Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mulher de quarenta e quatro anos de idade com hábitos sedentários e hipertensão foi encaminhada para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e enalapril). A paciente, no momento, encontra-se assintomática, com exame físico normal, exceto por apresentar níveis elevados da pressão arterial: 180 mmHg × 120 mmHg, e retinopatia hipertensiva incipiente. Os exames complementares realizados foram: sódio 142 mEq/L, potássio 3,1 mEq/L, ureia 22 mg/dL, creatinina 0,7 mg/dL, glicemia de jejum 73 mg/dL, colesterol total 170 mg/dL, triglicérides 136 mg/dL, ácido úrico 4,8 mg/dL. A análise da urina e o eletrocardiograma foram normais.

Considerando o caso clínico acima, assinale a opção que apresenta o exame complementar mais indicado para elucidação diagnóstica.

  • A.

    dosagem de aldosterona sérica e atividade de renina plasmática

  • B.

    determinações de catecolaminas e seus metabólitos em sangue e urina

  • C.

    ressonância nuclear magnética de tórax

  • D.

    dosagem de T4 livre

  • E.

    cintilografia renal potencializada com captopril

Com referência a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), julgue os itens que se subseguem.

Em pacientes com úlcera genital de evolução a mais de quatro semanas, deve ser feito tratamento para sífilis e cancro mole, estando também indicada biópsia da lesão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da fisiologia endócrina e anatomia placentária, julgue os itens que se seguem.

A molécula de glicose, as lipoproteínas e os fosfolipídios atravessam a barreira placentária pelo mecanismo de difusão facilitada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de dezoito anos de idade foi conduzido ao pronto-socorro apresentando respiração de Kusmaull, pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. Os acompanhantes relataram que, havia cinco dias, o paciente referia fadiga progressiva, poliúria e polidipsia.

A partir do caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.

A fim de restabelecer o equilíbrio metabólico desse paciente de maneira rápida, deve-se administrar-lhe bicarbonato de sódio.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de pacientes que apresentam anemia falciforme e níveis significativamente baixos de hemoglobina, assinale a opção que apresenta as alterações mais frequentemente encontradas nesses pacientes.

  • A.

    sopro diastólico, estresse parietal telessistólico diminuído e hemossiderose cardíaca

  • B.

    sopro contínuo, angina pectoris e resistência vascular periférica total aumentada

  • C.

    sopro sistólico, aumento do ventrículo esquerdo e resistência vascular periférica total diminuída

  • D.

    sopro diastólico, estenose mitral e aumento do ventrículo direito

  • E.

    sopro sistólico, estresse parietal telessistólico aumentado e infarto agudo do miocárdio

Com referência a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), julgue os itens que se subseguem.

A infecção pelo HPV é a DST mais comum, com risco de 40% a 50% entre os quinze e os vinte e cinco anos de idade e maior prevalência entre mulheres nessa mesma faixa etária, o que acarreta especial preocupação, dada a sua conhecida associação com o carcinoma do colo uterino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da fisiologia endócrina e anatomia placentária, julgue os itens que se seguem.

A somatotrofina coriônica humana, ou hormônio lactogênio placentário humano, tem ação mamotrófica na gestação e efeitos contrainsulínicos e lipolíticos, o que assegura a suplementação contínua de glicose e aminoácidos para o feto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de dezoito anos de idade foi conduzido ao pronto-socorro apresentando respiração de Kusmaull, pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. Os acompanhantes relataram que, havia cinco dias, o paciente referia fadiga progressiva, poliúria e polidipsia.

A partir do caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.

Nesse paciente, a reposição volêmica pode ser feita com solução salina ou solução glicosada a 5%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de trinta e seis anos de idade relatou que, havia cinco meses, apresentava quadro de lombalgia que não era aliviada pelo repouso, mas que melhorava com exercício. Ao exame físico, apresentou limitação da coluna lombar. A avaliação laboratorial mostrou HLA-B27 positivo e PCR elevada. A radiografia revelou sacroileíte bilateral de grau 3.

Com base na situação clínica acima, assinale a opção que apresenta a alteração cardiológica mais provável.

  • A.

    disfunção sistólica do ventrículo direito

  • B.

    tamponamento cardíaco

  • C.

    fibrilação atrial

  • D.

    taquicardia ventricular originária da via de saída do ventrículo direito

  • E.

    insuficiência aórtica associada à dilatação da raiz da aorta

Com referência a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), julgue os itens que se subseguem.

O diagnóstico de infecção genital pelo herpes vírus é essencialmente clínico, baseado na recorrência de lesões vesiculosas, mas podem ser utilizados também os testes de pesquisa direta na lesão recente (swab e citologia), além da sorologia (IgM e IgG).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...