação artificial durante cinco minutos até a chegada ao pronto-socorro, quando ainda estava submetido a procedimentos de reanimação. Nesse caso, não é indicada a realização de toracotomia de reanimação na sala de emergência devido ao tempo de parada durante o transporte.
Julgue os seguintes itens, referentes à avaliação radiológica e laboratorial em pacientes com distúrbio mineral ósseo associado à DRC. Nesse sentido, considere que a sigla PTH, sempre que utilizada, se refere ao hormônio da tireoide paratohormônio. Níveis de fosfatase alcalina normais associados ao aumento de PTH nesses pacientes são indícios de doença óssea mista.
A coreia é uma síndrome caracterizada por movimentos involuntários de início abrupto, explosivo, geralmente de curta duração, que se repetem com intensidade e topografia variáveis, e que assumem caráter migratório e errático. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. Entre as coreias crônicas progressivas, a coreia familiar mais comum no adulto é a doença de Huntington, que possui transmissão autossômica dominante.
A presença de bloqueio de ramo esquerdo (BRE) ocorre em 7% dos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), limitando seu diagnóstico eletrocardiográfico. No sentido de permitir a identificação da síndrome coronariana aguda nessa situação, adotam-se os critérios de Sgarbossa. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem. Em portadores de marca-passo (MP), valoriza-se a existência de supradesnivelamento do segmento ST maior que 5 mm.
Julgue os itens a seguir, relativos a parasitoses intestinais. A cisticercose cerebral, manifestação clínica mais importante da Taenia solium, é adquirida pela ingestão de carne suína mal cozida.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico acerca de doenças ortopédicas e renais na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma menina de sete anos de idade, por apresentar febre e disúria, foi levada pela mãe a uma emergência pediátrica. O médico que a atendeu não encontrou maiores anormalidades no exame físico e solicitou exame de urina e urinocultura do jato médio colhida após higienização. O EAS mostrou pH = 6,5, densidade = 1.020, 7 piócitos/campo, hemácias ++, bactérias = 3/campo, e urinocultura positiva com 100.000 colônias de Escherichia coli. Nesse caso, o quadro clínico relatado é de infecção do trato urinário, sendo indicado o tratamento com cefalexina na dose de 30 mg/kg/dia, durante dez dias.
Em 2005, foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria n.º 485/2005, do Ministério do Trabalho e Emprego, referente à norma regulamentadora n.º 32, que estabelece ações de segurança e saúde no trabalho realizado em serviços de saúde. Entre as disposições dessa norma estão os agentes biológicos aos quais o profissional de saúde pode estar exposto em suas atividades laborais. A propósito desse assunto, julgue os itens de 90 a 94. Os príons são partículas proteicas infecciosas com potencial para causar doenças ocupacionais ou do trabalho.
Um recém-nascido, cuja mãe fazia uso apenas de polivitamínicos e sulfato ferroso, nasceu a termo após uma gestação sem intercorrências. O resultado do teste do pezinho, realizado no 4.º dia de vida, apresentou os seguintes resultados: TSH 15 μUI/mL; T4 livre 1,5 μg/dL; e fenilalanina 6 mg/dL.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
No caso em apreço, o recém-nascido apresenta hipotireoidismo congênito e deve ser tratado com hormônio tireoidiano.Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Existem formas variantes descritas na literatura médica sobre a doença apresentada nessa paciente, incluindo encefalite de tronco cerebral.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...