Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conhecimento das mudanças que ocorrem no útero e ovários durante a puberdade é fundamental ao investigar alterações da pelve feminina em crianças e adolescentes. O correto diagnóstico pode ser muito facilitado pelos métodos de imagem, como a ultrassonografia. Em relação a este assunto e à aplicabilidade do exame da imagem, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os ovários podem ser identificados com a ultrassonografia em todas as idades, sendo que o seu volume aumenta geralmente após os seis anos de idade. ( ) O exame ultrassonográfico nas crianças e adolescentes é rotineiramente realizado por via abdominal usando o líquido da bexiga como uma janela ultrassônica. ( ) O estudo com Doppler colorido permite a identificação rápida dos vasos e de estruturas vasculares anormais. Em adolescentes sexualmente ativas, o exame pode ser complementado com o exame vaginal. ( ) As principais indicações para ultrassonografia pélvica em crianças e adolescentes são a puberdade precoce ou atrasada, dor ou massas pélvicas, genitália ambígua sangramento vaginal em crianças, amenorreia primária e dor ou massas pélvicas.V/ V/ V/ V
F/ F/ V/ V
F/ V/ V/ F
V/ F/ V/ F
F/ F/ F/ F
Em relação à asma, assinale a alternativa correta.
A asma é uma doença crônica que se apresenta com variações clínicas frequentes em decorrência de variações na intensidade do processo inflamatório brônquico.
O diagnóstico da asma pode ser feito através da história clínica pessoal e familiar, exame físico e espirometria.
A medicação de escolha no tratamento da asma é broncodilatador.
A hiper-reatividade brônquica, embora seja uma importante característica fisiopatológica da asma, pode ser observada também em outras doenças.
São fatores de risco para asma: diabetes mellitus, obesidade e crianças do sexo masculino.
M. G., 65 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com um nódulo benigno na tireóide, o qual consiste num cisto simples. Embora seja muito raro na tireoide, ele ocorre e é benigno. Além deste, outros achados sonográficos podem ser utilizados para corroborar o diagnóstico de doença benigna, tais como, entre outros,
I. componentes císticos significantes. II. ecogenicidade maior ou igual à tireoide normal. III. halo hipoecoico periférico. IV. calcificação periférica em casca de ovo. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
Senhor de 45 anos procura seu Médico em atendimento fora-de-dia com queixa de dor aguda e intensa no primeiro pododáctilo do pé direito, de início há menos de 12 horas. Refere quadros semelhantes no passado, que certa vez foram classificados como crises de gota pelo médico de sua cidade. Em vista disso, assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais adequado para o caso.
Prescrever Alopurinol 100 a 600mg/dia e AINH por 7 dias.
Prescrever Colchicina 0,5mg e Prednisona 20mg em cascata.
Prescrever Paracetamol 1g de 8 em 8 horas por 7 dias.
Prescrever Benzopromarona 100mg/dia, uso contínuo.
Prescrever Dipirona 500mg 6 em 6 horas por 7 dias.
O exame padrão para excluir ou confirmar a hipótese de trombose venosa profunda é a flebografia, que consiste
na medição da dinâmica do volume de efluxo e a determinação das alterações nos padrões do fluxo sanguíneo.
na injeção de material de contraste dentro das veias dos membros superiores ou inferiores seguida pela radiografia dessas regiões anatômicas. Obtém-se, então, uma imagem da luz das veias que drenam a região.
na representação dos vasos sanguíneos por intermédio de um injeção de um meio de contraste em uma artéria, com observação do pleno enchimento das artérias e veias.
no exame de toda a extensão do enxerto venoso para detectar os pontos que apresentam anormalidades de fluxo.
no estreitamento do diâmetro da luz da artéria carótida igual ou superior a 50%.
Paciente de 29 anos, sexo feminino, relata tumoração na mama direita, não dolorosa, que percebeu há 2 (dois) dias durante banho. Menarca aos 12 anos, ciclos menstruais regulares, faz uso de DIU há 3 meses, G1P1A0, 1 parto cesárea, amamentou por 1 ano. Exame físico: Nódulo localizado em QSE de mama direita, com 2,4cm de diâmetro, móvel, contorno regular. A expressão mamilar evidenciou secreção acinzentada bilateral (presente desde o término da amamentação); mama direita sem alterações, axilas livres. Com base nesse caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser adotada.
Colher citologia do derrame mamilar.
Solicitar punção biopsia com agulha fina.
Solicitar biopsia incisional.
Solicitar mamografia.
Acalmar a paciente, assegurando que se trata de um achado benigno.
C. S., 40 anos, sexo feminino, tem suspeita de obstrução gastrointestinal por causa de uma hérnia externa. Foi solicitado à paciente uma ultrassonografia, que tem como objetivo inicial, entre outros,
I. determinar o nível da obstrução (delgado ou cólon). II. identificar a causa básica. III. auxiliar na definição de haver ou não estrangulamento da alça. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Durante o exame físico de um senhor de 45 anos, o Médico nota a presença de um nódulo de cerca de 3cm em lobo tireoidiano esquerdo. Assinale a alternativa que apresenta o próximo passo a ser seguido.
Solicitar ultrassonografia de tireoide e dosagem de TSH.
Solicitar exame de captação de iodo radioativo (I123 ou I131) e dosagem de TSH.
Solicitar cintilografia e dosagens de anticorpos antitireoidianos.
Tranquilizar o paciente sobre a benignidade do achado.
Solicitar punção aspirativa com agulha fina e dosagens de anticorpos antitireoidianos.
1/ 3/ 2/ 4
4/ 1/ 3/ 2
3/ 1/ 4/ 2
4/ 3/ 2/ 1
2/ 4/ 1/ 3
Em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa correta.
As Equipes de Saúde da Família trabalham de maneira integrada à rede de assistência em saúde dos municípios brasileiros.
A prevalência das condições mórbidas encontradas no nível de atenção próprio da ESF é semelhante àquela dos outros níveis hierárquicos do SUS.
Foi estabelecida por meio de Projeto de Lei antes da criação do SUS e teve seu funcionamento plenamente regulamentado por meio da NOB-96.
As equipes prestam assistência cobrindo um amplo leque de atividades, determinado pela demanda dos próprios pacientes.
Tem como fundamento a assistência domiciliar, determinada pela própria demanda dos pacientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...