Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, previamente hígida, está há dois dias com febre alta (39 °C 40 °C), prostração, vômitos, dor abdominal e dor de garganta com recusa alimentar, sem sintomas de rinorreia ou obstrução nasal. Há 12 horas, surgiu rash eritematoso de textura áspera no tórax, disseminando-se para o pescoço. No momento do exame físico, a paciente apresenta-se febril, com rash no tronco, no pescoço e nos membros, hiperemia e edema de amígdalas, com presença de exsudato purulento, edema, petéquias na úvula e no palato mole, e hiperemia intensa de face com palidez perioral, sem alterações de conjuntivas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico dessa patologia é essencialmente clínico, e não há necessidade de testes específicos.Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, com infarto agudo do miocárdio sem supra de ST há 24 horas, encontra-se internado na UTI. Está recebendo medicações otimizadas. O médico do plantão foi chamado, pois o paciente estava hipotenso, sudorético e com confusão mental. O médico observou o monitor eletrocardiográfico do paciente e solicitou um ECG.
Com base nesse caso clínico, e considerando o resultado do exame apresentado, julgue os itens a seguir.
Um cardiodesfibrilador no paciente deve ser implantado, se a fração de ejeção for menor que 35%.D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Pode-se identificar pelo menos quatro fatores de risco associados à estenose carotídea no caso desse paciente.Paciente de 47 anos de idade, sexo masculino, etilista de 12 latas de cerveja/dia, há 20 dias apresenta náusea e anorexia. Ao exame físico, apresenta icterícia 1+/4+, telangiectasias, circulação colateral em abdome e ascite. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina de 11,2, TGO = 124, TGP = 98, albumina = 2,7, INR = 1,2 e bilirrubina total = 2,2, indicando flapping. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pela situação apresentada, deve-se solicitar ultrassonagrafia de abdome e, se tiver alterações difusas do parênquima, com veia porta superior a 0,8 cm, pode haver indícios de hipertensão portal.
Paciente, 22 anos de idade, chega ao setor de emergência dizendo acho que estou enlouquecendo. Afirma que, nos últimos três meses, tem apresentado súbitos episódios de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, tontura, sensação de que vai morrer. Relata que o primeiro episódio ocorreu quando estava em casa sem pensar em nada de relevante, e que o episódio durou aproximadamente 20 minutos, embora tenha a sensação de ter sido muito mais. Desde então, tem tido episódios semelhantes uma ou duas vezes por dia, todos os dias, tendo, como consequência, uma constante preocupação com o momento em que ocorrerá o próximo ataque. Esteve na emergência do hospital duas vezes nas últimas semanas, convencido de estar sofrendo um infarto, mas os resultados de todos os exames solicitados foram normais. Nega uso de drogas e só usa álcool ocasionalmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno é caracterizado pela presença de ataques inesperados que ocorrem de forma recorrente e são caracterizados por surgimento abrupto de intensa sensação de medo ou grande desconforto.Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, previamente hígida, está há dois dias com febre alta (39 °C 40 °C), prostração, vômitos, dor abdominal e dor de garganta com recusa alimentar, sem sintomas de rinorreia ou obstrução nasal. Há 12 horas, surgiu rash eritematoso de textura áspera no tórax, disseminando-se para o pescoço. No momento do exame físico, a paciente apresenta-se febril, com rash no tronco, no pescoço e nos membros, hiperemia e edema de amígdalas, com presença de exsudato purulento, edema, petéquias na úvula e no palato mole, e hiperemia intensa de face com palidez perioral, sem alterações de conjuntivas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Trata-se provavelmente de escarlatina, e tem como agente causador o Streptococcus pyogenes, embora a paciente não pertença à faixa etária de maior incidência da doença, mais comum em lactentes.Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, com infarto agudo do miocárdio sem supra de ST há 24 horas, encontra-se internado na UTI. Está recebendo medicações otimizadas. O médico do plantão foi chamado, pois o paciente estava hipotenso, sudorético e com confusão mental. O médico observou o monitor eletrocardiográfico do paciente e solicitou um ECG.
Com base nesse caso clínico, e considerando o resultado do exame apresentado, julgue os itens a seguir.
No paciente deve ser realizada cardioversão sincronizada imediatamente com 200 Joules em desfibrilador bifásico.D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Se necessário, é correto indicar a ressonância nuclear magnética com contraste iodado, administrado por via endovenosa, para avaliação pré-operatória do paciente, tendo em vista melhor visualização da luz do aneurisma e a respectiva anatomia.Paciente, 22 anos de idade, chega ao setor de emergência dizendo acho que estou enlouquecendo. Afirma que, nos últimos três meses, tem apresentado súbitos episódios de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, tontura, sensação de que vai morrer. Relata que o primeiro episódio ocorreu quando estava em casa sem pensar em nada de relevante, e que o episódio durou aproximadamente 20 minutos, embora tenha a sensação de ter sido muito mais. Desde então, tem tido episódios semelhantes uma ou duas vezes por dia, todos os dias, tendo, como consequência, uma constante preocupação com o momento em que ocorrerá o próximo ataque. Esteve na emergência do hospital duas vezes nas últimas semanas, convencido de estar sofrendo um infarto, mas os resultados de todos os exames solicitados foram normais. Nega uso de drogas e só usa álcool ocasionalmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A situação trata de um transtorno crônico que afeta aproximadamente 5% da população ao longo da vida, atingindo duas vezes mais homens que mulheres, especialmente entre a terceira e a quarta década da vida.Paciente, sexo masculino, 30 anos de idade, relata odinofagia importante na consulta. Refere ter HIV e não tomar seu remédio há dois anos. O médico solicita uma endoscopia digestiva alta, que revela placas confluentes, reversíveis à insuflação, que cobrem circunferencialmente pelo menos 50% da mucosa.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Acomote pacientes com CD4 menor que 250 células/mm³.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...