Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em pacientes portadores de alcoolismo grave atendidos em pronto socorro, a administração de glicose endovenosa
A Síndrome de Da Costa se caracteriza por:
quadro depressivo que se inicia mais tardiamente (após os 60 anos) associado a presença de hiperintensidade de substância branca na ressonância magnética e refratariedade a terapêutica antidepressiva.
perda de memória de fixação, associada a tremores e ataxia. Presença de alucinações visuais e abalos mioclônicos. Na ressonância magnética apresenta doença de pequenos vasos e hiperintensidade de substancia branca.
presença de alucinações visuais associada a rebaixamento do nível de consciência e desorientação temporo espacial. Freqüentemente se associa a distúrbio metabólico ou quadro infeccioso grave.
palpitações, sudorese, tremor ou rubor; associado à preocupação e angústia quanto à possibilidade de ter um transtorno grave físico; sem evidencia de perturbação significativa de estrutura ou função de órgão ou sistema.
rápida velocidade de fala com quebra da fluência, mas sem repetições ou hesitações, provocando uma redução na inteligibilidade da fala, que se mostra errática e disrítmica, com rápidos e abruptos arrancos que usualmente envolvem padrões de frases defeituosas.
Um recém-nascido (RN) de termo, adequado para a idade gestacional, com peso de nascimento de 3.180 g, desenvolve icterícia precoce, com bilirrubina indireta de 6,9 g/dl e direta de 0,7 g/dl, com quinze horas de vida. Apesar da fototerapia intensiva, evoluiu para níveis indicativos de exsangüíneo-transfusão (EXT) com 30 horas de vida, a qual foi realizada sem intercorrências. Os exames prévios à EXT revelaram tipagem sangüínea materna A Rh negativo e do RN O Rh positivo, com Coombs indireto e direto negativos, LDH de 980 U/L (normal de 170 a 580 U/L), G6PD de 55 mU/109 eritrócitos (normal de 118 a 144 mU/109 eritrócitos) e reticulócitos de 16%.
A causa para esta hiperbilirrubinemia deve ser:
defeito da estrutura lipídica da membrana eritrocitária.
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo ABO
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo Rh.
deficiência enzimática eritrocitária.
deficiência parcial da enzima hepática de conjugação da bilirrubina.
Os referenciais da bioética, em especial o principialismo de Beauchamp e Childress, marcam 4 princípios a saber:
justiça, dignidade humana, vulnerabilidade e não maleficência
autonomia, beneficência, justiça e vulnerabilidade
autonomia, beneficência, vulnerabilidade e dignidade humana
autonomia, beneficência, não maleficência e justiça
justiça, não maleficência, vulnerabilidade e dignidade humana
Assinale a alternativa que contém as doenças do sistema imunológico e reumáticas.
Uma mulher tem o pai portador de uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, com caráter recessivo, e a mãe é portadora desse mesmo gene. A sua chance de ser afetada é
Em relação aos transtornos psiquiátricos que ocorrem na gestação e no puerpério. É correto o que se afirma em:
A Depressão puerperal é observada desde as primeiras 24h do pós parto, podendo representar um novo episódio ou uma recidiva. Atinge 0,1 a 0,5% das mulheres nesse período. A introdução do antidepressivo já na maternidade é fundamental a fim de prevenir um quadro psicótico puerperal.
Descreveram-se fatores de risco na etiologia da depressão na gravidez e no puerpério, como: pertencer a estratos econômico-educacionais mais baixos; desemprego; ser mãe solteira e jovem; história familiar e pessoal de transtornos do humor; eventos de vida negativos; conflitos conjugais; falta de apoio social e ambivalência sobre a gestação.
A Tristeza pós parto inicia-se em geral 1 semana após o nascimento. É associada a amamentação e a falta de sono. Ocorre em até 50% das mulheres e frequentemente remite sem necessidade de medicação após o 3o mês do parto.
A Psicose Puerperal inicia-se geralmente de forma insidiosa, em torno da 1ª ou 2ª semana do puerpério. É observada em 10 a 15% das parturientes. O tratamento é feito com uso de medicação ou eletroconvulsoterapia.
O período do puerpério, provavelmente relacionado às alterações hormonais da amamentação, apesar da diminuição do sono, é um fator protetor em relação ao desenvolvimento de episódio de mania em mulheres com Transtorno Afetivo Bipolar.
Menina de 8 anos de idade apresenta, há um dia, "pintinhas" no rosto e no corpo. Sem febre atual, refere episódio de resfriado comum há cerca de 2 semanas. Sem outras queixas, nega doenças familiares. Nega uso de medicamentos, incluindo vacinação, nos últimos meses. Ao exame está em bom estado geral, hidratada, sem sangramentos, hematomas, com restante do exame normal, exceto pela presença de petéquias em face e tronco. É correto afirmar que:
os exames de sangue devem revelar tempo de protrombina (TP), tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) e tempo de sangramento (TS) aumentados.
deve ser solicitado mielograma para excluir a hipótese de leucose.
a sepse é a principal complicação desta doença, sendo a principal causa de morte.
a evolução para a cronicidade é freqüente (cerca de 50% dos casos).
os exames de sangue devem revelar número de plaquetas diminuído, tempo de sangramento prolongado, com tempo de protrombina (TP) normal.
Assinale a resposta que NÃO pertence às categorias de doenças relacionadas com o trabalho segundo Schilling (1984). Assim, o trabalho pode ser
tecnopata e mesopata da causa imprecisa.
de causa necessária.
provocador de um agravo de doença estabelecida.
provocador de um distúrbio latente.
fator contributivo mas não necessário.
As doenças genéticas podem ocorrer por defeitos cromossômicos, por herança autossômica recessiva ou dominante, os ligados ao X e, ainda por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...