Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 34 anos de idade, é hospitalizada na unidade psiquiátrica devido à ideação suicida. Exigente, inicia o primeiro contato com o psiquiatra relatando que está desesperada e aborrecida. Relata uma história de mais de cinco anos de rápidas crises episódicas de ansiedade e de depressão, além de várias tentativas suicidas e comportamento impulsivo, nunca se fixando em um emprego, e, também, promiscuidade sexual. Pergunta ao médico se poderia ser lésbica, embora a maior parte das respectivas experiências sexuais tenha sido com homens. Após alguns dias internada, ela reclama para o psiquiatra que todas as enfermeiras no andar não sabem o que estão fazendo e que são mal-educadas. Mais tarde, diz à enfermeira responsável que ela é a melhor em todo o andar e que gostaria que o psiquiatra se importasse com o bem-estar dela tanto quanto a enfermeira.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A característica essencial desse transtorno é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
A hipocalemia está entre as complicações mais comuns do tratamento da cetoacidose, associada à queda abrupta da glicose plasmática.Paciente, sexo masculino, 58 anos de idade, chega à UTI após ser submetido a cirurgia de revascularização miocárdica. No pré-operatório, o ECO tinha fração de ejeção (FE) de 42% às custas de hipocinesia difusa. O paciente chega à UTI em uso de noradrenalina 20 mL/h e dobutamina 15 mcg/kg/min. ECG sem alterações relevantes em relacão ao exame do pré-operatório. FC = 130 bpm com ritmo sinusal, e PA = 80 mmHg x 52 mmHg. Nas primeiras duas horas de pós-operatório, ele evoluiu com hipotensão progressiva e piora dos parâmetros gasométricos, chegando a usar noradrenalina 60 mL/h + dobutamina 20 mcg/kg/min. Realizado, então, ecotransesofágico, demonstrando hipocinesia severa de ventrículo esquerdo e FE de 28%.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A variação da veia cava maior que 18% sugere boa resposta a volume.Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento pode ser dado por vancomicina via oral, associado a metronidazol via oral.Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A icterícia patológica tem aparecimento tardio, após as primeiras 24 horas de vida.
Considere hipoteticamente que paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, vai a consulta por apresentar um nódulo duro no pescoço. Refere leve emagrecimento, rouquidão e diarreia. O médico então solicita uma ultrassonografia de pescoço, que demonstra aumento de volume do lobo direito, com contornos normais e ecotextura heterogênica, sem calcificações, apresentando cistos e um nódulo hipoecogênico próximo ao istmo, medindo 0,8 cm. O lobo esquerdo estava aumentado de volume, com contorno normal e ecotextura heterogênea, sem cistos, com microcalcificações esparsas no tecido tireoidiano e presença de nódulos calcificados no terço médio do lobo, medindo 1,6 cm x 1,0 cm. Na PAAF, foi encontrado quadro compatível com lesão folicular. Foi submetida à tireoidectomia e ao esvaziamento profilático cervical de linfonodos. No anatomopatológico, confirmou-se carcinoma medular de tireoide (CMT).
No que se refere ao caso clínico apresentado, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Devem ser pesquisadas mutações RET, pois esse tipo de mutação pode estar envolvida na gênese do tumor.Paciente, 14 anos de idade, é levada ao médico pela mãe, que afirma estar muito preocupada com o fato da filha vir perdendo peso de forma constante. A adolescente nega haver problema e declara que de modo algum está abaixo do peso. O médico, após exame físico, evidencia que a adolescente mede 1,65 m e pesa 38 kg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O transtorno obsessivo-compulsivo é descrito em alguns indivíduos com o transtorno descrito, especialmente naqueles com o tipo purgativo, enquanto o transtorno por uso de álcool e outras substâncias é descrito entre aqueles com o tipo compulsão alimentar restritiva.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
O potássio sérico encontra-se aumentado devido ao efeito retentor de potássio da aldosterona.Paciente, sexo masculino, 58 anos de idade, chega à UTI após ser submetido a cirurgia de revascularização miocárdica. No pré-operatório, o ECO tinha fração de ejeção (FE) de 42% às custas de hipocinesia difusa. O paciente chega à UTI em uso de noradrenalina 20 mL/h e dobutamina 15 mcg/kg/min. ECG sem alterações relevantes em relacão ao exame do pré-operatório. FC = 130 bpm com ritmo sinusal, e PA = 80 mmHg x 52 mmHg. Nas primeiras duas horas de pós-operatório, ele evoluiu com hipotensão progressiva e piora dos parâmetros gasométricos, chegando a usar noradrenalina 60 mL/h + dobutamina 20 mcg/kg/min. Realizado, então, ecotransesofágico, demonstrando hipocinesia severa de ventrículo esquerdo e FE de 28%.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O choque cardiogênico passa a ser a principal hipótese diagnóstica.Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Clindamicina, um macrolídeo, tem pouca associação com colite pseudomembranosa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...