Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de dezoito anos de idade foi conduzido ao pronto-socorro apresentando respiração de Kusmaull, pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. Os acompanhantes relataram que, havia cinco dias, o paciente referia fadiga progressiva, poliúria e polidipsia.
A partir do caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.
O monitoramento rigoroso do débito urinário consiste em uma medida fundamental a ser tomada no caso em tela.
Com relação ao tratamento de paciente com diagnóstico de estado de mal epiléptico, julgue o item subsequente.
Esse estado é uma emergência médica grave, cuja abordagem inicial deve ser agressiva e rápida, por meio da administração de propofol.
O uso de ventilação não invasiva com o CPAP (continuous positive airway pressure) é indicado em determinados casos específicos. Assinale a opção que apresenta um desses casos.
infarto agudo do miocárdio com choque cardiogênico
angina instável
insuficiência cardíaca com rebaixamento do nível de consciência
taquicardia ventricular com instabilidade hemodinâmica
edema agudo de pulmão
Julgue os próximos itens, relativos ao tratamento cirúrgico do câncer prostático.
O estadiamento pré-operatório tem baixa correlação com prognóstico e recidiva da doença nos pacientes submetidos a prostatectomia radical e linfadenectomia pélvica simultânea.
Com base na neuroanatomofisiologia do sistema vestibular, julgue os itens a seguir.
Os canais semicirculares laterais guardam entre si uma relação de 180º.
Julgue os itens que se seguem, acerca dos conhecimentos atuais a respeito das patologias cervicais.
Na colposcopia, a iodonegatividade das lesões intraepiteliais no teste de Schiller deve-se à alta captação de iodo nas células atípicas, decorrente da baixa produção de glicogênio no seu interior.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido em unidade de pronto atendimento apresentando odinofagia, que, segundo o paciente, perdurava havia três dias. No exame físico, o médico constatou grave gengivite, com exsudatos em mucosa labial e linfadenopatia cervical e axilar bilateral.
Tendo o quadro clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
Dada a extensão das lesões encontradas, deve-se pesquisar a possibilidade de imunossupressão do tipo secundária.
Um jovem de vinte e dois anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, 12 horas antes do atendimento, começou a sentir dor abdominal, inicialmente na região periumbilical, que migrou para o quadrante inferior direito do abdome; apresentou, ainda, anorexia, náuseas e um episódio de vômito. O exame clínico mostrou paciente ansioso, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, FC de 85 bpm e temperatura axilar de 37,9 ºC. Seu abdome estava levemente distendido, doloroso à palpação do quadrante inferior direito, com presença dos sinais de McBurney e de Rovsing. Sem outras alterações no exame segmentar. Seu hemograma evidenciou 18.000 leucócitos/mm3, com neutrofilia e desvio à esquerda. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do abdome, com contraste intravenoso, que revelou apêndice com diâmetro de 8 mm, com parede espessa de 3 mm e apendicolito.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue o seguinte item.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de apendicite aguda.
A respeito do TCPE, assinale a opção correta.
Define-se como consumo máximo de oxigênio o maior consumo de oxigênio atingido no TCPE de cargas progressivas.
Somente as variáveis obtidas no pico do exercício são válidas como ferramentas prognósticas.
O primeiro limiar ventilatório ou anaeróbio é caracterizado pela perda da linearidade da relação entre VE e VCO2.
A quantificação do valor máximo do pulso de oxigênio contribui para a estratificação de risco do paciente com insuficiência cardíaca.
A margem de erro da determinação do consumo máximo de oxigênio pelo TCPE é de 15%, pouco menor que a do teste convencional, que é de aproximadamente 20%. Entretanto, esta pequena diferença é muito importante na determinação do prognóstico em pacientes com insuficiência cardíaca.
Um paciente de cinquenta e oito anos de idade, assintomático, compareceu a consulta para checkup, quando foi identificada lesão sólida, de 2 cm, no polo superior do rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirmou tratar-se de lesão sólida suspeita, na periferia do parênquima renal, aparentemente não comprometendo os planos perirrenais. A respeito dos fatores etiológicos e do tratamento de lesões semelhantes às do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
A identificação de tumores multifocais leva à impossibilidade de serem realizadas nefrectomias parciais com segurança oncológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...