Lista completa de Questões de Medicina da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um escolar acompanhado da sua mãe tem como queixa déficit de crescimento. Seus dados antropométricos revelam: índice Peso / Idade de 80% de adequação para o percentil 50, Estatura / Idade de 91% de adequação e Peso / Estatura de 95% de adequação. Com a apresentação destes resultados podemos afirmar que:
é um desnutrido agudo.
é um desnutrido crônico.
é um desnutrido pregresso.
é uma criança com crescimento proporcional peso / estatura.
Lactente, 2 meses, soropositivo para HIV por transmissão vertical, assintomático, veio para iniciar puericultura. As condutas imediatas devem ser:
Leite artificial exclusivo, vacinar contra a tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influezae tipo B.
Leite artificial exclusivo, vacinar contra a poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
Leite artificial exclusivo, vacinar contra tétano, tuberculose, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
Leite materno exclusivo, vacinar contra a tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
O desenvolvimento físico depende de fatores genéticos, hormonais e ambientais (alimentação, clima, afetividade ...). Dentre os fatores hormonais destacam-se o hormônio de crescimento (GH), a tiroxina, insulina, cortisol e gonadotrofinas. Sobre os eventos endócrinos relacionados ao crescimento é verdadeiro afirmar, exceto que:
os pigmeus deixam de crescer devido uma deficiência congênita na produção da IGF I (fator de crescimento insulina like).
um dos mecanismos pelo qual o hormônio do crescimento intensifica o depósito de proteínas é a aumentada tradução do RNA que ocasiona maior síntese protéica pelos ribossomos.
deixamos de crescer quando diminuem os níveis séricos do GH, determinando fechamento das cartilagens de conjugação dos ossos longos.
na deficiência da somatostatina encontramos um crescimento excessivo.
Criança de 6 anos apresenta há um dia quadro de febre baixa (37,50C), cefaléia e mal estar. Evolui com exantema caracterizado por aspecto de eritema difuso na face, com distribuição em "vespertílio" e edema das bochechas. No tronco e nos membros, o aspecto da lesão é de rendilhado, maculopapular, com palidez central. Com base nesses dados, qual o agente etiológico mais provavelmente envolvido no caso?
Herpes vírus tipo 6.
Parvovírus B19.
Staphylococcus aureus.
Vírus do Dengue.
Menino de 7 anos de idade apresenta baixa estatura, o que preocupa os pais. Na determinação da idade óssea pelo método de Gruelich-Pyle, o pediatra deve solicitar uma radiografia de:
mão esquerda e punho.
joelho direito e tornozelo.
mão direita e braço.
joelho esquerdo e quadril.
O pico de velocidade de crescimento no sexo feminino ocorre:
antes do surgimento do broto mamário.
nos estádios I e II mamário de Tunner.
nos estádios V e VI de pêlos pubianos de Tunner.
após a menarca.
Menino, 5 anos, previamente hígido, com queixa de febre, tosse, dificuldade respiratória e diminuição da acuidade visual há 6 dias. Exame físico: bom estado geral, T = 38,5 'C, roncos e sibilos esparsos, hepatoesplenomegalia discreta. Hemograma: Hb = 13 g/dl; glóbulos brancos = 10.000 leucócitos/mm3 (04% bastonetes; 40% segmentados; 25% eosinófilos; 28% linfócitos; 03% monócitos); reações sorológicas para Mononucleose e Hepatite B negativas; eletroforese de proteínas séricas com gamaglobulina = 3,5 g/dl (normal = 0,8-1,6 g/dl). O diagnóstico provável é:
Toxocaríase
Leucemia eosinofílica.
Toxoplasmose
Pneumonia bacteriana atípica.
No que diz respeito ao mais abrangente estudo internacional sobre fatores de risco para infarto do miocárdio (The Interheart Study), realizado com indivíduos de 52 países, inclusive o Brasil, é correto afirmar que:
Os fatores psico-sociais não foram relacionados significativamente com os eventos coronarianos agudos.
Foi corroborada a informação de que os fatores de risco conhecidos explicam apenas cerca de 50% dos casos de infarto do miocárdio.
Apenas a alimentação rica em vegetais, o consumo regular de álcool e a prática regular de exercícios físicos foram considerados fatores redutores de risco coronário (fatores de proteção).
A obesidade global (IMC acima de 30) e a obesidade abdominal (relação cintura / quadril elevada) ocasionam significativas e similares elevações de risco para eventos coronarianos agudos.
Em relação aos aneurismas de aorta abdominal infra-renal, é correto afirmar EXCETO que:
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de dor lombar ou abdominal e compressão de corpo vertebral ou estruturas adjacentes, independente do diâmetro do aneurisma.
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de indivíduos de elevado risco cirúrgico, quando o diâmetro for igual ou superior a 06 cm.
Existe indicação formal de tratamento intervencionista em casos de indivíduos assintomáticos, de baixo risco cirúrgico e longa expectativa de vida, quando a dilatação for igual ou superior a 5,5 cm.
Tendo em vista a alta morbidade e mortalidade da cirurgia, deve ser cogitada a colocação de stents, mesmo quando se tratar de indivíduos com baixo risco cirúrgico.
Na síndrome de supertreinamento simpático (overtraining do tipo Basedow) NÃO ocorre:
Redução da performance física, observada em teste de avaliação física.
Elevação da freqüência cardíaca basal.
Elevação de pressão arterial sistêmica.
Aumento da variabilidade do RR, observada no Holter.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...