Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Teresa, de 72 anos de idade, mudou-se para a casa do filho recentemente, após alta hospitalar, com diagnóstico de AVE isquêmico, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica (HAS), hemiplegia à direita e presença de úlcera por pressão em calcâneo direito categoria I. A dieta de Teresa era pastosa e ela se alimentava com auxílio. Mãe e filho recebiam a visita dos agentes comunitários de saúde (ACS).
Considerando esse caso clínico e a Política Nacional de Atenção Básica, julgue os itens a seguir.
Os agentes devem realizar a busca ativa para encontrar a usuária.Paciente, 63 anos de idade, sexo masculino, refere ter iniciado quadro de edema ascendente de MMII, que evoluiu para anasarca há 6 meses, associado a espumúria. Ao exame físico, apresenta PA = 150 mmHg x 80 mmHg, edema de MMII (+2/+4) e edema periorbital discreto. Apresenta abdome globoso e piparote +. Exames laboratoriais mostram Cr = 1,2 mg/dL, Ur = 54 mg/dL, proteinúria = 5 g/24 h, EAS com proteínas +++ e sem hematúria; albumina = 2,8 g/dL, sorologias para hepatite B, C e HIV negativas, colesterol total = 305 mg/dL, triglicérides = 250 mg/dL, LDL = 180 mg/dL e USG de rins normal. A biópsia renal revelou espessamento da membrana basal glomerular (MBG) com espículas à microscopia óptica, e a imunofluorescência indica depósitos de IgG, de IgM e de C3 de padrão granular nas alças capilares.
Em relação ao caso clínico mencionado, julgue os itens a seguir.
A nefropatia membranosa cursa com consumo de complemento.Lactente de 1 ano de idade, ao realizar exames esporádicos, apresentou no hemograma hemoglobina = 9 g/dL, com padrão microcítico e hipocrômico das hemácias.
Considerando o provável diagnóstico de anemia por deficiência de ferro, julgue os itens a seguir.
O aleitamento materno prologado evita a aparição dessa doença.Teresa, de 72 anos de idade, mudou-se para a casa do filho recentemente, após alta hospitalar, com diagnóstico de AVE isquêmico, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica (HAS), hemiplegia à direita e presença de úlcera por pressão em calcâneo direito categoria I. A dieta de Teresa era pastosa e ela se alimentava com auxílio. Mãe e filho recebiam a visita dos agentes comunitários de saúde (ACS).
Considerando esse caso clínico e a Política Nacional de Atenção Básica, julgue os itens a seguir.
Os ACS devem realizar a adscrição da família em base geográfica definida na respectiva macrorregião.Paciente, 63 anos de idade, sexo masculino, refere ter iniciado quadro de edema ascendente de MMII, que evoluiu para anasarca há 6 meses, associado a espumúria. Ao exame físico, apresenta PA = 150 mmHg x 80 mmHg, edema de MMII (+2/+4) e edema periorbital discreto. Apresenta abdome globoso e piparote +. Exames laboratoriais mostram Cr = 1,2 mg/dL, Ur = 54 mg/dL, proteinúria = 5 g/24 h, EAS com proteínas +++ e sem hematúria; albumina = 2,8 g/dL, sorologias para hepatite B, C e HIV negativas, colesterol total = 305 mg/dL, triglicérides = 250 mg/dL, LDL = 180 mg/dL e USG de rins normal. A biópsia renal revelou espessamento da membrana basal glomerular (MBG) com espículas à microscopia óptica, e a imunofluorescência indica depósitos de IgG, de IgM e de C3 de padrão granular nas alças capilares.
Em relação ao caso clínico mencionado, julgue os itens a seguir.
A GESF cursa com depósitos imunes, promovendo a fusão de podócitos.Lactente de 1 ano de idade, ao realizar exames esporádicos, apresentou no hemograma hemoglobina = 9 g/dL, com padrão microcítico e hipocrômico das hemácias.
Considerando o provável diagnóstico de anemia por deficiência de ferro, julgue os itens a seguir.
A deficiência de ferro é a causa mais frequente de anemia nutricional da infância.Gisela, de 20 anos de idade, chegou a uma unidade de saúde acompanhada por duas crianças de 3 e 5 anos de idade com queixas de prurido generalizado tanto no corpo quanto no couro cabeludo, além de pequenas lesões na pele. O médico avaliou Gisela e as crianças e constatou que a mulher apresentava várias picadas de carrapato pelo corpo. Já as crianças foram diagnosticadas com pediculose.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O modelo hegemônico de atenção à saúde tem ênfase no biologismo e no individualismo. Já o modelo sanitarista busca intervir em problemas e em necessidades de saúde. O modelo popular enfatiza o cuidado com as populações mais carentes.Paciente, 63 anos de idade, sexo masculino, refere ter iniciado quadro de edema ascendente de MMII, que evoluiu para anasarca há 6 meses, associado a espumúria. Ao exame físico, apresenta PA = 150 mmHg x 80 mmHg, edema de MMII (+2/+4) e edema periorbital discreto. Apresenta abdome globoso e piparote +. Exames laboratoriais mostram Cr = 1,2 mg/dL, Ur = 54 mg/dL, proteinúria = 5 g/24 h, EAS com proteínas +++ e sem hematúria; albumina = 2,8 g/dL, sorologias para hepatite B, C e HIV negativas, colesterol total = 305 mg/dL, triglicérides = 250 mg/dL, LDL = 180 mg/dL e USG de rins normal. A biópsia renal revelou espessamento da membrana basal glomerular (MBG) com espículas à microscopia óptica, e a imunofluorescência indica depósitos de IgG, de IgM e de C3 de padrão granular nas alças capilares.
Em relação ao caso clínico mencionado, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico para o caso clínico descrito é a nefropatia membranosa, que se caracteriza pelo espessamento da MBG e por depósitos imunes localizados nos espaços subepiteliais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...