Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 55 anos de idade, chega à consulta por apresentar sangramento via vaginal em pequena quantidade. Entrou na menopausa com 47 anos de idade e não realizou terapia hormonal por ser obesa e fazer tratamento para hipertensão arterial sistêmica.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Evidenciou-se imagem vegetante ao se realizar a histeroscopia. O anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma endometrioide típico. Esse achado confere um prognóstico pior do que os não endometrioides.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Pela instabilidade hemodinâmica, deve-se utilizar alteplase como terapêutica.Considere hipoteticamente que o médico J. B. S trabalha em uma unidade de saúde de determinado município e faz plantões em um pronto-socorro da região. Durante o trabalho, ele percebe que grande parte dos pacientes da unidade de saúde apresenta condições crônicas, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Enquanto isso, no pronto-socorro, percebe agudização das condições crônicas daqueles pacientes que não aderem ao tratamento, somada a condições agudas, e pessoas vítimas de lesões por causas externas (atropelamentos e lesões por armas de fogo e por armas brancas). Outro fato que J. B. S. sempre observa é que os gestores de saúde da região não fornecem respostas adequadas e coerentes aos problemas. A respeito da situação apresentada, das redes de atenção à saúde e do quadro de saúde da região, julgue os itens a seguir. As condições de saúde revelam uma importância relativa crescente das condições crônicas no quadro epidemiológico. Os principais fatores determinantes do aumento das condições crônicas são as mudanças demográficas, as mudanças nos padrões de consumo e nos estilos de vida, a urbanização acelerada e as estratégias mercadológicas.
Paciente, sexo masculino, de 45 anos de idade, tabagista, 60 kg, em uso de paroxetina, foi admitido no pronto-atendimento com quadro de tosse seca e hemoptoicos há 15 dias. Apresentava-se sem sinais de hipervolemia, com Glasgow 15 e Na + = 127 mEq/L. Durante internação, ficou em uso de SG 5%, evoluindo no dia subsequente com náuseas, cefaleia, confusão mental e queda de Na + = 117 mEq/L.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.
A SIHAD tem as seguintes características: hiponatremia, hipotonicidade, urina inapropriadamente concentrada, sódio urinário elevado e hipouricemia.Paciente, 55 anos de idade, chega à consulta por apresentar sangramento via vaginal em pequena quantidade. Entrou na menopausa com 47 anos de idade e não realizou terapia hormonal por ser obesa e fazer tratamento para hipertensão arterial sistêmica.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Deve-se realizar ecografia nesse caso e, se o endométrio for menor do que 5 mm, deve-se fazer avaliação histológica.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Pelo escore de Wells, esse paciente tem alta probabilidade de ter TEP.O paciente A. C. L, sexo masculino, de 40 anos de idade, é encaminhado à UPA pelo médico da Estratégia Saúde da Família, com quadro de agitação e agressividade extrema. O médico foi informado pelos familiares de que se trata de paciente com antecedente de uso abusivo de álcool há vários anos e início recente de uso de crack. Também relataram que o paciente, há aproximadamente uma hora, foi encontrado na cozinha com uma faca, alegando que iria matar um agressor que estava na casa. Diante disso, a família solicita que o médico interne o paciente, mesmo com a respectiva recusa. Considerando esse caso clínico hipotético, as políticas públicas de enfrentamento ao álcool e às drogas, a política de saúde mental e a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde, assim como a conduta médica, julgue os itens a seguir. Os antipsicóticos típicos e atípicos são medicações fundamentais no controle dos sintomas psicóticos positivos, como o embotamento psíquico e as alucinações. Apesar disso, o uso prolongado, sobretudo dos atípicos de alta potência, provoca progressiva distonia, acatisia e perda da mímica facial por ocorrência de efeitos piramidais.
Paciente, sexo masculino, de 45 anos de idade, tabagista, 60 kg, em uso de paroxetina, foi admitido no pronto-atendimento com quadro de tosse seca e hemoptoicos há 15 dias. Apresentava-se sem sinais de hipervolemia, com Glasgow 15 e Na + = 127 mEq/L. Durante internação, ficou em uso de SG 5%, evoluindo no dia subsequente com náuseas, cefaleia, confusão mental e queda de Na + = 117 mEq/L.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Os sinais e (ou) sintomas clínicos são decorrentes de desidratação das células neuronais.Paciente, 36 anos de idade, vai à consulta com queixa de corrimento vaginal que se iniciou há uma semana.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, ao exame a fresco, forem observados flagelos, deve-se tratar com metronidazol creme por sete dias, e sempre tratar o parceiro.Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, procurou o pronto-socorro com queixa de dor em aperto no epigástrio, que não melhorava com uso de remédios ou alimentação. Além disso, tinha diarreia não mucosanguinolenta com frequência de cinco vezes por dia, principalmente pela manhã e à noite. Hemograma normal. Foi submetido posteriormente a uma endoscopia digestiva alta que demonstrou laringe, esôfago, estômago e piloro normais, mas presença, na segunda porção duodenal, de várias erosões com fibrina em seu centro e acentuado enantema, intercalado com mucosa íntegra. Perda da nitidez dos pregueamentos. Foi realizado biópsia para anatomopatológico que indicou duodenite crônica, moderada, com infiltrado linfoplasmocitário. Há áreas de exulceração. Foi então diagnosticado com doença de Crhon (DC).
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O padrão das lesões na colonoscopia é geralmente inflamação limitada com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...