Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos diabéticos, é correto afirmar:
Diabetes de média ou moderada intensidade, bem controlado, não deve ser considerado impeditivo para a maioria das atividades, mesmo sem supervisão médica.
Candidato com dosagens muito instáveis e sob controle de insulina constitui um risco, quando em sua ocupação estejam incluídas tarefas nas quais necessite operar equipamentos móveis ou tarefas em que precise trabalhar próximo a máquinas.
Não há necessidade de indicação e observação de dietas, nem o controle dos índices de glicemias, principalmente no que se refere às implicações do trabalho de turno.
Para diagnóstico de diabetes o critério é glicemia de jejum maior que 128 mg/dL reconfirmado.
A Associação Americana de Diabetes considerou sem validade o teste de sobrecarga à glicose para a realização do diagnóstico de diabetes, para qualquer valor da glicemia em jejum.
Homem de 55 anos apresenta obesidade centrípeta, estrias em parede abdominal, depressão e pressão arterial de 170 x 110 mmHg. Nos exames de sangue evidenciouse Hb glicada de 9,2%, potássio de 2,6 mEq/L e ACTH extremamente aumentado, que não foi suprimido com dose alta de dexametasona. Para adotar a conduta terapêutica mais adequada deve-se realizar
tomografia computadorizada de tórax.
ressonância magnética de sela túrcica.
tomografia computadorizada de abdome.
investigação sobre hipercortisolismo factício.
dosagem noturna de cortisol salivar.
Trabalhadores portadores de epilepsia
devem ser avaliados criteriosamente e podem exercer atividades compatíveis, nas quais sua segurança e dos demais trabalhadores não fique comprometida.
podem ser submetidos a exames complementares realizados pelo médico do trabalho, dentre os quais está a Prova de Stookey.
têm o exame clínico como soberano e contam, atualmente, com a avaliação neurofisiológica da atenção realizada por médico de qualquer especialidade.
podem exercer ocupações que exigem vigilância e atenção concentrada.
podem exercer ocupações que estejam incluídas em rodízios de turno.
Homem de 82 anos procura ambulatório com quadro recente de dispneia e perda de 7 kg. O exame físico mostra nódulo tireoideano de 3,2 cm, hipercaptante à cintilografia com iodo − 131. Laboratorialmente encontrou-se T3 livre aumentado e TSH indetectável. O exame histológico deste nódulo mostrará provavelmente tratar-se de
carcinoma anaplásico.
carcinoma folicular.
carcinoma papilífero.
adenoma papilífero.
adenoma folicular.
O estudo em um grupo de indivíduos no qual se parte da constatação da ocorrência de um determinado evento e compara-se com indivíduos semelhantes nos quais tal evento não é observado denomina-se
seccional.
ecológico.
caso-controle.
coorte.
experimental.
Considere duas drogas utilizadas no tratamento do diabetes mellitus:
Droga I: agonista de receptor de GLP-1 (glucagon-like peptide 1).
Droga II: inibidora da enzima DPP4, prolongando a ação do GLP-1 endógeno.
São exemplos destas drogas, respectivamente,
acarbose e pioglitazona.
liraglutida e vildagliptina.
sitagliptina e exenatida.
insulinas detemir e lispro.
nateglinida e orlistat.
Atualmente, os estudos epidemiológicos têm contribuído nas diferentes especialidades médicas, inclusive na área da medicina do trabalho, quando aplicado com rigor científico seu conteúdo metodológico, para estabelecer as prioridades de gestão em saúde ocupacional, inclusive àquelas referentes às condições ambientais. Vários são os tipos de estudos que podem ser realizados. Os estudos
observacionais são aqueles que têm por base a observação da magnitude da ocorrência de determinados eventos com interferência direta sobre o objeto de estudo.
observacionais podem ser categorizados como descritivos e analíticos. Os analíticos também se subdividem em estudos ecológicos e experimentais.
descritivos são subdivididos em estudos seccionais e tipo caso-controle.
tipo coorte constituem uma subdivisão dos estudos descritivos. Neles, acompanha-se um grupo de indivíduos sadios, expostos e não expostos a um fator em estudo, e observa-se quem irá ou não desenvolver um determinado evento.
ecológicos, também chamados correlacionais, têm por alvo uma população determinada na qual se procura identificar e quantificar a existência de um evento específico. Fazem parte da subdivisão dos estudos analíticos que é uma categoria dos estudos observacionais.
Num simpósio de nutrição, quatro estudantes de medicina deram orientações nutricionais para perda de peso e diminuição do risco cardiovascular:
I. diminuir a quantidade de carboidratos altamente refinados e de rápida absorção (alto índice glicêmico);
II. diminuir as fontes de proteínas mais calóricas e ricas em gordura saturada;
III. estimular o consumo de fontes de gordura vegetal hidrogenada;
IV. diminuir o consumo de fontes de gorduras mono e poli-insaturadas.
São corretas APENAS as orientações
I e IV.
II e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
Homem de 48 anos com antecedente de cirrose hepática por hepatite C sem acompanhamento médico regular é trazido ao pronto-atendimento por quadro de hematêmese volumosa. Após estabilização clínica, é encaminhado para endoscopia digestiva alta na urgência. O principal achado esperado neste exame e seu respectivo tratamento são:
varizes esofágicas e ligadura endoscópica.
úlcera péptica e tratamento cirúrgico (hemigastrectomia).
esofagite e cauterização endoscópica.
úlcera péptica e omeprazol intravenoso em altas doses.
neoplasia gástrica e tratamento cirúrgico (gastrectomia total).
Considere os seguintes tipos histológicos de linfoma não-Hodgkin:
I. linfoma de Burkitt;
II. linfoma MALT;
III. linfoma difuso de grandes células B.
São exemplos de linfoma indolente, agressivo e muito agressivo, respectivamente,
II, III e I.
I, II e III.
III, II e I.
II, I e III.
I, III e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...