Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ecocardiograma sob estresse na avaliação de doença arterial coronária NÃO deve ser realizado em quadro de
teste ergométrico ineficaz.
avaliação pré-operatória de cirurgia não cardíaca.
angina instável.
bloqueio completo de ramo esquerdo.
avaliação pós-infarto.
A fratura da eminência intercondilar da tíbia em criança é mais frequentemente causada por um mecanismo de
hiperflexão.
hiperextensão.
valgo e rotação externa da tíbia.
varo e rotação medial da tíbia.
trauma direto com o joelho em flexão.
No que concerne ao TOC, é correto concluir:
Pela CID-10, para que se estabeleça o diagnóstico de TOC é obrigatória a presença tanto de sintomas obsessivos (pensamentos e ruminações) quanto de sintomas compulsivos (rituais).
Por tratar-se de uma doença grave, de difícil controle e com altas taxas de recorrência, atualmente preconiza- se que tratamento farmacológico seja mantido ininterruptamente já no primeiro episódio.
A olanzapina pode induzir o surgimento de sintomas obsessivos-compulsivos e por isso é contra-indicada sua associação com os IRSS no tratamento do TOC.
Atualmente é bem estabelecida a relação entre infecção por estafilococos na infância e o desenvolvimento de alguns quadros de TOC precoces.
Em casos refratários à terapia medicamentosa e psicoterápica, o tratamento cirúrgico através da cingulotomia e capsulotomia anterior pode ser uma opção.
O tratamento psicofarmacológico na infância e adolescência apresenta restrições e cuidados no seu uso devido ao perfil de segurança e tolerabilidade que, em alguns casos, não está adequadamente estabelecido. Sendo assim, é correto afirmar:
A risperidona, olanzapina, quetiapina e aripiprazol estão aprovados para uso no tratamento da esquizofrenia e da mania/hipomania no transtorno afetivo bipolar.
Os antidepressivos são amplamente utilizados em diferentes condições psicopatológicas como depressão, ansiedade e no controle da impulsividade, não havendo muitos cuidados a serem observados.
O carbonato de lítio, a carbamazepina e o divalproato de sódio estão aprovados como estabilizadores de humor em adolescentes a partir dos 13 anos, à semelhança do que ocorre com adultos.
O metilfenidato é utilizado em crianças e adolescentes com o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade a partir dos 10 anos de idade.
O uso de psicofármacos em crianças e adolescentes deve ser evitado pelo baixo nível de evidência científica e poucas publicações relacionadas ao tema.
Homem de 35 anos é admitido na sala de emergência com queixa de palpitação. Está lúcido, nega dispneia ou dor torácica e a PA é de 110 × 70 mmHg. O monitor cardíaco mostra frequência cardíaca de 170 bpm, QRS < 0,12 segundos, com ritmo regular. Das abaixo, a conduta mais adequada é
manobra vagal.
cardioversão sincronizada.
diltiazem.
propranolol.
amiodarona.
A fratura proximal do fêmur em criança que tem a menor taxa de complicação é a, classificada por Delbet, como do tipo
IA.
IB.
II.
III.
IV.
Analise:
I. Início abrupto; evolução "em degraus"; curso flutuante; preservação relativa da personalidade e sinais neurológicos focais.
II. Início e progressão insidiosos; comprometimento principalmente de atenção, execução e memória; alucinações visuais precoces.
III. Início antes dos 65 anos de idade; comprometimento inicial de funções executivas; alterações comportamentais precoces; comprometimento de memória apenas em estágios mais avançados.
IV. Início abrupto, geralmente antes dos 60 anos de idade; evolução rápida para demência profunda em 03 a 12 meses; presença de espasmos musculares precoces.
O diagnóstico do subtipo de demência de acordo com a descrição acima está correto, respectivamente, em:
Os inibidores das colinesterases (I-ChE) constituem um grupo de psicofármacos bastante utilizados no tratamento das síndromes demenciais. Com relação a essa classe, é correto afirmar que
os principais representantes comercializados no Brasil são a rivastigmina, galantamina, memantina e donepezil.
seu principal mecânismo de ação envolve a inibição da enzima responsável pela degradação da acetilcolina e da dopamina.
a tacrina, considerado I-ChE de primeira geração, é amplamente utilizada devido a sua baixa toxicidade.
a rivastigmina, ao contrário das demais I-ChE, não é seletivo para a acetilcolina, pois inibe tanto a acetilcolinesterase quanto a butilcolinesterase.
a memantina apresenta como principais efeitos colaterais, a exemplo dos demais I-ChE, náuseas, vômitos, diarreia e anorexia.
Gases cuja forma de ação sobre o organismo humano está associada à ocupação do espaço reservado ao oxigênio são denominados gases asfixiantes simples. São exemplos destes gases:
monóxido de carbono e metano.
gás sulfídrico e nitrogênio.
gás cianídrico e metano.
nitrogênio e monóxido de carbono.
metano e dióxido de carbono.
Um paciente com infarto agudo do miocárdio, recebendo heparina não fracionada, desenvolve trombocitopenia induzida por heparina. Essa situação acarreta risco aumentado de
púrpura trombocitopenia trombótica.
trombose venosa e arterial.
sangramento por diminuição dos fatores de coagulação vitamina K-dependentes.
coagulação intravascular disseminada.
choque por vasodilatação periférica acentuada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...