Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi levada pelo acompanhante ao atendimento médico de um hospital, às 7 horas e 30 minutos da manhã. O acompanhante relatou que a paciente tinha sofrido uma queda no banheiro de sua residência enquanto tomava banho, às 6 horas da manhã, e que ele a havia encontrado minutos depois. A paciente não conseguia mover o braço e a perna esquerdos, falava de forma lenta e arrastada, mas com sentido lógico. No exame clínico, foram observadas pressão arterial de 160 mmHg × 95 mmHg, ausculta cardíaca com ritmo cardíaco irregularmente irregular e frequência cardíaca de 98 bpm, sem sopros. A paciente estava com lentidão para responder a questionamentos, apresentava pupilas isocóricas e fotorreagentes, diminuição da sensibilidade dolorosa no lado esquerdo da face, paralisia facial central, hemiparesia flácida do hemicorpo esquerdo (mais acentuada nos membros superiores), reflexos profundos mais acentuados à esquerda e sinal de Babinski à esquerda. No eletrocardiograma realizado foram detectados ritmo de fibrilação atrial, com frequência ventricular média de 100 spm, SÂQRS = -30º, sinais de sobrecarga ventricular esquerda e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. A tomografia computadorizada do crânio, sem contraste, realizada na paciente, apresentou o resultado mostrado a seguir.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O caso clínico em questão permite concluir a existência de correlação causal entre os achados eletrocardiográficos observados nessa paciente e a situação clínica neurológica observada.A propósito do pós-operatório da toracofrenolaparotomia à esquerda por politraumatismo, julgue os itens a seguir. Comparada ao soro fisiológico, a infusão de solução de NaCR a 7,5% resulta em melhores resultados hemodinâmicos nesse tipo de pós-operatório.
Julgue os seguintes itens, referentes à avaliação radiológica e laboratorial em pacientes com distúrbio mineral ósseo associado à DRC. Nesse sentido, considere que a sigla PTH, sempre que utilizada, se refere ao hormônio da tireoide paratohormônio. O exame de ecografia de paratireoide é importante por predizer a eficácia do tratamento clínico desses pacientes.
A coreia é uma síndrome caracterizada por movimentos involuntários de início abrupto, explosivo, geralmente de curta duração, que se repetem com intensidade e topografia variáveis, e que assumem caráter migratório e errático. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. A disfunção estriatal altera o perfil bioquímico do paciente em alguns tipos de coreia, o que provoca uma redução da atividade do GABA e da acetilcolina, sem alteração significativa da atividade dopaminérgica.
A presença de bloqueio de ramo esquerdo (BRE) ocorre em 7% dos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), limitando seu diagnóstico eletrocardiográfico. No sentido de permitir a identificação da síndrome coronariana aguda nessa situação, adotam-se os critérios de Sgarbossa. A respeito desses critérios, julgue os itens que se seguem. Segmento ST deprimido > 1 mm em derivações septais que concorda com o complexo QRS equivale a três pontos.
Julgue os itens a seguir, relativos a parasitoses intestinais. A oxiuríase é uma das causas de enterorragia e prolapso retal em lactentes desnutridos.
Há dois meses, um escolar apresenta interrupções bruscas de suas atividades rotineiras, piscando as pálpebras repetidamente, em episódios que duram aproximadamente trinta segundos. Nessas ocasiões, ele fica com o olhar vago e não responde às solicitações.
Tendo como referência esse caso clínico, julgue o item abaixo.
A descrição esperada para o exame de eletroencefalografia do escolar descrito é a presença de ondas delta lentas, irregulares, de elevada voltagem, períodos breves de poliondas e polipontas-onda, marcada desorganização da atividade basal e elevada amplitude dos potenciais.A LER/DORT, uma síndrome relacionada ao trabalho, é caracterizada pelo aparecimento de vários sintomas, concomitantes ou não, como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Com relação a essa síndrome, julgue os próximos itens. A manobra de Filkenstein positiva é patognomônica para o diagnóstico da síndrome de De Quervain.
A respeito do diabetes melito na infância, julgue os próximos itens. A cetoacidose diabética pode ser atribuída ao desbalanço metabólico provocado pela hipossuficiência dos hormônios insulina, adrenalina, noradrenalina, cortisol, glucagon e GH.
Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Se o liquor dessa paciente for coletado na terceira semana após o início da doença, será possível evidenciar pleocitose linfocítica com níveis normais de proteína (dissociação albumino-citológica).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...