Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, procurou o pronto-socorro com queixa de dor em aperto no epigástrio, que não melhorava com uso de remédios ou alimentação. Além disso, tinha diarreia não mucosanguinolenta com frequência de cinco vezes por dia, principalmente pela manhã e à noite. Hemograma normal. Foi submetido posteriormente a uma endoscopia digestiva alta que demonstrou laringe, esôfago, estômago e piloro normais, mas presença, na segunda porção duodenal, de várias erosões com fibrina em seu centro e acentuado enantema, intercalado com mucosa íntegra. Perda da nitidez dos pregueamentos. Foi realizado biópsia para anatomopatológico que indicou duodenite crônica, moderada, com infiltrado linfoplasmocitário. Há áreas de exulceração. Foi então diagnosticado com doença de Crhon (DC).
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
É uma doença que acomete pessoas com nível socioeconômico baixo.Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Esse é o desenho de um estudo tipo coorte retrospectiva, podendo ser com ou sem exposição. Nesse caso, a categorização é feita na presença ou não de exposição, com sujeitos seguidos transversalmente. É adequado para acompanhar a incidência do agravo em saúde, não importando se os sujeitos estão livres de doença.
Paciente de 4 anos de idade, sexo masculino, foi levado à consulta pelos pais, os quais relatam que, há cerca de um mês, observaram mudança no comportamento do filho, que vem apresentando quedas frequentes, tremores e mudanças progressivas no jeito de andar e de falar, deambulando como se estivesse embriagado, optando por brincadeiras que pode realizar sentado, e apresentando dificuldade ao levantar-se do chão. Ao exame clínico, apresentou marcha de base alargada, disdiadococinesia, incapacidade de realizar prova dedo-nariz e disartria. Foi solicitada ressonância magnética de encéfalo, que evidenciou massa heterogênea captante de contraste em linha média do cerebelo, invadindo o quarto ventrículo, compatível com meduloblastoma.
Acerca desse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a respeito dos tumores de sistema nervoso central na infância, julgue os itens a seguir.
O meduloblastoma é o tumor cerebral mais associado à neurofibromatose tipo 1, de forma que se deve pesquisar, nesse paciente, manchas café com leite e efélides axilares, entre outros achados típicos dessa facomatose.Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em pronto-atendimento com quadro de tosse secretiva e febre há dois dias. Há 24 horas vem apresentando dor abdominal e taquidispneia; é portadora de diabetes mellitus tipo 1, mas, como o apetite estava reduzido, há um dia não faz uso de insulina. Apresentase com PA de 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 96 bpm, desidratada (+2/+4) e FR = 26 imp. Exames de entrada mostram: glicemia capilar de 400 mg/dL, hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 13.500/mm3 com 7% de bastões. Gasometria arterial apresenta os seguintes valores: pH = 7,25, pCO 2 = 2 0, pO2 = 92, bicarbonato 12, com Sat O2 = 92% em ar ambiente, Na 142 mEq/L e Cl = 101 mEq/L.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que as possíveis etiologias dos distúrbios ácido-básico, no caso em questão, sejam atribuídas à cetoacidose diabética e ao distúrbio respiratório de causa infecciosa.Paciente, 17 anos de idade, comparece a consulta na unidade básica, pois se preocupa com contracepção, visto que está amamentando há sete meses e tem um novo parceiro. Em seu histórico, não há patologias.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode-se usar DIU de cobre, apesar de ser uma relação nova.Mulher de 51 anos de idade, solteira, HIV positivo, sem tratamento, foi admitida no hospital em estado de mal convulsivo. A paciente era previamente hígida, exceto por herpes-zóster ocorrido há dois anos. Há seis meses, estava em investigação de doença neurológica que iniciou como disfasia súbita, com lenta progressão para monoparesia (membro superior direito), hemiparesia e hemiplegia à direita. Houve perda ponderal de 10 kg no período. Ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio, realizada cinco meses antes da internação, mostrou hipersinal na substância branca do hemisfério cerebral esquerdo. Na admissão hospitalar, encontrava-se em mau estado geral, gemente, afásica e hemiplégica à direita. Apresentava hiper-reflexia à direita, com sinal de Babinski nesse lado. Reflexos oculares normais. Após o controle das crises, manteve-se clinicamente estável, afebril, orientada no tempo e no espaço, com disfasia de expressão. Nova RNM mostrou, em relação ao exame anterior, aumento na extensão das áreas de hipersinal, comprometendo a substância branca nos lobos frontal e parietal esquerdos, sem impregnação anômala do gadolínio. Observaram-se lesões envolvendo o tálamo à esquerda e a substância branca frontoparietal direita (áreas de gliose e (ou) desmielinização). Foi solicitado CD 4 de 34/mm³ e carga viral de 217 mil cópias/mL.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
A maioria dos casos de infecção pelo vírus JC é com CD 4 < 100/mm³.Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Esse se trata de um estudo descritivo tipo transversal, em que se coletam informações e o desfecho/doença em um grupo de indivíduos, em um ponto fixo de tempo ou em um período específico do tempo. Com esse desenho, podem-se obter informações quanto à razão de prevalência ou de prevalência relativa, porém não se pode distinguir se a exposição ocorreu antes do desenvolvimento da doença, pois a coleta de informações é simultânea durante a entrevista.
Um lactente de 3 meses de idade, previamente hígido, nascido a termo, com peso adequado, sem intercorrências no período neonatal, chega à emergência trazido pela mãe, que relata que, há dois dias, o filho apresentava quadro de rinorreia, espirros, tosse, febre, com temperatura axilar máxima de 38,5 ºC. Com o passar das horas, a tosse intensificou-se, e o paciente tornou-se irritado, com dificuldade de mamar em razão da taquidispneia. A mãe relata que, há algumas horas, o filho apresenta chiado no peito. Ao exame físico, observa-se agitação, FR > 70, tiragem subcostal e batimento de asas do nariz, além de sibilos à ausculta. A mãe nega episódios prévios de sibilância e história familiar de asma ou de alergias de pele.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A frequência respiratória aumentada contraindica a nutrição por via oral e, em casos de taquidispneia grave, mesmo a alimentação por sonda deve ser descontinuada.Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em pronto-atendimento com quadro de tosse secretiva e febre há dois dias. Há 24 horas vem apresentando dor abdominal e taquidispneia; é portadora de diabetes mellitus tipo 1, mas, como o apetite estava reduzido, há um dia não faz uso de insulina. Apresentase com PA de 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 96 bpm, desidratada (+2/+4) e FR = 26 imp. Exames de entrada mostram: glicemia capilar de 400 mg/dL, hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 13.500/mm3 com 7% de bastões. Gasometria arterial apresenta os seguintes valores: pH = 7,25, pCO 2 = 2 0, pO2 = 92, bicarbonato 12, com Sat O2 = 92% em ar ambiente, Na 142 mEq/L e Cl = 101 mEq/L.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que o distúrbio ácido-básico do caso clínico cursa com ânion gap (AG) aumentado.Paciente, 17 anos de idade, comparece a consulta na unidade básica, pois se preocupa com contracepção, visto que está amamentando há sete meses e tem um novo parceiro. Em seu histórico, não há patologias.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Devem-se evitar contraceptivos orais combinados, pois são categoria 3, caso tenha histórico familiar deTVP/EP (parentes de primeiro grau).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...