Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 68 anos, 3 Gesta 3 Para, menopausa aos 48 anos sem histórico de uso de estrogênios ou progestagênios na pós-menopausa, procura atendimento por resultado recente de sua primeira densitometria óssea que mostrou T-score de −1,9 e Z-score de −0,4 para coluna lombar (L1-L4). Nega doenças crônicas, mas refere diminuição da altura em relação a antes da menopausa (cerca de 3 cm), com cifose dorsal e lordose cervical. Nega tabagismo e etilismo. Não sabe informar antecedentes familiares por ter sido adotada. Foi solicitada radiografia de coluna tóraco-lombar que revelou duas vértebras com diminuição na altura dos corpos vertebrais. Nesse caso,
mesmo sem osteoporose pela densitometria, há indicação de tratamento medicamentoso específico para osteoporose.
fármacos anti-reabsortivos ósseos não estão indicados, devendo-se escolher o tratamento com estrogênio.
o tratamento com fármacos específicos para osteoporose só estaria indicado se o Z-score estivesse abaixo de −2,0.
a indicação ou não de tratamento depende do resultado obtido na ferramenta de avaliação de risco de fratura da OMS (conhecido como FRAX®).
não há indicação de tratamento específico, apenas orientação dietética e controle com nova densitometria em 6 meses. Se houver perda óssea nesse período, passa a existir indicação de tratamento farmacológico.
O sintoma que NÃO deve estar relacionado à encefalopatia causada pelo HIV:
afasia de expressão.
lentificação psicomotora.
retraimento social.
confusão.
anedonia.
Sobre o líquen escleroso vulvar (LEV), é correto afirmar:
Apesar da biópsia ser recomendada para descartar malignidades, o LEV não se associa a aumento do risco para câncer escamoso da vulva.
Não acomete mulheres antes da menopausa.
O espessamento epitelial é sinal patognomônico do LEV.
Áreas hemorrágicas ou ulceradas ao exame vulvar praticamente descartam esse diagnóstico.
O prurido intenso é um sintoma frequente, a ponto de poder prejudicar o sono.
Em relação ao Retardo Mental, é correto afirmar:
Limitações em habilidade adaptativas podem estar presentes ou não, de acordo com o grau de comprometimento.
É devido ao atraso do desenvolvimento intelectual e motor desde o nascimento, e nunca é adquirido.
Problemas relacionados à dificuldade de controle emocional são frequentes, mesmo em casos leves e limítrofes.
Só pode ser confirmado após os 07 anos de idade, tendo em vista que antes desta faixa etária é impossível a realização de teste de QI.
Algumas de suas principais causas ocorrem no período gestacional e perinatal, mas não no período pós-natal, tendo em vista que nesta fase o sistema nervoso central já está totalmente desenvolvido.
Mulher de 26 anos, nuligesta, procura atendimento médico queixando-se de falta de menstruação há cerca de 3 meses. Antes disso, suas menstruações eram normais. Nega possibilidade de gravidez, pois diz não ter relacionamento sexual há 6 meses, mesmo assim, fez dosagem do beta-hCG plasmático na véspera e o resultado foi indetectável. Refere estar passando por período de grande estresse familiar e que chegou a perder peso por causa disso. Nega galactorreia, acne, hirsutismo, oleosidade na pele, queda-de-cabelo, alterações visuais, fogachos ou outros sintomas. Diz ser saudável sem uso de medicamentos e pratica atividade física diariamente. Nega tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas. Exames físico e ginecológico normais. Índice de massa corpórea de 19,1 kg/m2. Realizadas dosagens de FSH, prolactina e TSH, cujos resultados foram considerados normais. Administrou- se acetato de medroxiprogesterona 10 mg ao dia por 7 dias e não ocorreu sangramento uterino até 15 dias após o término do medicamento. Administrou-se um ciclo de pílula anticoncepcional composta por etinilestradiol 30 mcg e levonorgestrel 150 mcg por drágea e houve sangramento uterino após o término da sequência hormonal. É correto afirmar que
síndrome dos ovários policísticos de manifestação atípica é a causa mais provável.
trata-se provavelmente de insuficiência ovariana.
não é possível descartar síndrome de Asherman.
a origem desse quadro, provavelmente, é uma disfunção hipotalâmica.
o quadro clínico e laboratorial é sugestivo de hiperplasia suprarrenal congênita de manifestação tardia.
Dos dados abaixo, o que será encontrado com maior probabilidade num homem de 50 anos, que apresenta a síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético, é
hipernatremia.
expansão de volume sem edema.
sódio urinário praticamente indetectável.
pressão arterial diastólica superior a 110 mmHg.
histórico de uso de carbonato de lítio.
Sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), assinale a alternativa INCORRETA.
Em casos de TOC graves e não respondedores ao tratamento medicamentoso, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção a ser considerada.
Estudos de neuroimagem funcional demonstram um aumento de atividade metabólica no córtex orbitofrontal, giro do cíngulo anterior e núcleo caudado de pacientes portadores de TOC.
Fatores imunológicos apresentam importante papel na gênese do TOC, como por exemplo os quadros que se iniciam após infecções por estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
Fatores preditivos de má resposta ao tratamento do TOC são: presença de tiques, história familiar de TOC, presença de depressão secundária e predomínio de compulsões.
Após a remissão dos sintomas, recomenda-se a manutenção do tratamento medicamentoso por um período de um a dois anos. Caso haja história de dois ou mais episódios graves, a medicação não deve ser descontinuada.
Com relação à etiopatogenia da endometriose, é correto afirmar:
A teoria da menstruação retrógrada é bem aceita devido ao fato de todas as mulheres com menstruação retrógrada apresentarem endometriose.
Estudos têm demonstrado que fatores imunológicos podem ter um papel importante para determinar se uma paciente desenvolverá a doença, bem como sua extensão.
Os implantes endometrióticos não apresentam a enzima aromatase, ao contrário do endométrio normal e essa diferença pode ter relação com o desenvolvimento da doença.
Fatores genéticos parecem ser muito pouco importantes, já que a incidência da doença em mulheres com antecedente familiar de primeiro grau é quase idêntica a daquelas sem antecedente familiar.
A teoria da metaplasia celômica foi abandonada, pois não existem células totipotenciais no peritônio ou no ovário, o que seria essencial para dar suporte a esta teoria.
Nos pacientes com anemia falciforme a síndrome torácica aguda é forma comum de complicação pulmonar, ocorrendo em 30 a 50% dos doentes. São achados característicos desta síndrome, EXCETO
temperatura maior ou igual a 38,5 °C.
infiltrado novo em radiografia de tórax envolvendo segmentos pulmonares.
dor torácica.
atelectasia.
taquipneia, tosse ou sibilância.
Em relação aos quadros de depressão, assinale a alternativa correta.
Algumas características dos sintomas da depressão atípicas são: hipersonia, aumento de apetite, humor reativo. Tal apresentação é mais comum no sexo masculino e em pacientes com depressão unipolar.
A ciclotimia é um transtorno em que ocorre uma perturbação crônica e flutuante do humor em que o paciente apresenta, ao longo de pelo menos 02 anos, períodos de sintomas hipomaníacos e depressivos e breves intervalos livres de doença.
A distimia é uma condição rara, descrita como um transtorno depressivo, com duração de, pelo menos, 06 meses e cuja principal característica é a de episódios depressivos recorrentes ao longo da vida.
Ciclagem rápida se caracteriza pela ocorrência de 06 ou mais episódios maníacos ou depressivos em um período de doze meses.
O CID-10 especifica a presença de características somáticas durante os quadros depressivos, tais como: dor generalizada, ou cefaleia, náuseas, vômitos e perda de apetite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...