Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
No caso de dissecção de aorta, é comumente encontrada em homens menores de 40 anos de idade, e estando vinculadas, na maioria das vezes, à arterite de Takayasu.Paciente, seis anos de idade, buscou atendimento psicológico por iniciativa dos pais, os quais apresentaram as seguintes queixas: agressividade, falta de limites, agitação, impulsividade e desatenção em casa. Segundo os pais, a procura por apoio profissional foi motivada também por constantes reclamações da escola (professores, coordenadora e diretora) a respeito do comportamento da filha.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Entre as comorbidades psiquiátricas mais associadas a esse transtorno na infância, as mais prevalentes são o transtorno depressivo maior, os transtornos de ansiedade e o transtorno de aprendizagem.Considere hipoteticamente que chega ao consultório um lactente de 5 meses de idade. A mãe relata que o filho apresenta diarreia há pelo menos quatro semanas, em alguns episódios com presença de muco e raias de sangue. Na primeira semana, apresentou alguns episódios de vômito, que cederam com o decorrer dos dias. Recebeu aleitamento materno exclusivo até os três meses, quando foi iniciada a complementação com fórmula para lactente de primeiro semestre. Houve pouco ganho ponderal no último mês, no entanto, o paciente encontra-se eutrófico, hidratado, em bom estado geral. Ao exame físico, observam-se lesões eritematosas em áreas de dobras e na face, compatíveis com dermatite atópica. Não há assaduras no períneo, e o abdome encontra-se levemente distendido, sem alterações com a palpação.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Não se pode distinguir, apenas com as informações desse caso clínico, se o paciente apresenta intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite da vaca, de forma que a conduta mais adequada é a solicitação de exames laboratoriais específicos para cada uma.Paciente, sexo masculino, 77 anos de idade, apresenta sopro sistólico 3+/6+, em foco aórtico, com irradiação para carótida, e vai a consulta por apresentar síncopes de repetição. É hipertenso prévio.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os pacientes que realizam troca valvar cirúrgica com fração de ejeção menor que 35% e gradiente médio aumentado apresentam mortalidade intra-hospitalar de 21% e de até 30% em três anos.D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Aneurisma é definido como uma dilatação focal e permanente da artéria com um aumento de pelo menos três centímetros.Paciente, seis anos de idade, buscou atendimento psicológico por iniciativa dos pais, os quais apresentaram as seguintes queixas: agressividade, falta de limites, agitação, impulsividade e desatenção em casa. Segundo os pais, a procura por apoio profissional foi motivada também por constantes reclamações da escola (professores, coordenadora e diretora) a respeito do comportamento da filha.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Esse caso clínico é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo um dos mais comuns em crianças e adolescentes, caracterizado pelo binômio sintomatológico de desatenção e hiperatividade.Considere hipoteticamente que chega ao consultório um lactente de 5 meses de idade. A mãe relata que o filho apresenta diarreia há pelo menos quatro semanas, em alguns episódios com presença de muco e raias de sangue. Na primeira semana, apresentou alguns episódios de vômito, que cederam com o decorrer dos dias. Recebeu aleitamento materno exclusivo até os três meses, quando foi iniciada a complementação com fórmula para lactente de primeiro semestre. Houve pouco ganho ponderal no último mês, no entanto, o paciente encontra-se eutrófico, hidratado, em bom estado geral. Ao exame físico, observam-se lesões eritematosas em áreas de dobras e na face, compatíveis com dermatite atópica. Não há assaduras no períneo, e o abdome encontra-se levemente distendido, sem alterações com a palpação.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Ao optar-se por teste terapêutico tanto para intolerância a lactose quanto para alergia à proteína do leite da vaca, a conduta correta é a substituição da fórmula mencionada por fórmula de hidrolisado proteico sem lactose e a suspensão do leite materno.Paciente, sexo masculino, 77 anos de idade, apresenta sopro sistólico 3+/6+, em foco aórtico, com irradiação para carótida, e vai a consulta por apresentar síncopes de repetição. É hipertenso prévio.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A prótese Braile, utilizada em trocas valvares, apresenta camada simples de pericárdio ovino.D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que, de forma geral, a intensidade do sopro carotídeo não tem correlação com o grau de estenose carotídea.Paciente, 22 anos de idade, chega ao setor de emergência dizendo acho que estou enlouquecendo. Afirma que, nos últimos três meses, tem apresentado súbitos episódios de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, tontura, sensação de que vai morrer. Relata que o primeiro episódio ocorreu quando estava em casa sem pensar em nada de relevante, e que o episódio durou aproximadamente 20 minutos, embora tenha a sensação de ter sido muito mais. Desde então, tem tido episódios semelhantes uma ou duas vezes por dia, todos os dias, tendo, como consequência, uma constante preocupação com o momento em que ocorrerá o próximo ataque. Esteve na emergência do hospital duas vezes nas últimas semanas, convencido de estar sofrendo um infarto, mas os resultados de todos os exames solicitados foram normais. Nega uso de drogas e só usa álcool ocasionalmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente deve sempre ser orientado quanto ao fato de que esse transtorno é uma doença com recaídas frequentes, sendo o reaparecimento dos ataques sinônimo de recaída, e sempre sendo indicada a reintrodução do medicamento.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...