Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que tange às malformações do trato urinário superior, julgue os itens subsequentes. Na agenesia renal unilateral, a glândula adrenal ipsilateral encontra-se em uma posição mais inferior que o normalmente encontrado em pacientes sem essa patologia.
Um paciente de quarenta anos de idade foi admitido no pronto socorro com dispneia importante e estridor de início recente. O médico constatou que ele já havia sido internado por cinquenta dias em UTI, devido ao quadro de asma de difícil controle, o qual demandou processo de entubação por dez dias. O paciente relatou ainda que havia usado medicações inalatórias sem sucesso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso seja constatada estenose no referido paciente, o tratamento cirúrgico com ressecção e anastomose nessa fase é o mais indicado, por ter resolução definitiva.No que se refere ao diagnóstico da doença arterial coronária, julgue os itens que se seguem. A angiotomografia de coronária é indicação classe IIa para pacientes sintomáticos e com risco intermediário de doença arterial coronária.
Cerca de 50% dos indivíduos portadores de cirrose hepática, a partir do diagnóstico, desenvolverão ascite após dez anos de seguimento. A síndrome hepatorrenal PE, uma complicação que ocorre nos pacientes cirróticos com ascite, requer cuidados e prediz a necessidade de transplante hepático. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A terlipressina, hormônio análogo a vasopressina, é indicada na terapêutica da síndrome hepatorrenal, independentemente da infusão de albumina humana endovenosa.
Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os próximos itens. Os ataques de pânico são patognomônicos do transtorno de pânico e da agorafobia, e esses acometimentos não ocorrem em outros transtornos psiquiátricos.
Um homem, de cinquenta anos de idade, hipertenso, em uso de quatro medicações anti-hipertensivas, apresenta lesão sólida de 2 cm em glândula adrenal direita, vista na tomografia computadorizada, com atenuação de 30 unidades Hounsfield na fase pré-contraste e 40 unidades Hounsfield após administração de contraste venoso. A avaliação metabólica mostrou elevação de metanefrina e normetanefrina urinária. A aldosterona sérica, o hormônio adrenocorticotrófico e o teste de supressão da dexametasona foram normais.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Espera-se observar, por meio da ressonância magnética, na lesão descrita no caso clínico, uma intensidade de sinal brilhante em sequência ponderada em T2.Uma mulher com quarenta e cinco anos de idade, vítima de acidente automobilístico com colisão frontal, foi admitida no pronto-socorro com enfisema subcutâneo importante e dispneia moderada. Na drenagem de tórax, apresentou e manteve fuga aérea importante pelo dreno, e o resultado da radiografia de tórax não mostrou reexpansão pulmonar.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A colocação de dreno em aspiração contínua pode agravar os sintomas dessa paciente.No que se refere ao diagnóstico da doença arterial coronária, julgue os itens que se seguem. A angiografia coronária invasiva é indicação classe IIb para pacientes sintomáticos e com risco intermediário de doença arterial coronária.
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, com história de impactação alimentar recorrente, e com o último episódio em curso há cerca de quatro horas, foi admitido no serviço de urgência de um hospital. Esse paciente teve um corpo estranho retirado por via endoscópica. Na revisão endoscópica, após o procedimento, observou-se que o órgão apresentava calibre normal e resistência na transposição da cárdia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
É preciso explorar melhor a região da cárdia para investigar se o paciente citado tem neoplasia.Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os próximos itens. A ansiedade, um transtorno psiquiátrico comum, consiste em uma sensação desagradável de apreensão, caracterizada por gerar sofrimento e desconforto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...