Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente de dezoito anos de idade foi conduzido ao pronto-socorro apresentando respiração de Kusmaull, pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. Os acompanhantes relataram que, havia cinco dias, o paciente referia fadiga progressiva, poliúria e polidipsia.

A partir do caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.

O monitoramento rigoroso do débito urinário consiste em uma medida fundamental a ser tomada no caso em tela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tratamento de paciente com diagnóstico de estado de mal epiléptico, julgue o item subsequente.

Esse estado é uma emergência médica grave, cuja abordagem inicial deve ser agressiva e rápida, por meio da administração de propofol.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso de ventilação não invasiva com o CPAP (continuous positive airway pressure) é indicado em determinados casos específicos. Assinale a opção que apresenta um desses casos.

  • A.

    infarto agudo do miocárdio com choque cardiogênico

  • B.

    angina instável

  • C.

    insuficiência cardíaca com rebaixamento do nível de consciência

  • D.

    taquicardia ventricular com instabilidade hemodinâmica

  • E.

    edema agudo de pulmão

Julgue os próximos itens, relativos ao tratamento cirúrgico do câncer prostático.

O estadiamento pré-operatório tem baixa correlação com prognóstico e recidiva da doença nos pacientes submetidos a prostatectomia radical e linfadenectomia pélvica simultânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na neuroanatomofisiologia do sistema vestibular, julgue os itens a seguir.

Os canais semicirculares laterais guardam entre si uma relação de 180º.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca dos conhecimentos atuais a respeito das patologias cervicais.

Na colposcopia, a iodonegatividade das lesões intraepiteliais no teste de Schiller deve-se à alta captação de iodo nas células atípicas, decorrente da baixa produção de glicogênio no seu interior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido em unidade de pronto atendimento apresentando odinofagia, que, segundo o paciente, perdurava havia três dias. No exame físico, o médico constatou grave gengivite, com exsudatos em mucosa labial e linfadenopatia cervical e axilar bilateral.

Tendo o quadro clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.

Dada a extensão das lesões encontradas, deve-se pesquisar a possibilidade de imunossupressão do tipo secundária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um jovem de vinte e dois anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, 12 horas antes do atendimento, começou a sentir dor abdominal, inicialmente na região periumbilical, que migrou para o quadrante inferior direito do abdome; apresentou, ainda, anorexia, náuseas e um episódio de vômito. O exame clínico mostrou paciente ansioso, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, FC de 85 bpm e temperatura axilar de 37,9 ºC. Seu abdome estava levemente distendido, doloroso à palpação do quadrante inferior direito, com presença dos sinais de McBurney e de Rovsing. Sem outras alterações no exame segmentar. Seu hemograma evidenciou 18.000 leucócitos/mm3, com neutrofilia e desvio à esquerda. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do abdome, com contraste intravenoso, que revelou apêndice com diâmetro de 8 mm, com parede espessa de 3 mm e apendicolito.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue o seguinte item.

A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de apendicite aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do TCPE, assinale a opção correta.

  • A.

    Define-se como “consumo máximo de oxigênio” o maior consumo de oxigênio atingido no TCPE de cargas progressivas.

  • B.

    Somente as variáveis obtidas no pico do exercício são válidas como ferramentas prognósticas.

  • C.

    O primeiro limiar ventilatório ou anaeróbio é caracterizado pela perda da linearidade da relação entre VE e VCO2.

  • D.

    A quantificação do valor máximo do pulso de oxigênio contribui para a estratificação de risco do paciente com insuficiência cardíaca.

  • E.

    A margem de erro da determinação do consumo máximo de oxigênio pelo TCPE é de 15%, pouco menor que a do teste convencional, que é de aproximadamente 20%. Entretanto, esta pequena diferença é muito importante na determinação do prognóstico em pacientes com insuficiência cardíaca.

Um paciente de cinquenta e oito anos de idade, assintomático, compareceu a consulta para checkup, quando foi identificada lesão sólida, de 2 cm, no polo superior do rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirmou tratar-se de lesão sólida suspeita, na periferia do parênquima renal, aparentemente não comprometendo os planos perirrenais. A respeito dos fatores etiológicos e do tratamento de lesões semelhantes às do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

A identificação de tumores multifocais leva à impossibilidade de serem realizadas nefrectomias parciais com segurança oncológica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...