Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a Norma Regulamentadora 17, é correto afirmar:
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam adaptação do trabalhador às condições de trabalho existentes, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, o nível de ruído recomendado é o nível de ação de 80 dB(A).
Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.
Referem-se às condições de trabalho os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário e aos equipamentos, sendo que as condições ambientais do posto de trabalho se referem a questões de insalubridade tratadas em outra Norma Regulamentadora.
Uma vez que há um limite máximo de carregamento de peso, quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser igual aquele admitido para os homens.
A Norma Regulamentadora (NR) que trata das condições e meio ambiente de trabalho na construção é a
NR 3.
NR 6.
NR 15.
NR 18.
NR 24.
Segundo a Norma Regulamentadora 9 (NR 9), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
estabelece a facultatividade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam mais de 100 trabalhadores como empregados, de medidas voltadas à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
deverá incluir a antecipação e o reconhecimento dos riscos; estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da exposição aos riscos e o registro e divulgação dos dados.
considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
deverá desenvolver suas ações no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do coordenador do PPRA e com o repasse das informações para o setor de Recursos Humanos, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
deverá adotar medidas necessárias suficientes para a eliminação e minimização ou controle dos riscos ambientais apenas quando forem verificadas que as avaliações quantitativas de exposição dos trabalhadores excedem os valores dos limites previstos na NR 15.
De acordo com a NR 7, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:
O PCMSO é um documento que deve ser homologado e registrado nas Delegacias Regionais do Trabalho, não podendo ser alterado durante o decorrer do programa.
O custeio do programa, incluindo exames complementares, poderá ser repassado ao empregado quando se tratar de exames admissionais.
O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, e para cada exame, a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional em 2 vias, uma para o RH e outra no prontuário do trabalhador.
O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deve conter as seguintes informações do trabalhador: nome, registro, riscos ocupacionais específicos existentes ou a ausência deles, indicação e resultado dos exames complementares realizados e nome do médico responsável com respectivo CRM.
Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas, deverão ser registrados em prontuário do médico coordenador do PCMSO e arquivados por 20 anos após o desligamento do trabalhador.
De acordo com a NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA
poderá, por decisão do empregador, ter seu número de representantes reduzido, bem como ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato dos seus membros.
será composta por representantes do empregador e empregados e terá um mandato de 2 anos, permitida uma reeleição.
tem como atribuição solicitar ao Serviço Especializado de Engenharia e Segurança do Trabalho que faça a identificação dos riscos do processo de trabalho e elabore o PPRA.
deve ser constituída, por estabelecimento, e mantida em regular funcionamento pelas empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
terá reuniões ordinárias trimestrais, de acordo com o calendário preestabelecido, realizadas antes ou depois do expediente normal de trabalho, com atas assinadas pelos presentes e encaminhamento de cópias para todos os membros.
Trabalhador segurado pela Previdência Social que seja vítima de acidente ou doença do trabalho notificada pela emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho, que apresente incapacidade laborativa superior a 15 dias, terá direito a partir do 16º dia de afastamento, a auxílio-doença
previdenciário a ser pago até sua alta, tendo como direito 60 dias de estabilidade a partir da data da alta.
previdenciário a ser pago até sua alta, tendo como direito a concessão de auxílio acidente.
acidentário a ser pago até sua alta, tendo como direito 12 meses de estabilidade no emprego a partir da data da alta.
acidentário a ser pago até sua alta, tendo como direito 6 meses de estabilidade no emprego a partir da data da alta.
acidentário até sua alta, quando retornará ao trabalho com direito a estabilidade por 60 dias a partir da data da alta.
pelo diafragma, dispositivo circular de látex ou de silicone, colocado junto ao colo uterino, que atua como um obstáculo mecânico impedindo o acesso dos espermatozoides ao interior do útero e também o contágio de DST.
pelo DIU, dispositivo de plástico revestido de cobre ou hormônio, colocado no interior do útero pelo médico, que atua como um obstáculo químico e também mecânico para os espermatozoides, que não conseguem alcançar as tubas uterinas.
pela pílula anticoncepcional, que contém hormônios gonadotróficos sintéticos e é capaz de impedir o desenvolvimento e a maturação do folículo ovariano, além de tornar o útero um ambiente inóspito aos espermatozoides.
pelo preservativo feminino, uma bolsa cilíndrica de poliuretano transparente e macia, colocada no interior da vagina e que atua como obstáculo mecânico à entrada dos espermatozoides no útero, protegendo também contra as DST.
Em que Norma Regulamentadora (NR) temos o Anexo que estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho?
NR 17
NR 7
NR 4
NR 9
NR 15
Quadros de demência têm sido encontrados pelos efeitos da exposição ocupacional aos seguintes metais:
chumbo e zinco.
mercúrio e arsênio.
chumbo tetraetila e zinco.
manganês e chumbo.
mercúrio e alumínio.
A exposição ocupacional ao benzeno ou às radiações ionizantes mostra associação causal com o desenvolvimento de
síndromes osteomusculares.
síndrome coronariana.
alterações no sistema respiratório.
arritmias ventriculares.
síndromes mielodisplásicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...