Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 60 anos de idade, 62 kg, sexo masculino, é internado 36 horas após ciclo de quimioterapia para tratamento de linfoma não-Hodgkin, com quadro de vômitos. Exames prévios ao início do tratamento evidenciavam Cr = 0,9 mg/dL, ureia = 45 mg/dL, sem demais comorbidades. Ao exame, apresentava-se sonolento, desidratado +2/+4, com FC = 98 bpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg. Exames atuais revelam Cr = 1,8 mg/dL, ureia = 280 mg/dL, K+ = 5,1 mEq. Foi realizada hidratação intravenosa, porém o paciente apresentou 300 mL de diurese nas últimas 12 horas, com exame de urina evidenciando cilindros granulares em degeneração.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A relação BUN/creatinina plasmática normal exclui a hipótese de LRA pré-renal.Paciente de 5 anos de idade, vai à consulta pois, segundo o respectivo pai, está há três meses urinando na cama, na frequência mínima de duas vezes por semana. Ao ser interrogado, o genitor nega perdas de urina durante o dia.
Acerca desse caso, julgue os itens a seguir.
Não são necessários exames para a determinação do diagnóstico.Paciente, 60 anos de idade, 62 kg, sexo masculino, é internado 36 horas após ciclo de quimioterapia para tratamento de linfoma não-Hodgkin, com quadro de vômitos. Exames prévios ao início do tratamento evidenciavam Cr = 0,9 mg/dL, ureia = 45 mg/dL, sem demais comorbidades. Ao exame, apresentava-se sonolento, desidratado +2/+4, com FC = 98 bpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg. Exames atuais revelam Cr = 1,8 mg/dL, ureia = 280 mg/dL, K+ = 5,1 mEq. Foi realizada hidratação intravenosa, porém o paciente apresentou 300 mL de diurese nas últimas 12 horas, com exame de urina evidenciando cilindros granulares em degeneração.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A presença de cilindros granulosos em degeneração no exame de urina é mais característica de LRA pré-renal.Paciente de 5 anos de idade, vai à consulta pois, segundo o respectivo pai, está há três meses urinando na cama, na frequência mínima de duas vezes por semana. Ao ser interrogado, o genitor nega perdas de urina durante o dia.
Acerca desse caso, julgue os itens a seguir.
O quadro é reflexo de um distúrbio da maturação, não existindo um problema orgânico subjacente.Gisele, de 17 anos de idade, mora com os pais e é tabagista. Ela chegou ao consultório médico com o primeiro filho, uma criança de 30 dias de idade, sem exames pré-natais completos ou consulta de puerpério anterior. Fez queixas relacionadas ao menor, dizendo que ele apresenta disfunção respiratória, dificuldades na amamentação, secreção ocular e dermatite em períneo.
Com base no caso hipotético apresentado e considerando as informações do Caderno de Atenção à Saúde da Criança, julgue os itens a seguir.
A lavagem das mãos de todas as pessoas que têm contato com o bebê é desnecessária.Paciente, 60 anos de idade, 62 kg, sexo masculino, é internado 36 horas após ciclo de quimioterapia para tratamento de linfoma não-Hodgkin, com quadro de vômitos. Exames prévios ao início do tratamento evidenciavam Cr = 0,9 mg/dL, ureia = 45 mg/dL, sem demais comorbidades. Ao exame, apresentava-se sonolento, desidratado +2/+4, com FC = 98 bpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg. Exames atuais revelam Cr = 1,8 mg/dL, ureia = 280 mg/dL, K+ = 5,1 mEq. Foi realizada hidratação intravenosa, porém o paciente apresentou 300 mL de diurese nas últimas 12 horas, com exame de urina evidenciando cilindros granulares em degeneração.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Na LRA pré-renal, os biomarcadores estão ausentes.Lactente de 1 ano de idade, ao realizar exames esporádicos, apresentou no hemograma hemoglobina = 9 g/dL, com padrão microcítico e hipocrômico das hemácias.
Considerando o provável diagnóstico de anemia por deficiência de ferro, julgue os itens a seguir.
Os polifenóis, os fitatos, o cálcio, a caseína e as proteínas de legumes são fatores dietéticos inibidores da absorção do ferro. O ácido ascórbico, bem como o tecido muscular (ferro heme), estimula a absorção de ferro.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...