Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, com infarto agudo do miocárdio sem supra de ST há 24 horas, encontra-se internado na UTI. Está recebendo medicações otimizadas. O médico do plantão foi chamado, pois o paciente estava hipotenso, sudorético e com confusão mental. O médico observou o monitor eletrocardiográfico do paciente e solicitou um ECG.
Com base nesse caso clínico, e considerando o resultado do exame apresentado, julgue os itens a seguir.
A maior causa dessa arritmia é o infarto agudo do miocárdio.Paciente V. F. L. S., 71 anos de idade, foi levado à unidade de saúde com queixa de dor e distensão abdominal há dois dias, além de episódios de êmese de odor fétido segundo relato da filha. Ele encontra-se acamado há seis meses após episódio de AVE isquêmico. Ao exame físico: paciente em REG, hipocorado (++/+4), desidratado (++/+4), afebril, acianótico, anictérico; PA = 100 mmHg x 70 mmHg; FC = 98 bpm; FR = 25 irpm; SatO2 = 91%; abdome distendido, doloroso difusamente, sem outros achados. Segundo a acompanhante, o paciente encontra-se anúrico há 12 horas.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Caso o referido paciente for submetido à cirurgia de Hartmann e, até o quarto dia de pós-operatório, mantiver má aceitação da dieta, deverá ser introduzida a nutrição parenteral.Paciente, 56 anos de idade, foi trazido pelo irmão à unidade de pronto-atendimento hospitalar apresentando tremor, rigidez, bradicinesia e salivação excessiva. O irmão afirma que a dose de haloperidol foi aumentada há poucos dias, por um outro médico que atendeu o paciente. Relatou que o médico que o acompanha está em férias. Ao exame, percebese diminuição dos reflexos posturais.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O uso concomitante de lítio também aumenta o risco para essa síndrome, cujo tratamento tem base na retirada do antipsicótico, seguida de medidas de suporte, como resfriamento, hidratação, oxigenação e ventilação mecânica.Paciente, sexo masculino, 30 anos de idade, relata odinofagia importante na consulta. Refere ter HIV e não tomar seu remédio há dois anos. O médico solicita uma endoscopia digestiva alta, que revela placas confluentes, reversíveis à insuflação, que cobrem circunferencialmente pelo menos 50% da mucosa.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A cultura é importante para o grau de sensibilidade ao fluconazol, uma vez que a sensibilidade e especificidade no achado endoscópico é bem elevada.Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro confuso e desorientado, entrando em parada cardíaca durante o atendimento inicial da equipe de emergência. Entrou em ritmo de fibrilação ventricular, retornando à circulação corporal espontânea após quatro ciclos de RCP, utilizando como base o ACLS. Posteriormente, foi para a UTI. Foi realizado ECO que evidenciou recessos intertrabeculares, fração de ejeção de 44%, sobrecarga biatrial.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A parede do ventrículo esquerdo pode se encontrar espessada nos segmentos apical e inferior.Paciente V. F. L. S., 71 anos de idade, foi levado à unidade de saúde com queixa de dor e distensão abdominal há dois dias, além de episódios de êmese de odor fétido segundo relato da filha. Ele encontra-se acamado há seis meses após episódio de AVE isquêmico. Ao exame físico: paciente em REG, hipocorado (++/+4), desidratado (++/+4), afebril, acianótico, anictérico; PA = 100 mmHg x 70 mmHg; FC = 98 bpm; FR = 25 irpm; SatO2 = 91%; abdome distendido, doloroso difusamente, sem outros achados. Segundo a acompanhante, o paciente encontra-se anúrico há 12 horas.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Tratando-se do paciente idoso, a presença de sigmoide redundante é fator que contribui para a patogenia de vólvulo.Paciente, 56 anos de idade, foi trazido pelo irmão à unidade de pronto-atendimento hospitalar apresentando tremor, rigidez, bradicinesia e salivação excessiva. O irmão afirma que a dose de haloperidol foi aumentada há poucos dias, por um outro médico que atendeu o paciente. Relatou que o médico que o acompanha está em férias. Ao exame, percebese diminuição dos reflexos posturais.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
A taquicardia e a arritmia podem existir, nesse caso, e podem levar ao colapso cardíaco, sendo o diagnóstico confirmado com alterações de enzimas hepáticas e leucocitose (15.000 a 30.000) com desvio à esquerda, em 40% dos casos.Paciente, sexo masculino, 30 anos de idade, relata odinofagia importante na consulta. Refere ter HIV e não tomar seu remédio há dois anos. O médico solicita uma endoscopia digestiva alta, que revela placas confluentes, reversíveis à insuflação, que cobrem circunferencialmente pelo menos 50% da mucosa.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Trata-se de infecção grau 2, pela classificação endoscópica de Wilcox.Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro confuso e desorientado, entrando em parada cardíaca durante o atendimento inicial da equipe de emergência. Entrou em ritmo de fibrilação ventricular, retornando à circulação corporal espontânea após quatro ciclos de RCP, utilizando como base o ACLS. Posteriormente, foi para a UTI. Foi realizado ECO que evidenciou recessos intertrabeculares, fração de ejeção de 44%, sobrecarga biatrial.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As cardiopatias congênitas acianóticas têm relação especial, entre as cardiopatias congênitas, com essa patologia.Paciente V. F. L. S., 71 anos de idade, foi levado à unidade de saúde com queixa de dor e distensão abdominal há dois dias, além de episódios de êmese de odor fétido segundo relato da filha. Ele encontra-se acamado há seis meses após episódio de AVE isquêmico. Ao exame físico: paciente em REG, hipocorado (++/+4), desidratado (++/+4), afebril, acianótico, anictérico; PA = 100 mmHg x 70 mmHg; FC = 98 bpm; FR = 25 irpm; SatO2 = 91%; abdome distendido, doloroso difusamente, sem outros achados. Segundo a acompanhante, o paciente encontra-se anúrico há 12 horas.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Considerando o diagnóstico de vólvulo de sigmoide, a ressecção do segmento acometido com anastomose primária seria a melhor tática cirúrgica.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...