Lista completa de Questões de Medicina da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É correto afirmar:
Antagonistas da angiotensina II costumam alterar o metabolismo lipídico e glicêmico.
Inibidores da enzima conversora da angiotensina aumentam a sensibilidade à insulina.
Antagonistas do cálcio devem ser evitados em obesos pela sua ação natriurética.
Antagonistas dos canais de cálcio alteram o metabolismo lipídico e glicídico, sendo contra indicados em obesos.
É correto afirmar que:
A alfametildopa é a droga anti-hipertensiva ideal para ser usada em grávidas hipertensas.
Os diuréticos em geral, e em particular a hidroclorotiazida, são drogas anti-hipertensivas ultrapassadas, devendo ser cogitadas excepcionalmente.
Drogas do tipo vasodilatador direto, como o minoxidil, têm lugar na monoterapia anti-hipertensiva como medicamentos de primeira opção.
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina são drogas indicadas para o uso em grávidas ou mulheres com risco de engravidar e que apresentam hipertensão arterial sistêmica.
Em relação à doença arterial aterosclerótica, é correto afirmar:
Em relação aos coronariopatas que apresentem manifestação isquêmica, independente do limiar de isquemia, existe uma contraindicação absoluta para a prática de exercícios físicos em programa de reabilitação cardíaca.
O infarto agudo do miocárdio ocorre mais freqüentemente como decorrência da instabilidade de placas que previamente ao evento causavam obstruções inexpressivas do ponto de vista hemodinâmico.
Aspirina só deve ser usada cronicamente, em baixa dose, para a prevenção de eventos aterotrombóticos, já que o seu uso agudo no tratamento do evento aterotrombótico em curso tem se mostrado ineficaz.
A principal meta do tratamento é a detecção e remoção intervencionista das placas causadoras de transtornos isquêmicos, mesmo em caso de doença estável e pouco limitante.
Quanto à insuficiência cardíaca com déficit de contratilidade é correto afirmar:
Os betabloqueadores estão formalmente contra-indicados.
Programas de exercícios físicos fazem parte do esquema terapêutico.
Digitálicos estão obsoletos, não sendo mais cogitado o seu uso.
Inibidores de enzima conversora da angiotensina devem ser usados somente quando houver concomitantemente hipertensão arterial.
Nas dissecções crônicas e aneurismas torácicos, é correto afirmar, EXCETO que:
Na síndrome de Marfan, existe concordância de que a correção cirúrgica profilática esteja indicada quando o diâmetro atinge 5,5 cm, embora este valor possa ser menor (4,5 a 5 cm) em pacientes com história familiar de dissecção, ruptura ou morte súbita.
A magnitude do risco depende do diâmetro e do tipo de comprometimento estrutural da parede aórtica.
Na aorta ascendente, a dilatação progressiva pode levar à insuficiência valvar aórtica, à dissecção aguda ou à ruptura espontânea.
Quando o diâmetro superar 25% do previsto naquele segmento analisado, configura-se o aneurisma.
Em relação à prevenção de eventos tromboembólicos, é correto afirmar, EXCETO que:
Doença aterosclerótica coronariana, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca são condições clínicas de considerável aumento de risco relativo para acidente vascular cerebral.
Na fibrilação atrial crônica existe indicação formal para anticoagulação oral com cumarínico (ex. warfarina), considerado mais efetivo que as drogas antiplaquetárias (AAS, ticlodipina e clopidrogrel), mas devido o risco de sangramento, o RNI (International Normalized Ratio) deve permanecer abaixo de 2,0.
A fibrilação atrial pode ser considerada a condição clínica isolada de maior risco relativo para acidente vascular cerebral.
Quando a monitorização clínica com o RNI (International Normalized Ratio) for inviável, recomenda-se o uso do AAS na dose de 325 mg/dia, ao invés de anticoagulantes cumarínicos.
Em relação à Doença de Takayasu, é correto afirmar, EXCETO que:
Terapia com glicocorticóides e hormônios está contra-indicada.
Evolui com anorexia, perda de peso, febre e sudorese noturna.
Pode causar isquemia cerebral, claudicação e perda de pulsos
Causa taxa de letalidade elevada.
Para o controle da pressão arterial sistêmica de pacientes com aneurisma crônico, é correto afirmar que:
Os pacientes com síndrome de Marfan, desde que sejam crianças e adultos jovens, estão liberados para a prática de exercícios muito intensos, de natureza competitiva.
A alfa-metil-dopa é droga contra-indicada para o tratamento de grávidas com hipertensão arterial.
Os inibidores de enzima conversora da angiotensina são medicamentos recomendados, principalmente quando se tratar de grávidas.
Os betabloqueadores são medicamentos de primeira escolha.
No que diz respeito aos testes bioquímicos usados para o diagnóstico de feocromocitoma, é correto afirmar que:
Metanefrina urinária apresenta baixa especificidade.
Em relação ao infarto agudo do miocárdio é correto afirmar que:
Na abordagem terapêutica, não importa a distinção entre infarto do miocárdio com onda Q no ECG ou sem onda Q no ECG, tendo em vista que a evolução destas duas categorias tende a ser muito semelhante.
Mesmo com o advento dos fibrinolíticos e dos novos processos de intervenção percutânea, a mortalidade hospitalar pouco se modificou.
Pode ser interrompido pela mastigação de apenas um comprimido de aspirina.
Ocorre com maior freqüência em áreas irrigadas por artérias coronárias que se apresentavam criticamente obstruídas (obstruções maiores do que 70% da luz do vaso).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...