Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em situações de emergência médica, o manejo das vias aéreas e a ventilação são elementos fundamentais. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A via aérea nasofaríngea é um dispositivo utilizado exclusivamente em pacientes inconscientes e indicado como primeira escolha para os casos de pacientes que necessitam de equipamento auxiliar para manejo da via aérea e manutenção da permeabilidade da via aérea superior, durante ventilação com bolsa-válvula-máscara/insuflador manual.
A interação entre os fármacos, os sistemas orgânicos e as condições de doença podem ser importantes para a segurança dos pacientes. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens subsequentes. No broncoespasmo intraoperatório podem acontecer colapso hemodinâmico por hiperinsuflação pulmonar e aumento da profundidade anestésica necessária para o tratamento do broncoespasmo.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. A espironolactona não tem efeito anti-hipertensivo, exceto em casos confirmados de hiperaldosteronismo.
Julgue os itens que se seguem, com relação a descolamento prematuro de placenta (DPP), doença trofoblástica gestacional (DTG) e SUD. Nos casos de DPP grave, pode ocorrer como complicação imediata a morte fetal e o útero de Couvelaire, situação em que se deve realizar a cesárea, a extração do feto morto e, em seguida, a histerectomia total.
O estudo eletrofisiológico intracardíaco tem sido usado como importante método para avaliação e tratamento de anormalidades eletrocardiográficas específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que teria indicação IA paciente com despolarização juncional prematura oculta suspeita de causar padrão de bloqueio atrioventricular (BAV) de segundo ou terceiro grau.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Nesse caso, o provável agente etiológico é o Mycoplasma pneumoniae, de modo que o tratamento indicado para essa criança é ambulatorial, com administração de claritromicina ou azitromicina por período de dez a quatorze dias.Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico a respeito de doenças cardiovasculares na infância e na adolescência, seguido de uma assertiva a ser julgada. Escolar do sexo masculino com 30 kg apresentava quadro de febre e poliartralgia migratória havia uma semana. Sua mãe relatou que três semanas antes do início do quadro ele havia tido amigdalite bacteriana, tratada com antibiótico. No exame clínico, além de artrite no joelho direito, foram identificados sopro sistólico em foco mitral e sopro diastólico em foco aórtico, sem sinais de descompensação cardíaca. O hemograma completo mostrou leucocitose com neutrofilia, sem desvio para a esquerda e sem granulações tóxicas. A dosagem de ASLO foi de 1.000 UI e a da proteína C reativa, de 5 UI/L. A ecocardiografia do paciente revelou a presença de regurgitação aórtica e mitral, com câmaras cardíacas de tamanhos normais. Nesse caso, a terapêutica medicamentosa indicada para o paciente consiste na administração de penicilina benzatina por via intramuscular, na dose de 1.200.000 UI e prednisona por via oral na dose de 2 mg/kg/dia por três semanas, com redução progressiva semanal do corticoide em 20%.
Julgue os seguintes itens, referentes ao estresse térmico a que estão expostos os trabalhadores rurais. A síncope que acomete o trabalhador rural em função de sua exposição ao calor é considerada uma doença ocupacional.
Uma criança de cinco anos de idade, previamente saudável, foi levada a um hospital por ter apresentado, subitamente, equimoses e petéquias de distribuição universal pelo corpo, sem outras queixas. A mãe relatou que, havia três semanas, a criança tinha apresentado um quadro febril diagnosticado como virose. No exame físico, além das equimoses e petéquias, o médico observou ponta de baço no rebordo costal esquerdo, sem outros achados significativos. O hemograma da criança mostrou hematócrito de 35%; 9.000 leucócitos/mm3, com diferencial normal; e 50.000 plaquetas.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
No caso em apreço, o diagnóstico clínico é de púrpura trombocitopênica idiopática aguda.No que concerne à prevenção da prematuridade, julgue os itens seguintes. Na ecografia do segundo trimestre de gestação, o afunilamento do canal endocervical possui valor preditivo positivo maior para parto prematuro antes das trinta e quatro semanas de gestação, quando comparado à medida do comprimento do colo uterino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...