Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em situações de emergência médica, o manejo das vias aéreas e a ventilação são elementos fundamentais. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. A máscara de Venturi, um dispositivo para oferta suplementar de oxigênio, permite melhor controle da fração inspirada desse gás.
A interação entre os fármacos, os sistemas orgânicos e as condições de doença podem ser importantes para a segurança dos pacientes. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os anestésicos inalatórios isoflurano, desflurano e sevoflurano podem interromper a autorregulação do fluxo sanguíneo hepático e causar hepatotoxicidade.
Em relação às doenças infectoparasitárias que estão relacionadas ao surgimento de doenças renais, julgue os próximos itens. A glomerulonefrite aguda pós-infecciosa se caracteriza na biópsia renal pela presença de proliferação endocapilar exsudativa com predomínio de células polimorfonucleares na microscopia de luz, pelos humps na microscopia eletrônica e pela reação com os soros anti-IgG e anti-C3 no exame de imunofluorescência.
Julgue os itens que se seguem, com relação a descolamento prematuro de placenta (DPP), doença trofoblástica gestacional (DTG) e SUD. Em caso de DTG, após o esvaziamento uterino de mola hidatiforme não complicada, deve-se fazer o seguimento do paciente da seguinte forma: dosar ß-hCG quarenta e oito horas após o esvaziamento molar e, depois, semanalmente. Se o resultado for negativo por três semanas consecutivas, o ß-hCG deverá ser dosado mensalmente por seis meses; após seis meses consecutivos de negativação do ß-hCG, a gravidez poderá ser permitida.
O estudo eletrofisiológico intracardíaco tem sido usado como importante método para avaliação e tratamento de anormalidades eletrocardiográficas específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que teria indicação IA paciente com bloqueio atrioventricular avançado tratado com marca-passo definitivo que se mantém sintomático, visando determinar outras etiologias arritmogênicas.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Em situações semelhantes à do caso clínico em apreço, o diagnóstico laboratorial é realizado por cultura de secreção de nasofaringe e por testes sorológicos específicos.Um paciente de sessenta anos de idade compareceu à emergência de um hospital queixando-se de dor precordial em aperto de forte intensidade que tinha se iniciado, havia trinta minutos, imediatamente após acordar. O exame físico mostrou pressão arterial de 150 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm, frequência respiratória de 20 irpm, temperatura de 36 ºC e saturação de oxigênio de 97%. A ausculta cardíaca mostrou ritmo cardíaco em 3 tempos com presença da quarta bulha.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Se o paciente apresentasse, no momento da admissão, medida sérica da troponina em nível normal, a hipótese de infarto agudo do miocárdio estaria excluída.Julgue os seguintes itens, referentes ao estresse térmico a que estão expostos os trabalhadores rurais. A catarata que acomete o trabalhador rural é causada pela exposição deste aos raios ultravioletas (UVE).
Uma criança de cinco anos de idade, previamente saudável, foi levada a um hospital por ter apresentado, subitamente, equimoses e petéquias de distribuição universal pelo corpo, sem outras queixas. A mãe relatou que, havia três semanas, a criança tinha apresentado um quadro febril diagnosticado como virose. No exame físico, além das equimoses e petéquias, o médico observou ponta de baço no rebordo costal esquerdo, sem outros achados significativos. O hemograma da criança mostrou hematócrito de 35%; 9.000 leucócitos/mm3, com diferencial normal; e 50.000 plaquetas.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
No caso em consideração, indica-se tratamento com prednisona, na dose de 4 mg/kg/dia, durante quatro dias.No que concerne à prevenção da prematuridade, julgue os itens seguintes. O tratamento das contrações uterinas em gestantes que estejam com menos de trinta e quatro semanas de gestação é essencial, pois, caso não seja realizado tratamento, a maioria das gestantes terá parto antes das trinta e sete semanas de gestação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...