Lista completa de Questões de Medicina da EDUCA Assessoria Educacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à prevenção secundária de pacientes com história de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), é CORRETA afirmar:
Aspirina reduz o risco de recorrência de um novo AVEi em torno de 10%.
Clopidogrel reduz o risco de recorrência de um novo AVEi em torno de 12%.
Warfarina está indicada em pacientes com AVEi devido a estenose de artéria cerebral média.
Endarterectomia está indicada em pacientes com AVEi ipsilateral a estenose de artéria carotídea interna maior que 70%.
Considera-se ataque isquêmico transitório quando ocorre resolução completa dos sintomas em 24 horas, independentemente do estudo de imagem.
Uma das causas de corrimentos recidivantes, perdas sanguíneas esporádicas e dor em baixo ventre é a presença do bacilo gram negativo Mobiluncus.
Sobre essa patologia, assinale a alternativa CORRETA.
Presença de secreção homogênea, sem odor fétido, pH menor que 4,5.
No exame citológico corado pelo Papanicolaou, observa-se a ausência de lactobacilos e aumento do número de bactérias.
No exame a fresco são bacilos retos e pouco móveis.
Não causa doença inflamatória pélvica.
Existe apenas a espécie Mobiluncus mulieris.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5 ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal.
Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
Prescrever antitérmico e antibiótico VO e repetir radiografia após 2 dias.
Solicitar hemocultura e iniciar antibioticoterapia EV por 10 dias.
Realizar punção articular, encaminhar material para cultura e, se esta for positiva, realizar drenagem cirúrgica e antibioticoterapia EV.
Realizar punção articular e, se houver saída de líquido turvo, indicar imediata drenagem cirúrgica e antibioticoterapia EV.
Antibioticoterapia EV por 72 horas e, caso não haja melhora do quadro clínico ou alteração radiográfica, realizar drenagem cirúrgica.
As piodermites são dermatoses causadas pelos germes piogênicos estafilococos e estreptococos. A respeito desse tema, numere a coluna de cima com a de baixo.
1. Erisipela
2. Foliculite
3. Impetigo estreptocócico
4. Ectima
5. Cancro duro
( ) Não é agrupado como piodermite.
( ) Na maioria das vezes é causado pelo estafilococos.
( ) Cursa com febre alta e sintomas constitucionais importantes.
( ) A lesão elementar é uma úlcera.
( ) Pode causar glomerulonefrite.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA da coluna de cima para baixo.
5 2 1 4 3
5 1 2 3 4
1 5 2 4 3
3 4 5 2 1
4 2 3 5 1
Em uma consulta de rotina, a mãe relata ter presenciado um sobrinho de 3 anos tendo uma convulsão febril. Ela pergunta o que fazer se o filho dela apresentar quadro semelhante e qual o risco de morte. Assinale a resposta correta.
As convulsões febris não ocorrem após os 2 anos de idade.
Durante a crise convulsiva, ela deve afastar os maxilares para impedir que a língua da criança seja mordida.
Convulsões febris são benignas, sem risco de morte durante o episódio, e não deixam sequelas.
Após um episódio de crise convulsiva, ela deve estar atenta, pois as crises costumam se repetir nas horas seguintes.
É obrigatório o uso contínuo de anticonvulsivante por 2 anos, para evitar a recorrência.
A respeito do tratamento da hipertensão arterial sistêmica, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Dietas deficientes em potássio, cálcio e magnésio estão associadas com aumento da pressão arterial e da hipertensão.
( ) A introdução da hidroclorotiazida em dosagens superiores a 50 mg ao dia provou ser benéfica em reduzir a pressão arterial com baixos índices de hipocalemia, resistência insulínica e aumento do colesterol.
( ) Os estudos de meta-análise sobre as diferentes classes de anti-hipertensivos sugere que as seis maiores classes são equivalentes em sua eficácia em reduzir a pressão arterial quando utilizadas em monoterapia.
( ) A expressão hipertensão resistente refere-se àqueles pacientes com pressão arterial maior que 140/90 mmHg, apesar do uso de 3 ou mais agentes anti-hipertensivos, incluindo diuréticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V V F V
V F V V
F F V F
F V F F
V V V F
As meningites bacterianas agudas são infecções graves, potencialmente fatais e que acometem com maior frequência crianças com idade inferior a 5 anos. Considerando os dados atuais sobre a sensibilidade aos antimicrobianos dos agentes etiológicos meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae no Brasil, qual seria o esquema antimicrobiano empírico mais adequado para o tratamento dessas infecções?
Ceftriaxona
Penicilina cristalina
Ampicilina
Vancomicina
Clindamicina
Sobre o diagnóstico e tratamento do Diabetes Mellitus tipo 1 na infância, é correto afirmar:
Geralmente é feito em uma criança com quadro clínico de poliúria, polidipsia, ganho de peso excessivo e hiperglicemia.
Considera-se diabetes glicemia plasmática de jejum maior do que 100 mg/dl ou maior do que 130 mg/dl em qualquer horário.
Deve ser considerado em criança com desidratação e poliúria.
O tratamento deve ser iniciado rapidamente com sulfonilureia.
A prioridade no tratamento da cetoacidose diabética deve ser a correção da acidose metabólica, a administração de insulina em altas doses e, por último, a hidratação.
Em relação ao tratamento da hipertensão arterial, assinale a alternativa INCORRETA.
O tratamento medicamentoso visa reduzir os níveis pressóricos para valores inferiores a 140 mmHg de pressão sistólica e 90 mmHg de pressão diastólica.
Qualquer grupo de medicamentos, incluindo vasodilatadores de ação direta, pode ser apropriado para o controle da pressão arterial em monoterapia inicial, especialmente para pacientes com hipertensão em estágio I ( leve).
Para pacientes em estágio II e III, pode-se considerar o uso de associações de fármacos anti-hipertensivos como terapia inicial.
Os diuréticos são eficazes no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovascular
Beta-bloqueadores e inibidores da ECA são drogas de escolha para tratamento de paciente da raça negra.
Ao atender um paciente numa Unidade de Saúde com queixa de dor lombar e perceber que se trata de doença originada nas condições de trabalho impostas pela empresa, a conduta correta do médico generalista será:
Comunicar o fato somente aos empregadores e não informar o trabalhador sobre as condições de trabalho que põem em risco sua saúde.
Esclarecer o paciente sobre as determinações profissionais de sua doença, contribuindo para potencializar sua capacidade de conquistar melhores condições de vida no trabalho.
Não comunicar o nexo da doença com as condições de trabalho, pois poderia prejudicar a empresa.
Não informar ao paciente a origem da doença, pois a explicitação do nexo com o trabalho é de responsabilidade apenas do médico do trabalho.
O médico não deve divulgar tal nexo, pois poderia ser prejudicado futuramente, por levantar tal suspeita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...