Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um indivíduo de 65 anos, proveniente do estado de Rondônia, apresenta quadro de febre diária, com calafrios e tremedeira há 3 meses. Recentemente evoluiu com prostração, dispneia e chegou a apresentar um episódio de convulsão. Optou-se pela internação do paciente e, no exame de gota espessa, constatou-se alta parasitemia por Plasmodium falciparum. Considerando o caso anterior, assinale as drogas de primeira escolha segundo o Ministério da Saúde.
Os estágios I, II, III e IV do linfoma de Hodgkin do adulto podem ser subclassificados em A ou B, de acordo com a presença ou ausência de sintomas constitucionais. São considerados sintomas B, EXCETO:
Uma paciente de 22 anos comparece ao serviço de pronto atendimento com queixa de palpitações. Nega dor precordial e síncope. Ao exame físico: consciente, hidratada, corada, FC: 190 bpm, PA: 130 x 86 mmHg, ritmo regular em 2 tempos, sem sopros, murmúrio vesicular presente, sibilos bilateralmente em bases pulmonares. HPP: apendicectomia aos 16 anos; asma de difícil controle desde a infância. ECG: ritmo regular, com QRS estreito, não se visualiza onda p, FC: 190 bpm, compatível com taquicardia supraventricular. Considerando o caso anterior e a ausência de resposta às manobras vagais, qual a opção farmacológica preferencial para a paciente?
A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos. Em um paciente com meningite foi isolado um agente etiológico Gram-positivo com morfologia esférica. Qual seria o mais provável dentre as alternativas a seguir?
Dentre os novos conceitos introduzidos nas diretrizes de 2015 sobre o suporte avançado de vida cardiovascular da American Heart Association (AHA) está o do Controle Direcionado da Temperatura (Targeted Temperature Management). Quando indicada tal estratégia, assinale, a seguir, as metas preconizadas.
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Sobre tal tema, assinale alternativa INCORRETA.
Um paciente de 65 anos está internado na enfermaria para investigação e apresenta história de mal-estar, sudorese e dor de cabeça há cerca de 3 meses. Traz anotações de monitorização residencial da pressão arterial solicitada pelo médico do posto de saúde com média diária de 160 x 100 mmHg. Há uma semana o médico resolveu iniciar o tratamento com propranolol e, desde então, o paciente vem apresentando piora do quadro, com crises de hipertensão que necessitaram de internação e uso de nitroprussiato de sódio para o controle. Considerando a evolução do paciente e, ainda, a suspeita de hipertensão de origem secundária, assinale a principal hipótese etiológica.
Sobre a demência por corpos de Lewy, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O achado de corpos de Lewy em regiões corticais e subcorticais do encéfalo é exclusivo da doença de corpos de Lewy, sendo patognomônico da doença.
( ) Observa-se maior sensibilidade a efeitos indesejáveis de medicamentos neurolépticos e a resposta a medicações inibidoras da acetilcolinesterase é geralmente boa.
( ) As principais manifestações clínicas incluem: declínio cognitivo progressivo, alucinações visuais recorrentes, flutuação no estado cognitivo e sinais parkinsonianos.
A sequência está correta em
Um paciente portador de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida encontra-se sintomático e seu médico assistente decide acrescentar digoxina às medicações que o paciente já utiliza. Temendo uma futura intoxicação digitálica, é feito o rastreio de condições que aumentam o risco desta complicação. Leia os achados encontrados neste paciente:
I. Hipocalemia.
II. Hipomagnesemia.
III. Hipercalcemia.
IV. Hipotireoidismo.
Das condições anteriores, quais aumentam o risco de uma intoxicação digitálica?
A Doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central, a qual é expressa de forma crônica e progressiva. É resultante da morte dos neurônios produtores de dopamina da substância negra. São considerados sinais ou sintomas esperados na Doença de Parkinson, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...